Neve em Viseu



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pela altitude e latitude isso é o que seria de esperar, mas o nosso clima é mesmo assim... Mas a neve em Viseu já foi mais habitual do que o que é nesta época em que vivemos.

Mas lembro-me que no dia 26 de novembro de 2005 nevou em Viseu. És de Viseu? Não tens aí fotos de neve para nos mostrar? ;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Estas fotos maravilhosas são de Viseu?
Um dia eu ainda viajo para o país de vocês (e dos meus antepassados, que vieram do Minho e dos Açores), para conhecê-lo.

Olá Michel!
A que fotos te referes? Eu não vejo nenhuma :confused: :unsure:

Olá amigos! A verdade é que os grandes nevoes são cada vez mais raros! Lembro-me na minha meninice de grandes nevoes! Neve pelo meio da perna, o cão tinha de ficar dentro de casa, mal se conseguia deslocar!...

Isso não se passa apenas em Viseu! Em Chaves, caso ainda pior (360m de altitude), a ultima grande nevada também foi ha 10 anos, andava eu no 6º ano, agora já sou quase Dr!:D Lembro-me mto bem porque a minha irmã andava já no Liceu de Chaves e não conseguiu regressar a casa! Eu ainda andava na designada TELESCOLA! Que saudades tenho!

Naquele dia começou a nevar às 8:30 da manha, os estudantes chegam a Chaves às 8:15, no inicio o conselho executivo da escola pensou tratar-se de apenas alguns flocos, mas quando já na cidade se começava a acumular em quantidade apreciável deu-se o alarme! (mesmo à tuga), impossivel chegar às aldeias! Imaginem a minha aldeia fica a mais do dobro da altitude da cidade! A minha irmão e mais umas dezenas de alunos das aldeias da Serra ficaram a dormir na GNR local! A neve manteve-se por quase uma semana!

Lembro-me de acompanhar a situação pela TV Galicia (claro), se bem que até a RTP fez um bom trabalho! Os muros em torno da minha casa ficaram completamente ocultos debaixo do manto de neve, fazia tanto vento que nos telhados não havia neve, era arrastada para o solo, onde o vento a acumulava, chegou à minha cintura!

Alguém se lembra deste episódio?

Foi a maior nevada que vi em Portugal! A maior da minha vida foi na Suiça um ano antes, com a temperatura a caír aos -35ºC em Scuol, cidade onde me encontrava no Tirol junto à fronteira Austríaca, mas isso foi na Suiça (Claro)!

Paisagem no concelho de Chaves:

Esse nevão também foi enorme por estas bandas, se bem que o pico do nevão eu não vi por estar em Braga. Esse episódio começou no dia 01/01/1997 e durou até ao dia 6/01. O pico do nevão penso que foi no dia 6.
Lembro-me na altura que causou grandes estragos em Bragança principalmente nas naves industriais que cederam ao peso da neve.