Neve fora de época, de Maio a Outubro.

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Há um vídeo da nevada de Burgos do 13 de maio de 2010, embora foram somente flocos, nao conseguiu acumular sobre o solo





Tambem há vídeo de youtube da nevada do 1 de maio de 2007, tambem flocos aínda que mais numerosos

 
Editado por um moderador:


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

Se nevar por estes lados este verão, isso será anormal. O resto são banalidades.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

Se nevar por estes lados este verão, isso será anormal. O resto são banalidades.

Certamente já ocorreu no passado, embora deva ser algo muitíssimo pouco frequente, de qualquer das formas acontece por vezes em algumas partes do mundo, deixo aqui um exemplo, não é nada de anormal ou normal:

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=453

Há mais exemplo como a Argentina e Chile e mesmo de novo na Austrália o ano passado que eu conheça.

Vamos tentar acabar com off-topic pessoal :p.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

Certamente já ocorreu no passado, embora deva ser algo muitíssimo pouco frequente, de qualquer das formas acontece por vezes em algumas partes do mundo, deixo aqui um exemplo, não é nada de anormal ou normal:

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=32&cod_texto=453

Há mais exemplo como a Argentina e Chile e mesmo de novo na Austrália o ano passado que eu conheça.

Vamos tentar acabar com off-topic pessoal :p.

Já nevou na zona de Viseu no verão? Há registos disso?
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

Durante as eras glaciares, com toda a facilidade. Durante a "pequena glaciação" dos séculos XVII e XVIII deve ter ocorrido uma vez ou outra. Depois disso não creio.

Obrigada. Referia-me a tempos mais recentes. Desde o século XX.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

Se nao estou em erro , nevou no verao em Portugal num mes de agosto por volta de 1870 .

Nessa altura era comum nas montanhas do Norte e Serra da Estrela , a neve conservar - se todo o verao .
.

Fonte?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nos arquivos de um jornal dessa epoca , agora nao me lembro de qual ao certo .

Mas vou pesquisar quando puder e depois digo onde vi .

Onde eu vi isto , foi nas " Efemérides Vimaranenses " , penso que era uma espécie de jornal regional ou algo parecido da época . A data afinal é mais antiga , 24 de agosto de 1850 .

A referência a este nevão é muito curta e sem grande destaque , o que admito que também possa ter havido algum erro na data .
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Também me recordo de nevar no verão, embora não me lembre da data exacta (ano 2000 ou 2001..) . Foi durante uma viagem ao norte, logo depois de Vila Real uma trovoada particularmente intensa produziu chuva, granizo e durante uns minutos, neve. Quando a trovoada ficou para trás, já a caminho do Alvão, a temperatura voltou aos 30. ...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Também me recordo de nevar no verão, embora não me lembre da data exacta (ano 2000 ou 2001..) . Foi durante uma viagem ao norte, logo depois de Vila Real uma trovoada particularmente intensa produziu chuva, granizo e durante uns minutos, neve. Quando a trovoada ficou para trás, já a caminho do Alvão, a temperatura voltou aos 30. ...



Tens a certeza que era neve ?

E que para nevar , penso que temos de estar sob a influencia de uma massa de ar muito fria polar e nao sob atividade convectiva .

E normalmente nao sofremos a influencia de massas de ar tao frio entre julho e setembro .
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Onde eu vi isto , foi nas " Efemérides Vimaranenses " , penso que era uma espécie de jornal regional ou algo parecido da época . A data afinal é mais antiga , 24 de agosto de 1850 .

A referência a este nevão é muito curta e sem grande destaque , o que admito que também possa ter havido algum erro na data .

A que altitude?

Atenção que registos jornalisticos desses tempos, são muitas vezes pouco fidedignos ou então podem ser derivados de alguma confusão.