Neve na Sanábria (Espanha) a norte de Bragança Novembro 2005

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
GranNevada disse:
PS - boas fotos , mas algumas um pouco pequenas ...

Se clicares nessas fotos elas abrem.
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
La fotos son preciosas!!. :) :). Castro Laboreiro y Lamas de Moura sí sé donde están: en el parque Nacional Peneda-Geres, muy cerquita de la provincia de Ourense. Pero, ¿dónde está el Caramulo?.

Por cierto, la foto en la que sale el rastro de una animal, yo diría que se trata del rastro de un topillo del género Microtus, o bien de un topo ibérico (Talpa occidentalis). Pero esta última opción me parece muy rara. Nota: Sólo puede ser topo ibérico y no europeo (Talpa europaea) porque esta última especie no habita en Portugal. Las poblaciones más cercanas a Portugal de esta última especie están en Palencia. En cualquier caso yo creo que se trata de un Microtus

Me encanta la zona de Lamas de Moura. Los bosques que has fotografiado Minho tienen alguna secuoya de repoblación me parece. Muy bonitas.

También son preciosas las de la Sierra de Nogueira, Dan. Esa con un primer plano de las acículas de un pinheiro ;) me encanta :) :)

Un abrazo
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Obrigado Pek.
A serra do Caramulo fica perto de Águeda que fica perto de Aveiro. Tem altitude máxima de 1075msnm.
Ponho a imagem do Viamichelin:

untitled27bz.jpg

Está assinalado por uma circunferência
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Muito obrigado Minho.

Me queda pendiente hacer una viaje por esa preciosa zona :) :). Ahora que recuerdo, tengo un amigo que estudió en Coimbra y visitó esa zona del Caramulo. Ya se me había olvidado. Soy un desastre :mad: :mad: :rolleyes: ¿Este año hubo por allí muchos incendios no?
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas a todos,

Também tenho umas fotos mas, são demasiado grandes para postar, irei redimensionar e depois mostra-las-ei! :D
No marão no sábado nevou a partir dos 600 m antes de chegar a Ansiães, no sentido Porto-Vila Real, situação que se confirmou e ainda bem..., agora é só esperar mais umas 3 semanas e.... ;)
 

jvarela

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
9
Local
Sintra
Antes de mais apresento-me,
Sou relativamente novo aqui neste fórum, embora nunca tenha postado já acompanho este fórum à algum tempo, não tenho conhecimentos de meteorologia, embora seja um assunto ao qual tenho grande interesse, mas infelizmente não posso/consigo estudar tudo por isso tento acompanhar este fórum e tento compreender as coisas que aqui se falam, talvez por isso nunca tenha postado (para não sair besteira :rolleyes: ), estou a responder ao Sr. Pedro sobre a Vide, tenho lá familiares e passo algum tempo lá, seja no verão ou Inverno e o ano passado não nevou na Vide embora tenha apanhado um grande nevão nas Pedras Lavradas. Obrigado a todos por aquilo que “falam” aqui.
Jorge Varela
 

jvarela

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
9
Local
Sintra
Não tendo respondido aqui vai..... no Sabado nevou na Vide, embora não a tenha deixado branca, não tendo tambem ficado muito tempo.
Jorge Varela
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
jvarela disse:
Antes de mais apresento-me,
Sou relativamente novo aqui neste fórum, embora nunca tenha postado já acompanho este fórum à algum tempo, não tenho conhecimentos de meteorologia, embora seja um assunto ao qual tenho grande interesse, mas infelizmente não posso/consigo estudar tudo por isso tento acompanhar este fórum e tento compreender as coisas que aqui se falam, talvez por isso nunca tenha postado (para não sair besteira :rolleyes: ), estou a responder ao Sr. Pedro sobre a Vide, tenho lá familiares e passo algum tempo lá, seja no verão ou Inverno e o ano passado não nevou na Vide embora tenha apanhado um grande nevão nas Pedras Lavradas. Obrigado a todos por aquilo que “falam” aqui.
Jorge Varela

Bem vindo Jorge Varela.

Eu também conheço bem essa região, particularmente as Pedras Lavradas (856 metros) e posso informar que voltou a nevar lá este fim de semana, tendo acumulado por volta dos 900-1000 metros.
 

Pedro Canelas

Cumulus
Registo
28 Nov 2005
Mensagens
235
Local
Carnaxide
Boa noite sr.Varela,

É com grande alegria que contacto com alguém da zona de Vide. É um paraíso único. Eu sou de Lisboa mas quando lá foi pela primeira vez fiquei maravilhado. Só é pena os fogos... Tenho casa na Abitureira e pode ser que algum nos encontremos no café do sr. João.

Um abraço
 

jvarela

Cirrus
Registo
10 Out 2005
Mensagens
9
Local
Sintra
Em primeiro lugar gostaria que retira-se o "sr." pode ser mesmo jorge ou varela, realmente a Vide é um lugar maravilhoso quer pela cultura quer pelas paisagens, como sou adepto do todo-terreno não é difícil para mim me perder pelos montes e vales que lá existem sempre encantado pelos local onde passo, realmente é uma pena que se tenha perdido vastas áreas de pinhal para o fogo mas este pais é assim mesmo…… neste domingo irei para lá uma semana, sempre dá para ir até à serra durante a semana que tem menos gente :w00t: , espero poder encontra-lo um dia destes no café do João.

Cordialmente
Jorge Varela
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Boas a todos,

Em primeiro lugar peço desculpa de só hoje poder postar imagens da minha ida à S. da Estrela no passado Sábado, dia 26 de Novembro. Mas antes não me foi de todo possível.

Neve não havia muita pelo menos até ao Centro de Limpeza de Neve, uma vez que a estrada estava cortada aqui e não me foi possível subir mais. Frio sim havia muito, -4,5ª chegou a indicar o termómetro do carro e o vento era moderado de Nordeste o que aumentava em muito a sensação de frio, enfim o típico da S. da Estrela.
Aqui ficam as fotos então:



Aqui na zona da "Pedra do Urso".




Vista desde a "Pedra do Urso" do Hotel da S. da Estrela nas Penhas da Saúde.




Pormenor de um dos inúmeros regatos e ribeiras.




Chalés da Montanha nas Penhas da Saúde.




Estrada Nacional 339 junto ao Centro de Limpeza de Neve.




Lago Viriato ao fundo




E por fim uma macro de Urze, parte da flora autóctone da nossa Serra da Estrela.