Neve na Serra da Estrela

Manmarlopes

Cumulonimbus
Registo
21 Dez 2011
Local
Coja, Arganil, Coimbra (219m)
Foto tirada ontem da serra do Açor para a serra da Estrela

6936954950_e3d5757449.jpg

Não terá sido o maior nevão da época ? :D

Talvez. Andei o Inverno todo de olho para ver se dava para dar um salto à Estância mas houve sempre muito pouca neve. Nem sei se chegaram a abrir as pistas todas. A telecadeira funcionou muito pontualmente. Achei que não valia a pena o gasoleo ... Pode ser que venha mais e dê para abrir as pistas todas :)

Talvez. Andei o Inverno todo de olho para ver se dava para dar um salto à Estância mas houve sempre muito pouca neve. Nem sei se chegaram a abrir as pistas todas. A telecadeira funcionou muito pontualmente. Achei que não valia a pena o gasoleo ... Pode ser que venha mais e dê para abrir as pistas todas :)

Talvez nesta altura do campeonato já não se justifique ter todas as pistas abertas.
Normalmente o pessoal pensa em ir para a neve até à Páscoa. Daí em diante, começa-se a pensar em praia, e não em neve.

Também ao nível do tempo, começa a ser mais difícil a manutenção da neve. Mais horas de sol, e temperaturas mais elevadas.
Embora as previsões sejam optimistas e se preveja que a partir de quarta-feira a neve possa voltar a cair nos pontos mais altos da serra, neste momento a temperatura na torre já deverá andar acima dos 0ºC. E durante as próximas 30 horas não deverá descer abaixo dos zero. A temperatura positiva aliada ao vento previsto, deverá fazer com que parte da neve desapareça.

Inverno muito fraquinho em termos de neve, os maiores nevões na nossa Estrela só ocorreram no Outono e na Primavera, durante o Inverno a precipitação foi escassa. :(

Há Invernos assim...

Há Invernos assim...

AnDré, no tópico Neve na Serra da Estrela disse: "Também ao nível do tempo, começa a ser mais difícil a manutenção da neve. Mais horas de sol, e temperaturas mais elevadas".

Acho que é mesmo isso, juntamente com um factor muito importante: dinheiro! :( Bejár e Serra Nevada tiveram canhões de neve quase o Inverno inteiro. Uma grande despesa.

Nós tivemos tempo mais quente e acho que agora já não vão por mais os canhões a funcionar a não ser que venham temperaturas que deem para "aguentar" a neve e aí sim.

Quem dera que nevasse mais. Este ano não consegui sentir o vento fresco, a calma da montanha, a adrenalina da velocidade e o delicioso jantar de um final de dia extenuante mas super divertido.

Na foto da Estância de 16/04 avistam-se os cabos e as telecadeiras com aspecto glacial, congeladas :lol:

AnDré, no tópico Neve na Serra da Estrela disse: "Também ao nível do tempo, começa a ser mais difícil a manutenção da neve. Mais horas de sol, e temperaturas mais elevadas".

Acho que é mesmo isso, juntamente com um factor muito importante: dinheiro! :( Bejár e Serra Nevada tiveram canhões de neve quase o Inverno inteiro. Uma grande despesa.

Nós tivemos tempo mais quente e acho que agora já não vão por mais os canhões a funcionar a não ser que venham temperaturas que deem para "aguentar" a neve e aí sim.

Quem dera que nevasse mais. Este ano não consegui sentir o vento fresco, a calma da montanha, a adrenalina da velocidade e o delicioso jantar de um final de dia extenuante mas super divertido.

Na foto da Estância de 16/04 avistam-se os cabos e as telecadeiras com aspecto glacial, congeladas :lol:

Certo, Maria Papoila.
A estância da serra da Estrela também deve ter feito um enorme investimento, especialmente a 20/21 de Março, na altura em que até puseram uma noticia no site a falar da produção de neve.
E até abriram uma série de pistas nesses dias. Mas logo a seguir as temperaturas subiram para a ordem dos +10ºC aos 850hPa, e a neve...
Se dia 22 tinham 30cm de espessura de neve, a 25 tinham lama. E a 28 tiveram mesmo de encerrar, porque não restava nada.

Agora a neve do fim-de-semana acabou por ser o nevão que deveria ter caído algures em Dezembro.
Hoje o chuvisco e as temperaturas positivas já devem ter feito alguns estragos, mas amanhã volta o frio e provavelmente caírão mais alguns centímetros de neve. :)