Neve no Porto - 9 de Janeiro de 2009

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não nevou no Porto, mesmo que sem acumulação em Fevereiro de 93?
Lembro-me bem dessa entrada fria.. A primeira que me chamou a atenção para estas coisas..
E tenho uma ideia bem marcada de à hora de almoço estar a dar no Telejornal imagens em directo e a nevar no Porto..
Estou a fazer confusão!? :unsure:
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...

Alguém pode descrever o que realmente nevou no Porto ? Talvez o Nimboestrato ... :huh:


Estive em P.Rubras até ao meio-dia numa excitação constante.
Da varanda cá do doce lar , caíram uns flocos sim senhor .
Foram por mim relatados no tópico do seguimento respectivo.Duas vezes nuns breves 5 minutos cada.Depois , verificando que a cota de neve estava obviamente muito baixa e observando na animação de satélite que "aquilo ainda não estava para passar "não hesitei: - desatei a ir pela A4 interior dentro , altitude mais elevada e não precisei de ir mais longe que Baltar:-aliás nem me deixaram . Fui obrigado a sair no "Campo" e pela velhinha estrada Porto /Amarante queria chegar a Penafiel.Aí seria certo e seguro.Não pude .
O nevão à hora de almoço foi impressionante.Em Baltar, onde pude chegar.
Confesso que me evadi, neste momento histórico mas em boa hora.
O que nevou no Porto e pelos inúmeros relatos que me chegaram via telemóvel terá sido o que aqui já foi dito:
-nas zonas altas da cidade nevou mesmo ,aqui e ali ,nos mais sombrios dos lugares terá tido até ligeira acumulação ,mas o Porto terá ficado a pouco mais de 1 grau para estar na presença de um nevão histórico:
o mesmo que vi a 15 km do Porto, em Baltar a 250 m de altitude...
No regresso ,Valongo surpreendeu pela acumulação.
E às 3 da tarde ainda caíam alguns flocos misturados com chuva ,
os últimos em P.Rubras.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Que alegria que me deu quando soube que lá tiveram a felicidade de ver cair neve, quase 30 anos depois, na inbicta carago! :D

Que pena, não terem tido mais acumulação, como as imagens que retenho na memória, duma reportagem que deu na rtp, em que amanhecia o Porto totalmente pintado de branco! Não sei o ano, mas deve ter sido a última vez que aí nevou.
São momentos como este que valem a pena na meteorologia! :thumbsup::w00t:

E assim se fez novamente história! :palmas:

É linda esta imagem que o Fil postou:

ng1077909bx2.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não nevou no Porto, mesmo que sem acumulação em Fevereiro de 93?
Lembro-me bem dessa entrada fria.. A primeira que me chamou a atenção para estas coisas..
E tenho uma ideia bem marcada de à hora de almoço estar a dar no Telejornal imagens em directo e a nevar no Porto..
Estou a fazer confusão!? :unsure:

Confirmo o facto; por aqui, em Paços de ferreira nesse dia também nevou - com escassa acumulação (tratou-se de cúmulos provenientes do noroeste bastantes espaçados entre eles e que no momento do seguinte despejar a sua "fúria" já a neve tinha entretanto derretido) mas sei que alguém presenciou a queda de neve no Hospital De Santo António, mesmo no centro da Cidade - foram poucos minutos e sem acumulação mas foi bonito ao que parece.
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Não nevou no Porto, mesmo que sem acumulação em Fevereiro de 93?
Lembro-me bem dessa entrada fria.. A primeira que me chamou a atenção para estas coisas..
E tenho uma ideia bem marcada de à hora de almoço estar a dar no Telejornal imagens em directo e a nevar no Porto..
Estou a fazer confusão!? :unsure:

Sim!! ;) é verdade... Mas, eles filmaram a queda de flocos nos estúdios da RTP no monte da virgem. ;) Lembro-me de muita gente ter presenciado a queda de neve...eu inclusivé assisti a algo que me pareceu neve... embora agora que tenho visto o que é realmente cair neve, começo a duvidar que aquilo fosse realmente neve (mais granizo + neve + água-neve)...:rolleyes:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois onde era não sei, só me lembro de ver na tv, se calhar esse sítio que referiram agora! ;)
Mas que era neve era, e acumulava nos carros, provavelmente apenas durante os aguaceiros e depois derretia. Provável, e coincide a descrição de aguaceiros e abertas com o que me lembro desse dia por Lisboa, onde cada aguaceiro trazia carradas de granizo, mas depois vinha o sol..
Pronto, fico mais descansado! :D
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Confirmo o facto; por aqui, em Paços de ferreira nesse dia também nevou - com escassa acumulação (tratou-se de cúmulos provenientes do noroeste bastantes espaçados entre eles e que no momento do seguinte despejar a sua "fúria" já a neve tinha entretanto derretido) mas sei que alguém presenciou a queda de neve no Hospital De Santo António, mesmo no centro da Cidade - foram poucos minutos e sem acumulação mas foi bonito ao que parece.

Por acaso, não foi num Domingo, estava a ocorrer um jogo da liga principal de futebol em Paços de Ferreira e começou a nevar no estádio ...

De facto, julgo que em 1993 terá nevado em cotas muito baixas, mas com fraca intensidade ... Também me lembro de ver telhados brancos após precipitação no Porto no dia 4 de Fevereiro de .... falta-me o ano, se calhar foi nesse ano de 1993 ...