Neve no Porto Santo ???

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Tenho uma tia que vive no Funchal e tem casa no Porto Santo .
Há uns anos , infelizmente não me lembro ao certo quando foi , enviou-me um mail intitulado "nunca visto" , em que me dizia que tinha visto nevar na Ilha e junto enviou estas 4 fotografias .
Será mesmo neve ? Será granizo ?
Vou tentar averiguar em que data foi isto , se ela ainda se lembrar , para ver os mapas do Wetterzentrale .
Seja neve ou granizo não deixa de ser curioso .

PortoSanto2.JPG


PortoSanto4.JPG
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boas fotos...
Trata-se de granizo ou saraiva.. intenso que criou acumulações.. mas apenas granizo!
Por curiosidade, na Madeira muitas pessoas tem o hábito, de se referir ao granizo como neve, e isto é por vezes alvo de confusões...

Mas para cair neve no Porto Santo a essa cota.. a Madeira estaria toda ela branca.. para não falar de Portugal que já teria de ter alguma acumulação significativa..:D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá sou novo aqui!
Bom Forum! :)

Sem dúvida que é granizo.
Para quem não sabe o granizo até cae em países subtropicais e tropicais como Cuba, Brasil,etc...
Por vezes provoca danos avultados em culturas como a cana de açucar.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Granizo sem dúvida. Neve no Porto Santo ao nível do mar, talvez quando a corrente do golfo parar :D

Na 1º foto os montes ao longe estão completamente descobertos de neve, ao contrário da praia. Na 2º foto dá para ver perfeitamente que só existe o "branco" no solo, se fosse neve ela cobriria também a vegetação, como por exemplo aquela palmeira.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A fotografia data da Páscoa de 2003, conforme refere o Blog Memórias do Filho do 25 de Abril.

Podem encontrar mais fotografias no PXO - Porto Santo FotoBlog

De facto não é neve porque não se acumula sobre a vegetação arbórea.

Mas, atenção, já nevou em Porto Santo: 4 de Fevereiro de 1860.

A SECA E A FOME

As situaçöes atrás referidas levam-nos inevitavelmente a uma visäo catastrófica do quotidiano da ilha do Porto Santo, resultado das prolongadas estiagens, que se sucedem com frequência nos séculos dezoito (1702, 1711, 1715, 1723, 1749, 1751, 1769-70, 1779, 1783) e dezanove (1802, 1806, 1815-16, 1829, 1847, 1850, 1854, 1855, 1883).
A mais antiga referência que temos a uma seca prolongada data de 1589, ano em que foi necessário enviar o gado para a ilha da Madeira, por falta de pastagem. O mesmo sucedeu em 1783 tendo o governador da Madeira recomendado aos agricultores de Machico, Santa Cruz e Porto da Cruz que recebessem o gado até Setembro.
Perante este espectáculo o aparecimento de chuvas era sempre saudado, mas também considerado com apreeensão, pelos efeitos catastróficos que podiam causar. Os Anais registam três anos- 1842, 1857 e 1859- em que a população sofreu com os danos causados pelas chuvas nas casas, na sua maioria cobertas de barro. Para as que caíram nos dias 18 e 19 de Dezembro de 1859 o cronista exclamava que não havia "notícia de tanta chuva acompanhada de ventos tão fortes nesta ilha".
A merecer registado à parte está a queda de neve a 4 de Fevereiro de 1860. Os montes e os vales cobriram-se deste manto branco, perante a estupefacção de todos. Os Anais rematam: "caso virgem entre este povo".


Fonte: Avieira.net
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
A fotografia data da Páscoa de 2003, conforme refere o Blog Memórias do Filho do 25 de Abril.

Podem encontrar mais fotografias no PXO - Porto Santo FotoBlog

De facto não é neve porque não se acumula sobre a vegetação arbórea.

Mas, atenção, já nevou em Porto Santo: 4 de Fevereiro de 1860.

A SECA E A FOME

As situaçöes atrás referidas levam-nos inevitavelmente a uma visäo catastrófica do quotidiano da ilha do Porto Santo, resultado das prolongadas estiagens, que se sucedem com frequência nos séculos dezoito (1702, 1711, 1715, 1723, 1749, 1751, 1769-70, 1779, 1783) e dezanove (1802, 1806, 1815-16, 1829, 1847, 1850, 1854, 1855, 1883).
A mais antiga referência que temos a uma seca prolongada data de 1589, ano em que foi necessário enviar o gado para a ilha da Madeira, por falta de pastagem. O mesmo sucedeu em 1783 tendo o governador da Madeira recomendado aos agricultores de Machico, Santa Cruz e Porto da Cruz que recebessem o gado até Setembro.
Perante este espectáculo o aparecimento de chuvas era sempre saudado, mas também considerado com apreeensão, pelos efeitos catastróficos que podiam causar. Os Anais registam três anos- 1842, 1857 e 1859- em que a população sofreu com os danos causados pelas chuvas nas casas, na sua maioria cobertas de barro. Para as que caíram nos dias 18 e 19 de Dezembro de 1859 o cronista exclamava que não havia "notícia de tanta chuva acompanhada de ventos tão fortes nesta ilha".
A merecer registado à parte está a queda de neve a 4 de Fevereiro de 1860. Os montes e os vales cobriram-se deste manto branco, perante a estupefacção de todos. Os Anais rematam: "caso virgem entre este povo".


Fonte: Avieira.net

Tenho algumas dúvidas... Como disse atrás, na Madeira sempre foi hábito de chamar "neve" ao "granizo", e poderá ser esse o caso, de um granizo intenso que cobri-se a ilha em idêntica situação como as fotos acima captaram..
Suponhamos essa realidade de neve no Porto Santo.. bem então como não estaria a Madeira!! O Porto Santo tem uma altitude máxima de pouco mais de 500m. Para não referir Portugal Continental, que ficaria totalmente coberto...
Mas existe sempre a pequena idade do gelo que pode explicar essa hipotetica situação de queda de neve no Porto Santo...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Esse sucesso é impensável hoje em dia, mas quem sabe em 1860 num evento extremo tal fosse possivel. Como já disse várias vezes neste fórum, eram outros tempos... :rolleyes: :D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Já que estamos numa de Ilhas, alguém sabe se alguma vez nevou à cota zero em alguma das Ilhas do Arquipélago dos Açores?
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Não tenho conhecimento de neve nos Açores ao nivel do mar. Apenas tenho nos picos mais altos, principalmente no Pico (2351m), onde até é relativamente frequente.
Será que ja aconteceu? :huh: A influência maritima não deve permitir que isso aconteça...
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Acho que em tempos recentes (séc. XX), nunca nevou ao nível do mar nos Açores. Em séculos anteriores, acho possivel em eventos extremos.

Tenho referência que nevou nos inicios dos anos 80 na Vila do Nordeste, ao nivel do mar! Essa informação encontra-se no jornal Açoriano Oriental. Infelizmente nao sei precisar a data concreta, mas é entre os anos de 1980 e 1985.