Neve nos Açores a cotas médias

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
O nosso amigo MiguelMinhoto, encontrou esta noticia do Jornal "Açoriano"
Este artigo, foi escrito em 04.Janeiro.1985 :D:D

img0082nl7.jpg


img0083nv2.jpg


img0084jp6.jpg


E sempre bom, encontrar estas reliquias Açoreanas :w00t:
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Ainda há uns dias comentava com o pessoal aqui do forum, que mais tarde ou mais cedo irá nevar nos Açores :D e parece que no passado já chegou a ocorrer :w00t:
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Ainda há uns dias comentava com o pessoal aqui do forum, que mais tarde ou mais cedo irá nevar nos Açores :D e parece que no passado já chegou a ocorrer :w00t:

Talvez para aí nos anos 80 e mais de 1 vez nevou nos açores lembro-me ter dado na tv.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

tinha que ser no ano em que nasci:angry:

podia ter ocorrido na actualidade sempre tinha dado para ver qualquer coisa.

posso dizer que a altitude da serra de santa bárbara é de 1023 m mas contam as pessoas mais idosas que já nevou até ao sopé da serra.

eu já via apenas uma vez o cume da serra branca e foi apenas duas ou tres horas nada mais do que isso e era mais acumulação de granizo e gelo do que neve;

mas é sempre Bom ter a esperança que a neve possa atingir novamente estas ilhas de bruma
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Neve nos Açores à cotas médias

tinha que ser no ano em que nasci:angry:

podia ter ocorrido na actualidade sempre tinha dado para ver qualquer coisa.

posso dizer que a altitude da serra de santa bárbara é de 1023 m mas contam as pessoas mais idosas que já nevou até ao sopé da serra.

eu já via apenas uma vez o cume da serra branca e foi apenas duas ou tres horas nada mais do que isso e era mais acumulação de granizo e gelo do que neve;

mas é sempre Bom ter a esperança que a neve possa atingir novamente estas ilhas de bruma

Interessante testemunho.
Mas não sabia que a neve na montanha era assim tão rara.
É que 1000 metros são sempre 1000 metros.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

aqui nos Açores ver nevar é muito raro, excepto na montanha do pico, pois aí normalmente todos os Invernos ela fica branca mas penso que apenas dos 1600/1800 m para cima, mais para baixo não caí se não chuva.

pois estamos no meio do Atlântico e o mar não permite que as temperaturas baixem, pois existem locais que à mesma latitude neva a cotas baixas
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Na montanha do Pico a neve atingem os 1000-1200 m quase todos os ano, lembro-me vivamente, (por isso não foi assim á muito ano) de ver neve na ilha do Faial abaixo dos 1000 m, por isso não precebo o espanto
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Na montanha do Pico a neve atingem os 1000-1200 m quase todos os ano, lembro-me vivamente, (por isso não foi assim á muito ano) de ver neve na ilha do Faial abaixo dos 1000 m, por isso não precebo o espanto

Segundo a RTPAçores ao que parece hoje nevou no Pico a 1000 metros de altitude.

Aqui em São Miguel, caíu bastante granizo a cotas relativamente baixas, cerca de 400 a 5
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Neve nos Açores à cotas médias

como dizia, hoje aqui em S. Miguel caíu bastante granizo a cotas relativamente baixas, 400, 500 metros. Esta informação é de fonte segura, agora pergunto-me se no Pico da Vara a 1103m nao terá caído alguma neve ou água neve. Pode nevar sem nunca acumular, penso eu.

sim pode nevar sem acumular:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Neve nos Açores à cotas médias

como dizia, hoje aqui em S. Miguel caíu bastante granizo a cotas relativamente baixas, 400, 500 metros. Esta informação é de fonte segura, agora pergunto-me se no Pico da Vara a 1103m nao terá caído alguma neve ou água neve. Pode nevar sem nunca acumular, penso eu.


Tendo em conta que já vi granizo cair em plantações de cana de açúcar em Cuba, não acho muito surpreendente cair granizo nos Açores a 400 ou 500 metros de altitude.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Não sei como conseguem ver tanta neve nos açores!

eu que sou dos açores apenas vi chover neve uma vez na minha vida, isto se podia chamar neve era mais àgua que neve, mas enfim.... e estava no cimo da serra a 1023m de altitude isto na ilha terceira.

na ilha do pico acredito que a cota seja baixo pois a ilha tem uma fisiografia diferente. Agora na ilha do Faial não é usual cair neve.

por incrivel que pareça este ano não caiu granizo aqui na terceira, apenas umns bagos no meio da chuva mas irrelevante. no entanto na ilha de são miguel pelos vistos granizo não faltou até em cotas bem baixas..