Neve nos Açores a cotas médias

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Não sei como conseguem ver tanta neve nos açores!

eu que sou dos açores apenas vi chover neve uma vez na minha vida, isto se podia chamar neve era mais àgua que neve, mas enfim.... e estava no cimo da serra a 1023m de altitude isto na ilha terceira.

na ilha do pico acredito que a cota seja baixo pois a ilha tem uma fisiografia diferente. Agora na ilha do Faial não é usual cair neve.

por incrivel que pareça este ano não caiu granizo aqui na terceira, apenas umns bagos no meio da chuva mas irrelevante. no entanto na ilha de são miguel pelos vistos granizo não faltou até em cotas bem baixas..

Meu amigo á muitos anos que sou do Pico e sempre me lembro de Inverno ir á neve a cerca de 1000 m de altitude... alem disso não há muitos anos lembro de ver neve no topo do Faial... coisa que não tem acontecido desde 2000, mas cada um sabe do que os seus olhos vêm....
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Meu amigo á muitos anos que sou do Pico e sempre me lembro de Inverno ir á neve a cerca de 1000 m de altitude... alem disso não há muitos anos lembro de ver neve no topo do Faial... coisa que não tem acontecido desde 2000, mas cada um sabe do que os seus olhos vêm....

Mas ele disse o contrário?
Lê bem o que ele escreveu...:)
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Meu amigo á muitos anos que sou do Pico e sempre me lembro de Inverno ir á neve a cerca de 1000 m de altitude... alem disso não há muitos anos lembro de ver neve no topo do Faial... coisa que não tem acontecido desde 2000, mas cada um sabe do que os seus olhos vêm....


Pois eu só posso falar aqui por São Miguel, que é onde vivo, e foi de onde arranjei a noticia. O Amigo Hazores diz que só viu nevar uma vez na Terceira, mas a Serra de Santa Barbara tem apenas 1023 metros o Pico da Vara tem 1103 metros por isso´não acho que seja impossivel por cá caír água neve. Aliás encontrei esta noticia, mas ainda hoje falei com o meu colega de trabalho e ele lembra-se que na sua infancia os invernos por cá eram carregados de Granizo e houve um ano em que uma das principais avenidas de Ponta Delgada ficou toda branca de Granizo e que nesse mesmo dia nevou nas Sete Cidades melhor dizendo na Vista do Rei. No entanto o dito aquecimento global tem alterado o clima tornando estes fenomenos mais raros. Contudo eu moro cá desde Julho de 2005 e apenas este ano vi caír cá granizo, por isso nao me admira que um dia veja cá na ilha também alguma neve.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

Meu amigo á muitos anos que sou do Pico e sempre me lembro de Inverno ir á neve a cerca de 1000 m de altitude... alem disso não há muitos anos lembro de ver neve no topo do Faial... coisa que não tem acontecido desde 2000, mas cada um sabe do que os seus olhos vêm....


como já referi é normal no PICO este ficar branco, entendo normal como um acontecimento que ocorre todos os anos, agora dizer que neva nos Açores com frequência isso não acontece.

penso até que grande maioria dos açorianos nunca viu neve nos Açores.

existe ainda outras duas questões:

1- por está branco não quer dizer que seja neve, pode ser uma acumulação de granizo e com o frio não deixe este derreter.

2 - muita gente designa neve a granizo e diz que nevou quando apenas caiu granizo

chover granizo é uma coisa e nevar é outra.

só mais uma curiosidade, na ilha Terceira, por influência dos americanos na base das lajes, muita da população chama cá neve "Senó" do americano snow.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

como já referi é normal no PICO este ficar branco, entendo normal como um acontecimento que ocorre todos os anos, agora dizer que neva nos Açores com frequência isso não acontece.

penso até que grande maioria dos açorianos nunca viu neve nos Açores.

existe ainda outras duas questões:

1- por está branco não quer dizer que seja neve, pode ser uma acumulação de granizo e com o frio não deixe este derreter.

2 - muita gente designa neve a granizo e diz que nevou quando apenas caiu granizo

chover granizo é uma coisa e nevar é outra.


só mais uma curiosidade, na ilha Terceira, por influência dos americanos na base das lajes, muita da população chama cá neve "Senó" do americano snow.

Esta noticia foi cá colocada por essa razão. A neve é um acontecimento raro nos Açores, mas nao impossivel.
Na noticia fala mesmo em neve e destingue neve de granizo.
Agora diz-me uma coisa, a Serra de Santa Barbara tem acesso até ao topo de carro?
Pois cá o Pico da Vara nao tem acesso. Aqui em São Miguel, apenas aqui a Lagoa do Fogo tem acesso ao topo, mas fica-se pelos 948 metros. No Pico já fui de carro até à casa da Montanha a 1200 metros, mais para cima penso que só a pé. Com tudo isto quero dizer que estas limitações aos pontos mais altos das ilhas pode fazer com que se pense que cá não neva.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

torna a relembrar que na ilha do Pico é normal existir neve a partir dos 1000m de altitude, embora a ilha do pico tenha caracteristicas unicas das restantes ilhas dos Açores.

Sim, a serra de santa bárbara têm acesso de carro até ao seu ponto mais alto.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

torna a relembrar que na ilha do Pico é normal existir neve a partir dos 1000m de altitude, embora a ilha do pico tenha caracteristicas unicas das restantes ilhas dos Açores.

Sim, a serra de santa bárbara têm acesso de carro até ao seu ponto mais alto.

O que faz a ilha do Pico ser diferente das outras?. Lá está tu com acesso ao topo da serra podes afirmar de certeza se nevou ou nao. Coisa que eu cá em S. Miguel nunca poderei fazer. Pq quando me refiro a nevar, nao falo apenas e só em acumular.

Pois eu no continente, já vi uma vez nevar com intensidade sem nunca ter acumulado.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

não sei se conheces o Modelo CIELO -clima insular à escala local.
através deste modelo foram criados as condições para cada localização dos Açores e poderás verificar a percipitação e as temperaturas médias.

se encontrem algumas semelhantes às do pico noutra ilha.

vou colocar aqui as do topo do pico, mas se fizerem para altitudes semelhantes aproximadamente 1000m vão verificar que no pico as temperaturas são ligeiramente mais baixas.

Mês Janeiro
Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 747,6 100 100 -2,4 3,3 0,4

Mês Fevereiro

Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 570 100 100 -3,3 2,8 -0,3


Mês Março

Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 688,8 100 100 -2,5 3,3 0,4

mês Abril

Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 385,4 100 100 -1,8 4,4 1,3
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

não sei se conheces o Modelo CIELO -clima insular à escala local.
através deste modelo foram criados as condições para cada localização dos Açores e poderás verificar a percipitação e as temperaturas médias.

se encontrem algumas semelhantes às do pico noutra ilha.

vou colocar aqui as do topo do pico, mas se fizerem para altitudes semelhantes aproximadamente 1000m vão verificar que no pico as temperaturas são ligeiramente mais baixas.

Mês Janeiro
Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 747,6 100 100 -2,4 3,3 0,4

Mês Fevereiro

Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 570 100 100 -3,3 2,8 -0,3


Mês Março

Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 688,8 100 100 -2,5 3,3 0,4

mês Abril

Registos RAIN RHMIN RHMAX TMIN TMAX TMED
1 385,4 100 100 -1,8 4,4 1,3

De que site tiraste esses dados? Podes dar-me?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Neve nos Açores à cotas médias

As temperaturas mais baixas alguma vez verificadas em cotas litorais são francamente elevadas nos Açores.
Em muitos locais os valores andam nos 6ºc, 10ºc ou mais. :lmao:
As médias então nem se fala.
Decididamente não têm vocação para neve e coisas do género e acho bastante pobre a neve que cae mesmo em pontos bastantes elevados.
Em certos sítios nevar em pleno inverno acima dos 1000 metros é um fenómeno bastante ocasional.
É que não estamos na Serra da Estrela ou nos Pirinéus, estamos num zona fortemente influenciada pela Corrente do Golfo, com climas que variam do tropical, subtropical e temperado de montanha.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

As temperaturas mais baixas alguma vez verificadas em cotas litorais são francamente elevadas nos Açores.
Em muitos locais os valores andam nos 6ºc, 10ºc ou mais. :lmao:
As médias então nem se fala.
Decididamente não têm vocação para neve e coisas do género e acho bastante pobre a neve que cae mesmo em pontos bastantes elevados.
Em certos sítios nevar em pleno inverno acima dos 1000 metros é um fenómeno bastante ocasional.
É que não estamos na Serra da Estrela ou nos Pirinéus, estamos num zona fortemente influenciada pela Corrente do Golfo, com climas que variam do tropical, subtropical e temperado de montanha.

é por estas e por outras que não sei como é que conseguem ver neve abaixo dos 1000m nos Açores :disgust:

ou melhor onde é que neva, é que deve ser um lugar terrivelmente frio quero ir para lá já:thumbsup:

miguelminhoto mandei te o que pedis-te por MP.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Re: Neve nos Açores à cotas médias

é por estas e por outras que não sei como é que conseguem ver neve abaixo dos 1000m nos Açores :disgust:

ou melhor onde é que neva, é que deve ser um lugar terrivelmente frio quero ir para lá já:thumbsup:

miguelminhoto mandei te o que pedis-te por MP.

Ok obrigado!

Eu pessoalmente nao falei em neve abaixo dos 1000m, acho que isso aqui é praticamente impossivel. Apenas acho que no Pico da Vara poderá isso acontecer, em alturas especiais.
 

Laredo

Cirrus
Registo
1 Jan 2009
Mensagens
45
Local
Aveiro
Re: Neve nos Açores à cotas médias

é por estas e por outras que não sei como é que conseguem ver neve abaixo dos 1000m nos Açores :disgust:

ou melhor onde é que neva, é que deve ser um lugar terrivelmente frio quero ir para lá já:thumbsup:

miguelminhoto mandei te o que pedis-te por MP.

Boas se me dissesses onde posso encontrar esses dados pro pico ficaria muito grato :D