Neve Portalegre 20.01.2009

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Como prometido, venho aqui deixar um pequeno testemunho e partilhar alguns momentos vividos no dia de ontem.

Surpreendentemente esta é a terceira vez que neva em Portalegre, neste Outono-Inverno !!!

Os videos e fotos não têm o impacto e beleza das do dia 10.01, pois como se sabe a noite anterior foi relativamente amena (temperatura a rondar os 3º 4º) e porque tinha chovido. Neste episódio, a temperatura não era de facto tão baixa que permitisse grande acumulaçao. Outro factor tem que ver com o facto deste nevão ter ocorrido em dia de semana, assim, não tive grande disponibilidade para poder captar os melhores momentos nos melhores locais.Ainda assim fica aqui o registo:



 
Editado por um moderador:


Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
A primeira foto foi as oito da manhã (700m), no inicio da subida para S.Mamede.Mas como tinha que ir trabalhar, em vez de subir desci. A partir dai e na cidade (438m) começou a nevar, principalmente entre as 9 e as 10 da manha.Durante o dia foram caindo aguaceiros de neve, mas fracos.O último, mas moderado foi entre as 17.20 e as 17.30. À hora do almoço fui ao alto de S.Mamede (1025m).Havia neve, mas já muita havia derretido.No entanto a serra estava lindissima!!!

dsc05555sd8.jpg


dsc05571ho1.jpg


dsc05598hq0.jpg


dsc05602hd6.jpg


dsc05605zn1.jpg


dsc05619an9.jpg


dsc05621tg4.jpg


dsc05624cw5.jpg


dsc05625rh0.jpg


dsc05628if5.jpg


dsc05631id7.jpg


dsc05652lo1.jpg


dsc05673aa9.jpg


dsc05674vb0.jpg


dsc05684ga0.jpg


dsc05694hi2.jpg


dsc05696bd9.jpg


dsc05701st4.jpg


dsc05703ny9.jpg


dsc05708kc7.jpg


dsc05718dp3.jpg


dsc05726zs9.jpg


dsc05729yz2.jpg
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Excelente, grandes fotos companheiro, que belo Outono-Inverno, que venham mais dias assim, este pais fica lindo de branco sem duvida.

Um abraço
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Fotos raras e de rara beleza!
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Excelente, grandes fotos companheiro, que belo Outono-Inverno, que venham mais dias assim, este pais fica lindo de branco sem duvida.

Um abraço

Obrigado.Só tenho pena de não ter podido tirar o dia. Finalmente um Inverno "á antiga"!!! O épisódio só é relevante pelo facto de ser nesta região. Pois relativamente a fotos os nossos amigos de Bragança, Loriga, Covilhã ...(nunca mais vi por aqui quem enviava fotos do P.N. da Peneda-Gerez) etc, etc, etc ...têm oportunidade de tirar, essas sim, grandes fotos, fantásticos postais !!! Parabéns a todos eles pela qualidade das fotos expostas .:thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Grande MeteoPtg! :eek::thumbsup:

Excelente registo! Muito bom.

Obrigsado pela partilha!

Este Fim-de-Semana, complemento com as minhas fotos no alto de São Mamede, que são do aguaceiro que referes entre as 17h20 e as 17h30. Lá encima durou um pouco mais, aliás eu cheguei junto à placa dos 1025 mts eram 16h34 e esteve sempre a nevar, ora fraquinho, ora micro flocos, ora graupel. Estive ali mesmo à volta de 40 minutos e subi para o alto da serra, propriamente dito, já passavam das 17h e aí começou a nevar de forma impressionante (já tive oportunidade de deixar algumas fotos no tópico fotográfico do Boris ;) )
Não eram flocos muito grandes e exuberantes (como eu pessoalmente gosto :p), mas a intensidade era tal e puxado a vento, que se poderia considerar uma verdadeira blizard ;). Eu filmei, depois posto o filme também. Em pouco mais de 10 minutos, ficou tudo branco aí com uns 2cm.

Este foi sem dúvida um dos locais menos comuns onde nevou a 20 de Janeiro de 2009 (o outro é a Serra de Monchique no Algarve :shocking:). Só por esse facto já merece destaque, mas se a isso lhe agregamos que é a terceira nevada na cidade neste Outono/Inverno :eek:, bem ai é mesmo de ficar :surprise: :w00t:. Que Inverno em grande, que Grande Inverno!!!

MeteoPtg obrigado por estares sempre encima do acontecimento, aí na capital do distrito! :thumbsup:
Gostaria de terminar este post com uma quote tua, do dia de ontem, no tópico do seguimento especial do Boris. Pois em poucas palavras chegaste ao coração de cada um de nós, e falo por mim, pois é esse o sentimento que temos sempre que sucedem estes eventos meteorológicos no nosso Portugal e os seguimos aqui a cada segundo, através de cada membro desta extensa família meteoiberiana! ;)

Eu falo por mim, neste momentos dá vontade de estar na net a partilhar estes momentos, dá vontade de ir para a rua, estar neste sitio e naquele, mas ali é que deve ser espectacular, ir de carro o ir a pé.É uma alegria enorme, uma ansiedade.Quero estar em todo o lado ao mesmo tempo. Captar todos os cenários.É incrivel a sensação!!!

:palmas::palmas::palmas:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Obrigado pelas fotos e vídeos! Muito bom :)

Surpreendente por ser a terceira vez este Inverno? Sem dúvida! Mas o que é certo é que nos Invernos dos últimos anos Portalegre tem sido uma das privilegiadas pela visita do elemento branco (como bem documentas em tópicos de outros Invernos).

Assim sendo torna-se uma lista de cidades desejáveis para habitar nos Invernos aqui do nosso rectângulo :)

E venham mais fotos este ano :D
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Grande MeteoPtg! :eek::thumbsup:

Excelente registo! Muito bom.

Obrigsado pela partilha!

Este Fim-de-Semana, complemento com as minhas fotos no alto de São Mamede, que são do aguaceiro que referes entre as 17h20 e as 17h30. Lá encima durou um pouco mais, aliás eu cheguei junto à placa dos 1025 mts eram 16h34 e esteve sempre a nevar, ora fraquinho, ora micro flocos, ora graupel. Estive ali mesmo à volta de 40 minutos e subi para o alto da serra, propriamente dito, já passavam das 17h e aí começou a nevar de forma impressionante (já tive oportunidade de deixar algumas fotos no tópico fotográfico do Boris ;) )

:palmas::palmas::palmas:
^
Põe aqui também as tuas fotos. :thumbsup:O tópico é sobre Portalegre, S.Mamede...o Norte Alentejano.Pena é que só nos dois é que ainda vamos representando a região !!! :disgust: