Neve Portalegre 20.01.2009

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Excelentes fotos, de uma região também bela por natureza.:thumbsup::thumbsup:
Pena o ano passado não ter sido assim, porque a minha cara-metade esteve aí a dar aulas em Portalegre, e eu também aí fui de vez em quando, e nunca houve nada de especial, e agora são nevões uns atrás de outros.:p:angry:
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Peço desculpa pela demora, mas só agora me foi possível "pendurar" aqui o resto das fotografias relativas a este evento em particular, que apenas afectou, tanto quanto sei, a zona de Portalegre, alguns arredores e claro a serra de S. Mamede.

Optei por trazer para aqui as fotos que já tinha colocado no tópico:
Seg. Especial - «Bóris» - Chuva, Neve, Vento e ondulação forte -19/22 Janeiro

Acho que assim tem mais lógica e é mais fácil de alguém encontrar o registo.

Acabei por fazer uma visita relâmpago à Serra de São Mamede esta tarde e eis parte do resultado::w00t:

Apenas havia vestígios de neve e os microflocos lá iam precipitando, sem apenas deixarem marcas a não ser no vidro do carro.
Mas ao chegar ao cruzamento que tem a placa dos 1025 mts, começou a nevar um pouco mais. Estive por ali mesmo (junto à dita placa), a filmar e a apreciar a tímida queda de neve. Depois já perto das 17h30 subi até ao alto de São Mamede e foi chegar e começar a debitar flocos à maneira. Em cerca de 10 minutos ficou tudo branquinho :cold::w00t:. Havia por lá um grupo de espanhóis e mais 2 ou 3 carros, era vê-los todos a fugirem como o diabo da cruz. Eu olha, sabendo que é um pouco imprudente :o, pensei que fosse o que Deus quisesse e fiquei! :hehe:

Não deu para assustar, mas é um facto que a neve cobriu tudo :thumbsup:. E a estrada estave a modos de desaparecer e tudo! :eek:

Aqui ficam as fotos possíveis, pois a máquina levou um banho brutal, hoje vou passar o serão a afinar e limpar a menina e respectivas objectivas ;).

À chegada:

DSC05842Medium.jpg



Os tais microflocos:

DSC05849Medium.jpg



A temperatura lá no alto de S. Mamede: -1ºC

DSC05854a.jpg



Fotos de quando começou a cair a sério::shocking:

DSC05858Medium.jpg


DSC05859Medium.jpg


P1204299Medium.jpg


P1204308Medium.jpg


P1204310Medium.jpg



O resultado em altura :D:

P1204307Medium.jpg


P1204315Medium.jpg



A limpeza no fim :hehe:

DSC05855Medium.jpg


DSC05857Medium.jpg


http://www.youtube.com/watch?v=66yrW1DstN4&fmt=18

À saída:

P1204345Medium.jpg



Resultado final: mais uma vez a comunidade MeteoPT esteve lá! :thumbsup:

P1204316Medium.jpg

A estas fotografias ainda tenho a acrescentar as seguintes;

Momento da "Blizzard", mal conseguia abrir os olhos e até respirar me era difícil.

P1204287Medium.jpg


P1204288Medium.jpg



Esta tirei sem flash, parecia que era de noite :shocking:

P1204291Medium.jpg



Como já referi, tudo rapidamente se cobriu de branco por todos os lados e superfícies:

P1204300Medium.jpg


P1204319Medium.jpg


P1204309Medium.jpg


P1204325Medium.jpg


P1204336Medium.jpg


P1204327Medium.jpg



Ainda tive tempo de me adentrar no bosque, é realmente uma sensação única o vislumbrar a cor branca em cada quadrante. Apenas eu e o som do vento nos pinheiros...

P1204334Medium.jpg



As árvores ficam um espanto enquanto neva:

P1204336Medium.jpg


P1204341Medium.jpg



Ainda antes de descer registei algumas fotos com o tal fenómeno, conhecido como sincelo :w00t::

P1204302Medium.jpg


P1204303Medium.jpg



E quando dei por mim, já estava a anoitecer. Com cuidado e uma sensação de gratificante satisfação, lá iniciei a descida e o regresso a casa ;).

P1204324Medium.jpg


P1204343Medium.jpg



Tenho ainda estes dois vídeos, que não podia deixar de partilhar convosco.

O primeiro com um registo de queda de graupel. Quem ainda não souber o que é, aqui tem um registo visual. Apesar de semelhante ao granizo, se olhar-mos com mais atenção veremos que este é de bolas mais leves (facilmente esmagas entre os dedos), enquanto o granizo é muito mais sólido (gelo). A sua génese também é muito diferente. :cool:




E por último um resumo da espectacular hora e meia que passei neste memorável dia, na serra mais elevada do Alentejo ;) a apenas 50 kms da minha casa :w00t: :cold: ;).



Um abraço colegas e venham mais destes episódios neste frio Inverno de 2009! :thumbsup:
 
Editado por um moderador:

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Peço desculpa pela demora, mas só agora me foi possível "pendurar" aqui o resto das fotografias relativas a este evento em particular, que apenas afectou, tanto quanto sei, a zona de Portalegre, alguns arredores e claro a serra de S. Mamede.

Mais vale tarde do que nunca!!! Digo-te...valeu a pena a espera.;) Excelente reportagem!!!:palmas: Bom video também. A Serra é muito bonita...mas aquelas antenas, aquela casota....humm :( o alto daqueles 1025 m.poderiam ser muito mais fantásticos. Concordas?
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mais vale tarde do que nunca!!! Digo-te...valeu a pena a espera.;) Excelente reportagem!!!:palmas: Bom video também. A Serra é muito bonita...mas aquelas antenas, aquela casota....humm :( o alto daqueles 1025 m.poderiam ser muito mais fantásticos. Concordas?

Concordo plenamente!!;)

É realmente uma pena, mas enfim é o que temos :(.

Este memorável Inverno ainda teremos mais e melhor. Eu enquanto não ficar lá preso não descanço :p.

A todos agradeço as vossas palavras de apreço. Acreditem que cada segundo é vivido em plena divisão do prazer pessoal com a alegria de poder partilhar com cada um de vós as minhas "aventuras" nivosas e não só! :thumbsup:;)