NEVE, Serra do Larouco- 2 Dezembro 2012



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Um dos pontos mais altos de Portugal:)

Belas e geladas fotos :thumbsup:, também já tive no topo do Larouco mas foi no Verão, e obviamente não tinha o mesmo encanto.;)
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
De facto imagens fantásticas:thumbsup:
Felizmente o nosso país ainda tem alguns locais destes (Gerês, Montesinho, Larouco...)
Quando diz que a neve dura muito tempo aqui neste local (presumo que toda a área que as fotos mostram esta acima dos 1450m, e o ponto mais alto 1535m)...significa que ainda tem neste momento?
Obrigado
 

Johnny

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
781
Local
Agora... em Braga (Tibães, a 50m alt.)
A zona das fotos está exactamente acima das cotas q referes, e realmente é dos picos portugueses (a Norte) e a par do da Serra do Gerês (Pico da Nevosa/Carris, tb em Montalegre) q mais dias conserva neve, seguidos. A meio desta semana ainda estava coberta pelo manto branco... :thumbsup:

De facto imagens fantásticas:thumbsup:
Felizmente o nosso país ainda tem alguns locais destes (Gerês, Montesinho, Larouco...)
Quando diz que a neve dura muito tempo aqui neste local (presumo que toda a área que as fotos mostram esta acima dos 1450m, e o ponto mais alto 1535m)...significa que ainda tem neste momento?
Obrigado
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
:thumbsup:
Sim, tenho ideia que essas zonas conservem a neve no solo vários dias durante o Inverno...
Nevosa (1548m), Altar de Cabrões (1535m), Larouco (1535m) e Montesinho (1481m) julgo que farão "alguma" concorrencia a Serra da Estrela! Naturalmente que tem menos dias de neve que a Torre, mas comparativamente a Lagoa Comprida, Penhas (Douradas e da Saude) terão "vantagem" (leia se mais dias de neve):)
Estas 3 serras que refiro, tem esta particularidade de ter grandes área acima dos 1450m, o que da boas hipoteses de conservação da neve, acho eu!
Mas lá esta, quem morar perto ou tiver facilidade de ir/ver estes locais podera comprovar:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Excelentes registos Johnny! Grandes passeios esses! :)

:thumbsup:
Sim, tenho ideia que essas zonas conservem a neve no solo vários dias durante o Inverno...
Nevosa (1548m), Altar de Cabrões (1535m), Larouco (1535m) e Montesinho (1481m) julgo que farão "alguma" concorrencia a Serra da Estrela! Naturalmente que tem menos dias de neve que a Torre, mas comparativamente a Lagoa Comprida, Penhas (Douradas e da Saude) terão "vantagem" (leia se mais dias de neve):)
Estas 3 serras que refiro, tem esta particularidade de ter grandes área acima dos 1450m, o que da boas hipoteses de conservação da neve, acho eu!
Mas lá esta, quem morar perto ou tiver facilidade de ir/ver estes locais podera comprovar:thumbsup:

Dada a altitude, a Torre, na Serra da Estrela, é o local com mais dias de neve do país. Mas em termos de quantidade de neve, não sei se assim será.
Neva mais dias na Torre, obviamente. Mas nos Carris, quando neva é aos metros.

A precipitação anual que se estima para os Carris, no Gerês, é de grosso modo o dobro daquela que se estima para a Torre, na serra da Estrela. (Isto porque não há estações meteorológicas nem num sítio, nem no outro).
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Desta vez tenho ideia que curiosamente nos carris não nevou grande coisa...posso estar enganado! Acho que seria muito interessante termos uma estação meteorologica no Larouco, no alto, seria um excelente ponto de referencia, pois na região norte o mais proximo é Manzaneda...