"Nevoeiro Salino"

bmsfonseca

Cirrus
Registo
17 Fev 2011
Mensagens
1
Local
Caparica
Pessoal,

Não sou especialista nem nem aprendiz em meteorologia. Sou Eng. Geológo e estou a elaborar a tese de mestrado, cujo tema é a degradação de fachadas de edifícios devido a problemas de novoeiro salino.

Assim, apenas sei que ao que chamamos nevoeiro salino é um conjunto de partículas de reduzidas dimensões com um elevado teor em sal com origem nos oceanos.

Gostaria de saber se existe alguma bibliografia de fácil acesso acerca deste tema. A formação do "neveiro salino". A sua caracterização, etc...

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O que posso dizer sobre nevoeiro salino, ou maresia, é que se trata de um nevoeiro que por transportar sais do mar, é portanto uma solução ionica e como tal favorece a condutividade. Como é um meio condutor, irá favorecer a oxidação de estruturas metálicas (automóveis, pontes, estruturas em geral). Vi num documentário qualquer que nos E.U.A. usavam placas de zinco inseridas espaçadamente nas estruturas metálicas para que se conseguisse alguma condutividade preferencial através dessas placas de zinco, minimizando dessa forma a óxidação da restante estrutra metálica em contacto. Tenta investigar por aí..
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Não conhecia o termo "Nevoeiro salino", mas penso entender referir-se à redução da visibilidade horizontal, nas zonas costeiras onde exista rebentação significativa, ou seja, em situações de temporal no mar, esse "spray" é arrastado para terra e será mais concentrado quanto mais intensa for a rebentação do mar. Sucede que, ao evaporar-se a água desse "spay", restam as partículas sólidas microscópicas de sal (essencialmente cloreto de sódio), essas partículas têm propriedades deliquescentes que as tornam ideais como núcleos de condensação naturais...claro que o meio em que estes processos se desenvolvem é em meio ácido (ph inferior a 7) atacando fortemente alguns metais e rochas nomeadamente os calcários.
Em meteorologia diz-se que há nevoeiro quando a visibilidade horizontal é inferior a mil metros com valores da húmidade relativa, próximos de 100%. Neblina quando essa visibilidade é reduzida mas superior a mil metros e bruma quando a húmidade relativa é mais baixa.