No Nosso Alentejo

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Este fim-de-semana fui conhecer uma parte deste nosso Portugal que ainda não conhecia, tendo percorrido a zona de Serpa-Barrancos-Amareleja-Alqueva.

Foi um passeio muito interessante e que me deslumbrou os sentidos! De realçar os campos verdejantes até perder de vista, a demonstrar a quantidade de precipitação que tem caido e que tem sido suficiente para o crescimento vigoroso das várias culturas ali existentes.

Fica aqui um breve excerto deste meu passeio:

Perto de Barrancos:
dsc0016d.jpg


dsc0039vh.jpg



Central Solar da Amareleja:

dsc0061vf.jpg


Estação Meteo no ponto mais quente de Portugal:


Barragem do Alqueva:
dsc0097le.jpg


Alentejo verde:
dsc0117j.jpg


E aqui as primeiras experiências em HDR:

No Castelo de Serpa:
dsc00080910tonemapped.jpg


A caminho do Castelo de Noudar:
dsc00192021tonemapped2.jpg


A caminho da Amareleja:
dsc005234tonemapped.jpg


dsc005567tonemapped2.jpg


Albufeira da barragem do Alqueva:
dsc00798081tonemapped.jpg
 


Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Grande reportagem! :thumbsup:

O Alentejo verde é ainda mais bonito!:)

Não vou destacar nenhuma foto em especial já que as julgo todas fenomenais, mas a muralha do castelo de Serpa tem o seu "quê" de instável!!!

Já agora, uma dúvida de um transmontano: A barragem/albufeira diz-se "do" Alqueva ou "de" Alqueva?:huh:
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Grande reportagem! :thumbsup:

O Alentejo verde é ainda mais bonito!:)

Não vou destacar nenhuma foto em especial já que as julgo todas fenomenais, mas a muralha do castelo de Serpa tem o seu "quê" de instável!!!

Já agora, uma dúvida de um transmontano: A barragem/albufeira diz-se "do" Alqueva ou "de" Alqueva?:huh:

Antes de mais, parabéns Ecobcg, pela excelente reportagem aqui à "minha porta"!!!
Quanto à dúvida do Z13: Diz-se "de Alqueva", pois o paredão da barragem situa-se na freguesia de Alqueva, concelho de Portel e faz fronteira precisamente com o concelho de Moura. "Do Alqueva" sugere que se situa em algo como "rio Alqueva", que não existe. A barragem situa-se, como sabem, no rio Guadiana.