Nomear Depressões no Forum MeteoPT.com

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Nomear Depressões

À semelhança do que faz o Instituto de Meteorologia da Universidade Livre de Berlim (MIFUB- Meteorologischen Instituts Freie Universität Berlin) com a nomeação de todos os ciclones e anticiclones que afectem o centro da Europa, surgiu a ideia de nós por cá no Forum também nomearmos as depressões que cruzam a zona territorial portuguesa.

A utilidade de dar nomes a depressões prende-se com um melhor registo e arquivo histórico quer no forum quer na wiki actualmente em desenvolvimento, e até com a maior facilidade de recordar o evento pelo nome, do que pela data.


Excepções

- Ficam de fora depressões que evoluam para subtropicais ou tropicais quando o Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC) as decidir nomear.

Critérios

- Não serão nomeados os anticiclones (são conhecidos pelo local onde estão localizados), nem depressões que pelas suas características não representem risco, ou a sua intensidade ou natureza não o justifique

- As depressões devem ser nomeadas quando estão em zona territorial portuguesa, ou fora desta, caso as suas frentes activas ou instabilidade associada atravesse o território

- Nomear apenas depressões em situações reais com dados que assim o justifique e não apenas baseadas em previsões/hipóteses

- As depressões que possam nos afectar, e sejam nomeáveis, podem ser sugeridas e discutidas por todos, embora a decisão final de a nomear só seja dada pelos administradores, moderadores ou até alguns membros por sugestão dos administradores de forma a evitar excessos. Serão considerados dados como pressão atmosférica, intensidade do vento, precipitação, instabilidade, etc.


Lista de nomes

- Cada ano terá uma lista de 23 nomes escolhidos pelos membros do fórum mais participativos nos 3 meses que antecederem o lançamento da lista.

- Os nomes escolhidos pelos membros, devem ser nomes próprios portugueses de pessoas no feminino ou masculino e não nicknames ou abreviaturas.

- Excluem-se os nomes ou apelidos dos próprios utilizadores.

- Alguns nomes podem não ser aceites pelos admins/mods do forum, caso exista alguma intenção provocatória, polémica, partidária ou outra que entendermos não adequada... Nesse caso será pedido ao membro que sugira outro nome.

- As letras disponíveis para nomes são as seguintes, e nenhuma poderá ser repetida: A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z


Membros a indicarem nomes

- Os nomes serão escolhidos por 22 membros + 1 pelo administrador do forum

- Os membros que poderão sugerir nomes foram os 22 mais participativos no forum entre as 00:00 de 1 Janeiro 2008 e as 23:59 de 31 Março, e que são assim os seguintes:

01. Mário Barros
02. AnDré
03. Gilmet
04. vitamos
05. Vince
06. Rog
07. spiritmind
08. Gerofil
09. Dan
10. HotSpot
11. algarvio1980
12. JPS Gaia
13. Daniel_Vilao
14. Brigantia
15. Minho
16. Luis França
17. MSantos
18. iceworld
19. miguel
20. nimboestrato
21. dgstorm
22. jpmartins

Suplentes

23. ajrebelo
24. henriquesillva
25. psm


Submissão dos nomes

- Todos os membros acima indicados receberão ao longo do dia de hoje (Terça-feira) um email com pelo menos 4 horas de antecedência dando conta das instruções e do tópico onde poderão indicar o nome da vossa escolha. Esse tópico será criado quando for enviado o email mas manter-se-á fechado até à hora exacta que inicia o processo. Certifiquem-se que o email do MeteoPT.com não vai parar à caixa de spam do fornecedor do serviço de email.

- A atribuição será pela ordem de resposta no tópico, ou seja, se dois utilizadores escolheram nomes começados por exemplo por "A", é aceite apenas a primeira resposta, devendo o outro utilizador de imediato sugerir outra nome começado por outra letra ainda disponível.

- Tenham em atenção que quanto mais próximo do final da lista de letras do abecedário disponíveis, mais provável será que essa letra e respectivo nome não venham sequer a ser usados até ao final do ano.

- Existe um prazo limite para submeter o nome que é das 23:59 da próxima 5ª feira. Se algum ou alguns membros não o submeterem nesse prazo será dada essa oportunidade aos suplentes também acima indicados.

Notas

- Esta é uma iniciativa interna do fórum MeteoPT.com, e não deve ser entendida como uma lista oficial de nomes para tempestades

- Se com o tempo virmos que são necessários ajustamentos esses serão feitos.

- Pedimos desculpa aos membros que ficam de fora, mas isso aconteceria fosse qual fosse o processo e este método acabou por ser um dos que considerámos mais aceitável.


Equipa MeteoPT.com
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
A submissão de nomes é feita neste tópico a partir das 21:00 de hoje até às 23:59 da próxima 5ª feira. Todos os membros em questão foram agora avisados por email para o caso de ainda não terem tomado conhecimento desta iniciativa. Este tópico agora fica encerrado sendo aberto à hora indicada para recepção de nomes por ordem de chegada. Alguma dúvida podem também responder ao email ou enviar MP à administração.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Está aberto a submissão de nomes, encerra 5ªfeira às 23:59


Lista em actualização:

Andrea
Balduína
Cristina
Dulce
Esmeraldina
Fabiana
Gertrudes
Helena
Iolanda
Joana
Laura
Miriam
Neptuno
Óscar
Paula
Quélia
Rita
Sandra
Tifão
Ulisses
Ventura
Xana
Zuleica
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
H - Helena :D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
P - Paula :)