Normais Climatológicas de Braga .

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Bem , começo pelos valores correspondentes ao período 1931-60 . Depois , seguem-se os outros , 1941-70 e 1951-80 , respectivamente .
É possível que alguns destes valores tenham sido superados depois de 1980 , mas não tenho os dados informatizados e , além disso e segundo me disseram no IM em Lisboa quando lá fui recentemente , as "Normais" de 1961-90 e 1971-00 não foram publicadas nem sabem se vão ser ...
De qualquer maneira , dá para ficar com uma ideia bastante exacta de como é o clima desta cidade .
A informação nas colunas é a seguinte :

Temperatura média do mês
Média das máximas
Média das mínimas
Máxima absoluta
Mínima absoluta
Precipitação média mensal
Precipitação máxima diária
 


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
1931-60.JPG
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
E pronto , é tudo !
Apenas salientar que , oficialmente , a mínima absoluta de Braga foi batida no dia 2 de Janeiro de 1995 com -6,3 C , embora eu , pessoalmente , duvide muito deste valor .
E duvido pelo seguinte :
- é um valor isolado .
- a mínima do dia anterior foi de 2,5 e as dos dias seguintes 0,8 e 3,0 .
- as máximas dos dias 1 , 2 e 3 são relativamente altas ( 15,5 ,10,5 e 10,8 ) .
- nos mapas de arquivo do Wetterzentrale não me parece existir frio suficiente a 850 hPa .

De qualquer maneira o registo existe e já o vi homologado , em tempos , na página do IM ...

Cumprimentos ;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Obrigado pelos dados GranNevada! Mas não tens nenhuma média da normal 1961-1990?

É interessante verificar que a normal com a média anual mais fria é a de 1951-1980, que é a única que contém a fria década de 70.

Das cidades com mais de 100.000 habitantes da Europa, creio que Braga é a 3º mais chuvosa, depois de Bergen e San Sebastian.

Aquele dado de -6,2ºC também me parece muito duvidoso, mas pode ter havido uma inversão térmica muito forte. Teriamos que ver quais as mínimas de estações próximas e de relevo semelhante. Aqui em Bragança, a mínima desse dia foi de -4,0ºC.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
:palmas::palmas:

Bravo grannevada!

Já faziam falta estes teu posts magníficos :thumbsup:


Fiquei espantado com tanta precipitação média anua... É mesmo uma brutalidade...
De facto aquele ditado "Braga é o penico do céu" tem alguma razão de ser :)
 

tottadiogo

Cirrus
Registo
20 Mar 2014
Mensagens
2
Local
braga
Bem , começo pelos valores correspondentes ao período 1931-60 . Depois , seguem-se os outros , 1941-70 e 1951-80 , respectivamente .
É possível que alguns destes valores tenham sido superados depois de 1980 , mas não tenho os dados informatizados e , além disso e segundo me disseram no IM em Lisboa quando lá fui recentemente , as "Normais" de 1961-90 e 1971-00 não foram publicadas nem sabem se vão ser ...
De qualquer maneira , dá para ficar com uma ideia bastante exacta de como é o clima desta cidade .
A informação nas colunas é a seguinte :

Temperatura média do mês
Média das máximas
Média das mínimas
Máxima absoluta
Mínima absoluta
Precipitação média mensal
Precipitação máxima diária

Boas, será possível arranjar as normais climatológicas 1971-2000, sei que existem...