Noticias/divulgações ao publico das entidades meteorologicas oficiais

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
2010-02-05 (IM)

Delegação do Met Office (Serviço Meteorológico do Reino Unido) desloca-se para reunião de trabalho à sede do IM, nos dias 8 e 9 de Fevereiro, com o intuito de estreitar os laços de cooperação técnica e científica no âmbito da Meteorologia e Clima, por forma a obter sinergias resultantes das capacidades e conhecimentos de cada um dos Serviços nestes domínios.

Será assinado na ocasião pelos Presidentes das duas entidades um Protocolo de Cooperação que definirá a forma de planeamento e execução das actividades de cooperação a desenvolver.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Janeiro chuvoso e com neve
2010-02-09 (IM)

O mês de Janeiro registou uma quantidade de precipitação, em Portugal continental, superior ao valor médio de 1971-2000, com uma anomalia de + 29mm.

Os valores de temperatura do ar registados situaram-se muito próximos dos valores médios de 1971-2000, com anomalias de -0,1ºC na temperatura máxima, + 0,1ºC na temperatura mínima e com a temperatura média a registar valor igual ao respectivo valor médio). No entanto, e apesar dos valores médios da temperatura do ar, observaram-se, neste mês, dias com valores de temperatura muito baixos, acompanhados de vento, o que se traduziu numa maior sensação se frio.

Janeiro destacou-se também pela queda de neve, no dia 10, em muitas regiões do Norte e Centro e em particular em altitudes baixas, fenómeno pouco frequente na maior parte do território.

Relativamente à situação de seca meteorológica, no final de Janeiro nenhuma região do continente se encontrava em situação se seca meteorológica.

O Arquipélago da Madeira registou valores de temperatura do ar superiores aos respectivos valores médios de 1971-2000, com anomalias de + 0,9ºC na temperatura máxima, + 1,3ºC na temperatura média e + 1.6ºC na temperatura mínima. A quantidade de precipitação foi superior aop respectivo valor normal, com uma anomalia de + 18,7 mm.

No aquipélago dos Açores, registaram-se valores de temperatura máxima do ar inferiores aos valores normais de 1971-2000, sendo que a maior anomalia se registou em Ponta Delgada, com - 0,5ºC. Os valores de temperatura média e mínima foram superiores ao normal em todos os grupos do Arquipélago ( a maior anomalia de temperatura mínima registou-se em Santa Maria, com + 1,4ºC). No que diz respeito aos valores de precipitação, os mesmos foram superiores em todas as ilhas, com realce para Santa Maria que registou 200% em relação ao valor médio.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
«Janeiro destacou-se também pela queda de neve, no dia 10, em muitas regiões do Norte e Centro e em particular em altitudes baixas»- IM.

Pensava que as zonas mais altas tinham sido as mais atingidas ( com raríssimas excepções).