Nova agência AEMET (e novo site), ex.INM Espanha

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Ao que isto chegou... inclusivamente os membros mais sabedores da matéria anunciaram o abondono do fórum Meteored.. http://foro.meteored.com/index.php/topic,86333.0.html

É o que dá quando se começa a disparatar contra tudo e contra todos, falar mal por falar, sem medir as palavras e atingir injustamente o bom trabalho de muita gente
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Será que um protesto em massa, poderia fazer com que o IM voltasse a Anexar os dados no final dos relatórios climáticos mensais? Também se não tentarmos, nunca vamos saber não é?:huh:

Será possivel fazer-se uma espécie de petição, em que o pessoal poderia assinar via net? Eu considero de extrema importância que mostremos o nosso desagrado. É que no fundo não estariamos a pedir nada de complicado, nem algo que estivesse fora do alcance do instituto. Aliás, se os Anexos era divulgados, não têm nada de agora serem vendidos..:disgust:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Concordo contigo, André.

Aliás, até acho que nos devíamos unir todos e mostrar que somos uma comunidade atenta à

meteorologia e demonstrar o nosso interesse na divulgação desse tipo de dados.

Gostava também que nos uníssemos todos e pedíssemos ao I.M. que colocasse os dados de todas

as suas estações meteorológicas
online e não de apenas 44, nem que fosse apenas em gráficos,

no site, mesmo que não as incluíssem no mapa.

Achava que também era oportuno pedirmos para haver uma parceria entre as nossas estações

amadoras e o I.M., à semelhança do que acontece em Espanha, pelo que ouço dizer.

Claro que teríamos de passar por um processo de avaliação da estação, da sua localização,

qualidade, fiabilidade, mas podia funcionar como o Meteoclimatic, o I.M. podia certificar certas

estações que cumprissem determinados requisitos mínimos e utilizar os nossos dados ou mesmo incluí-

-los no site para servir melhor a população.

Pode parecer uma ideia utópica, mas é a minha ideia e o meu projecto.

Digam-me o que acham e podemos discutir isto.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para a vigilância meteorológica e do clima assim como para a previsão do estado do tempo o IM dispõe de redes de observação que permitem medir as grandezas e monitorizar a evolução temporal e espacial dos principais elementos meteorológicos.
Para o efeito o IM explora 162 estações meteorológicas de superfície no Continente, Açores e Madeira sendo 79 clássicas com recurso a observações instrumentais e sensoriais e 112 automáticas (EMA) com tele-transmissão de dados das quais 19 estações integram a rede urbana de estações meteorológicas automáticas (RUEMA).

http://www.meteo.pt/pt/observacao/observacao.html

Isto é o que se pode ler na página pública do IM. Como é uma página pública, penso que não haverá qualquer problema fazer um juizo criticos destes dados.
Ora bem, realmente 162 são à partida, bastantes estações meteorológicas para um país tão pequeno como o nosso. Mas apesar da nossa pequenez, há que ter em atenção alguns factores importantes. É que Portugal não se resume ao quinto de terra que faz parte da Peninsula Ibérica. Também faz parte do país dois arquipélagos com um total de 11 ilhas habitadas, certo? :hehe:. Daí a importância de algumas das estações se situarem nas ilhas, o que até é assegurado.

Agora, será que existem mesmo as 162 estações anunciadas?
Vamos por ordem:

Das 162, 79 são estações clássicas. Entendo como clássicas, estações cujos dados são apenas registados humanamente ao contrário do que acontece com as automáticas. Daí ser obvio que esses dados possam ter mais custos humanos e que a faculdade dos seus dados até possa vir a ser paga. No entanto, considero importante que haja uma lista dessas estações, para que os portugueses possam saber com que dados podem contar. Até mesmo para um "melhor negócio" para o IM.

E das 162, 112 são estações automáticas. Portanto, agora, ou há aqui um erro de cálculos, e temos não 162 estações mas 191, ou das 79 estações clássicas 29 delas são também automáticas. E fico sem perceber a distinção entre os dois conceitos!:hehe:

Mas pegando nas 112. Sabemos que 19 são RUEMAs e portanto 93 são EMAs. No entanto se forem aos dados de observação do IM, podem ver que existem 21 RUEMAs das quais 11 têm frequentemente (para não dizer permanentemente) os dados indisponiveis, e das EMAs contam-se 90. Portanto, uma das estações automáticas foi estraviada.:hehe:

Posto isto, e uma vez que se tratam de EMAs, não vejo grande dificuldade na comunicação dos dados via internet na página do instituto. Desses dados, também não depreendo grande dificuldade/trabalho na exposição ao publico daquilo que automaticamente é registado. Se calhar, há talvez um desinteresse generalizado do povo português em relação a esses dados. E é por isso que eu considero importante a nossa manifestação. Não pretendo que com isto compremos uma guerra com o IM, mas que dêmos a conhecer o nosso interesse pela meteorologia, e sendo o IM um organismo publico, tem todo o dever de prestar serviço a população o melhor que pode. Uma coisa é não haver verbas para o material, outra completamente diferente é haver desleixo na divulgação da informação.

O Daniel_Vilão deu boas ideias no post em cima. Algo que seria sem duvida uma grande mais valia não só para nós como para Portugal. No entanto, e primariamente, considero importante que da nossa parte saibamos mostrar ao IM que existimos e que nos preocupamos com a meteorologia/climatologia do nosso país; e o IM deveria preocupar-se em prestar serviço publico o melhor possivel, dentro dos equipamentos que possui, que afinal não são assim tão poucos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Acho uma boa ideia, podem contar comigo :thumbsup::thumbsup: