A imagem é tirada do filme "O dia depois de amanhã". Esse filme é fabuloso para nós. Agora passar à realidade vai um bom bocado. Se calhar já começou a 15 de Novembro por cá, desde daí as temperaturas andam bem abaixo da normal.
É grotesco o day after, o filme é um atentado ás leis da física atmosférica, uma demagogia absurda em prol do sensacionalismo bacoco, gráficos manipulados com escalas alteradas de modo a exacerbar alguns parâmetros...ridículo.
Quanto ao aquecimento global...uns links que não aparecem nunca nas noticias:
http://arctic.atmos.uiuc.edu/cryosphere/IMAGES/seaice.recent.antarctic.png
Gelo Antártico acima da média há mais de 650 dias consecutivos.
http://arctic.atmos.uiuc.edu/cryosphere/IMAGES/global.daily.ice.area.withtrend.jpg
Gelo marinho global dentro da média e sem grandes flutuações ou tendências de descida nos ultimos 30 anos.
http://www.drroyspencer.com/wp-content/uploads/UAH_LT_1979_thru_October_2013_v5.6.png
Temperatura média global vs médias de 1981-2010 em subida ligeira mas nada de catastrófico.
Para já não há indícios nenhuns daquela treta catastrofista do Al Gore/IPCC...seja ou não de causas humanas o Aquecimento global é uma coisa sobre a qual pouco sabemos até agora.
Primeiro, temos agora indícios de que o C02 talvez tenha um impacto bem menor do que aquele previsto.
Segundo, temos agora indícios que o sistema se está a calibrar...temperaturas mais altas e um aumento ligeiro das precipitações nas áreas tropicais e temperadas teem levado a uma maior actividade vegetal e logo a uma maior captação de carbono.
Terceiro....todos estes indícios não estavam a ser contados nos modelos do AG, e mais uns outros que se vão descobrindo, fazem com que toda aquela tralha que os modelos cuspiam tenha um valor realmente próximo a 0...
O que se vai sabendo de momento é
- A circulação antartica é muito mais resiliente do que se pensava...o forte contraste térmico com o resto do mundo quase que isola as massas de ar e portanto a atmosfera da Antardida da do resto do planeta, resultando em muito menos degelo do que se pensava.
-As grandes florestas tropicais e temperadas são muito mais resistentes do que se pensava e até podem estar a beneficiar deste período quente.
- Para a grande maioria dos seres vivos e sistema global em geral a temperatura poderá subir á vontade um ou dois graus sem que nada de grave aconteça e só para lá dos 3 graus é que talvez a coisa ficasse mais séria...resultaria em algumas mudanças mais importantes e talvez chatas do ponto de vista humano.
- As áreas continentais do H Norte são as que aquecem mais, provavelmente devido a efeito directo do ser humano pois as maiores concentrações de gases de estufa dão-se precisamente ai...e em geral o HN está a aquecer mais do que o HS.
- O gelo do artico está a derreter provavelmente devido ao aquecimento que se faz sentir no HN ainda assim não está a derreter tanto como se previa.
- O efeito antrópico e a capacidade humana de o medir só atingiram níveis mais relevantes nos últimos 50-80 anos, o que é um período de tempo muito curto para que se possam tirar conclusões de tendências e dinâmicas para se fazerem previsões decentes a escalas de 100 anos como o IPCC tem andado a fazer.