Nova estação meteorológica amadora COIMBRA - POLOII



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa noticia, quantas mais melhor, ainda por cima essa estação apresenta um bom aspecto no que se refere á instalação.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Peço desculpa pela qualidade da foto (tirada com telemóvel), que talvez iluda um bocadinho, nomeadamente dois aspectos.

1 - Algumas das árvores circundantes parecem estar próximas, mas na prática estas encontram-se afastadas.

2 - Dá a sensação de o pluviómetro estar muito chegado ao poste de suporte mas na realidade, e depois de conferir no local, está afastado o suficiente para não ter influência significativa deste.

Já agora posso dar uma informação adicional. Esta estação foi adquirida para substituir uma outra profissional de marca Campbell que, com o passar dos anos, foi-se deteriorando. O objectivo desta estação foi, inicialmente, o de fornecer dados fiáveis e representativos do local, para o conjunto de investigações levadas a cabo no departamento e que precisam de dados meteorológicos como suporte (por exemplo trabalhos na área de climatização e testes de coletores solares e paineis fotovoltaicos, entre outros...). No entanto quem se dedicou ao projeto de instalação da mesma empenhou-se (e continua empenhado) em tornar os dados o mais acessíveis possível a toda a comunidade, facto que é de louvar :)
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Excelentes condições vitamos, mas deixa-me perguntar...

O Radiation Shield não deveria estar nos regulamentares 1,5mts ou há receios de vandalismo?:huh:
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Vinha perguntar o mesmo, falta vedaçao á volta para evitar futuros dissabores , nao ?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Excelentes condições vitamos, mas deixa-me perguntar...

O Radiation Shield não deveria estar nos regulamentares 1,5mts ou há receios de vandalismo?:huh:

Ora então para esclarecimento:

O RS foi colocado um pouco acima dessa distância por forma ao painel solar estar totalmente exposto à radiação solar. Tudo isto devido ao facto de existir uma árvore nas imediações que interferia um pouco.

Já agora fica a nota que a estação ainda se encontra em fase de testes, pelo que alguns dados podem não surgir temporariamente e/ou a estação ficar offline por alguns periodos. Brevemente estará tudo ok.
 
  • Gosto
Reactions: Z13

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mais uma Davis em território nacional! E o que é mais importante a PARTILHAR os dados! :thumbsup:

Também já a tinha visto à uns dias no wundeground. Agora ficamos a saber que está bem muito bem montada!

Quanto à vedação, julgo que não será necessária visto parecer estar dentro de terreno privado. ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas
Excelente instalação. O equipamento da Campbell n podia ser nada aproveitado? Por norma é bastante superior a Davis...

Desconheço... Contudo é provável que as peças tenham sido aproveitadas para outros fins, o que é normal numa universidade com diversos laboratórios (com a última frase penso que tb respondi à questão do actioman ;) )
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Ó colega Vitamos ja reparou nos 6 paineis solares rotativos da Agrária ? Que vista espetacular do IC2.:surprise: Ao lado tambem se situa uma estaçao meteo.:thumbsup:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Ahhhhhhh, então para isso é que estavam lá aquelas sapatonas de betão quando lá fui em Dezembro. Eu desconfiei que fosse para algo relacionado com a produção eléctrica. Mas acho que na altura fiquei mais inclinado para eólicas do que para fotovoltaicos.

Estou é a estranhar como é que são visíveis do IC2. A estrada que passa por lá e que divide Bencanta em dois é a N341 ou A31. Do IC2 acho muito difícil conseguir ver.