Nuvem estranha?

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,139
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Estava aqui a vasculhar umas fotos do dia 28-09-2012, e reparei numa pequena "nuvem"? estranha numa das fotos. Alguém tem alguma opinião sobre isto? Ainda pensei que pudesse ser qualquer coisa na lente, mas tirei uma série de fotos com poucos segundos de intervalo, e no mesmo local, não voltou a aparecer mais nada...

Fotos original:

BYrmy.jpg



Crop da foto original:

e0IDV.jpg


Ainda pensei numa pequena funnel cloud... mas não me parece!:huh::intrigante:
Alguma opinião?
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
:confused: :lmao:

Poderá ter sido algum erro de processamento da foto por parte da máquina, que terá distorcido esse segmento levando a esse efeito. Ou então um efeito de luz qualquer, não sei. Porque esse "pedaço da foto" não dá nada com resto.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,139
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
:confused: :lmao:

Poderá ter sido algum erro de processamento da foto por parte da máquina, que terá distorcido esse segmento levando a esse efeito. Ou então um efeito de luz qualquer, não sei.

A foto foi tirada em RAW... e já apresenta a dita forma mesmo em RAW, ainda antes de a processar para jpeg...

Talvez uma gota de chuva na lente...? Mas a foto seguinte já não tem...
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Muito provavelmente, um pássaro em voo. E a avaliar pelas dimensões e côr, diria... um pardal. As fracas condições de iluminação no momento influenciaram a velocidade de captura da foto, aumentando o tempo de recolha de luz, e permitindo o efeito de distorção causado pelo movimento rápido.

Numa análise mais minuciosa, e para provar o que estou a afirmar, é perfeitamente visível o batimento das asas, como realcei a partir da imagem original:

birdinflights.png



Espero ter sido esclarecedor. :p
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Muito provavelmente, um pássaro em voo. E a avaliar pelas dimensões e côr, diria... um pardal. As fracas condições de iluminação no momento influenciaram a velocidade de captura da foto, aumentando o tempo de recolha de luz, e permitindo o efeito de distorção causado pelo movimento rápido.

Numa análise mais minuciosa, e para provar o que estou a afirmar, é perfeitamente visível o batimento das asas, como realcei a partir da imagem original:

birdinflights.png



Espero ter sido esclarecedor. :p

Para obter esse efeito o tempo de exposição teria que ser muito elevado (>1s)...logo a imagem ficaria muito mais branca. E, a não ser que a foto tenha sido tirada com tripé, ficaria mais desfocada.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Muito provavelmente, um pássaro em voo. E a avaliar pelas dimensões e côr, diria... um pardal. As fracas condições de iluminação no momento influenciaram a velocidade de captura da foto, aumentando o tempo de recolha de luz, e permitindo o efeito de distorção causado pelo movimento rápido.

Numa análise mais minuciosa, e para provar o que estou a afirmar, é perfeitamente visível o batimento das asas, como realcei a partir da imagem original:

birdinflights.png



Espero ter sido esclarecedor. :p


Um pardal???? muito grande então!:confused:

Não me parece, só de ver o tamanho:eek:....

BYrmy.jpg
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Para obter esse efeito o tempo de exposição teria que ser muito elevado (>1s)...logo a imagem ficaria muito mais branca. E, a não ser que a foto tenha sido tirada com tripé, ficaria mais desfocada.

Não creio. Tomando como velocidade média de voo do pardal, 30 km/h (sendo o máximo, 35 km/h), em 1 segundo viajaria 8,33(3) m, o que faria com que o deslocamento presente na imagem tivesse proporções muito maiores, em função do próprio tamanho a que o objecto está representado. Como tal, para representar o que se vê, não seria necessário um tempo de exposição tão elevado.

Um pardal???? muito grande então!:confused:

Não me parece, só de ver o tamanho:eek:....

Atenção que o pardal não está à mesma distância da lente que está a nuvem. Encontra-se num plano mais próximo, adquirindo portanto maiores proporções relativamente aos planos mais longínquos.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,139
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Horseshoe vortex? Vista de ângulo. Sem mais dados é uma explicação tão boa como outra qualquer :)

http://journals.ametsoc.org/doi/pdf/10.1175/MWR3080.1

Parece-me uma possível explicação para a situação em causa! Ainda não tinha ouvido falar desse tipo de nuvem!
Para já parece-me a mais plausível, uma vez que não me estava a convencer a hipótese do pássaro.

Obrigado pela dica!:thumbsup:

Mais alguém tem explicações alternativas?:)
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Bom dia.

Já que estamos numa de nuvens estranhas, nunca tinha visto tal fenomeno:

r2YD4.jpg


crop:

ryWYk.png


alguem me sabe dizer que nuvens são estas?
não quero dizer asneiras, mas não são cirrocumulos mas baixos demais?:intrigante:
A foto foi tirada ontem cerca das 15H em S. João das Lampas