Nuvens e Instabilidade - Covilhã 20 Maio 2007

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
boas a todos deixo umas fotos e vídeos de uma super célula que está sob a covilha nesta manha de domingo ;) o céu tem uma forma assustadora :surprise:
abraços

4yi5540.jpg



505w8pd.jpg



VIDEO Nº1


vIDEO Nº2
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: supercélula covilha 20maio

:palmas: :uau:

Adorei os Videos é mesmo assustador!

screenshot003wy2.jpg


Esta parte do da nuvem é reveladora da convectividade

Parabéns :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Supercélula Covilha 20 Maio

Spiritmind, fotos espectaculares. E gostei ainda mais dos videos.

A tua 1ª foto mete medo. Olhando para o loop do satélite vê-se uma grande instabilidade, resultado do choque violento de massas de ar ou qualquer coisa desse género. Os entendidos que expliquem.

Até aqui em Oeiras por volta das 10:30 fiquei um bom bocado a olhar para o céu que estava com nuvens estranhissimas, mas nada que se compare às que registaste. Infelizmente estou sem máquina, a minha SLR Olympus está avariada, à espera de ser substituida por uma Canon 400D quando o orçamento permitir.

Voltando à tua foto... Que raio de nuvem mais estranha com todos aqueles tubos de "esparguette" no interior.... tem mesmo um aspecto estranhissimo e assustador :shocking: :cold:

Peguei no Photoshop e manipulei-a para verem melhor do que estou a falar.

fotoyp4.jpg



Para finalizar, e já que estamos todos aqui também a aprender, penso que estará errado chamares a isto uma supercélula.
O Estofex prevê para hoje a possibilidade de formação de supercélulas na Peninsula, mas acho que neste caso não é uma supercélula.

Uma supercélula é um mesociclone (ciclone de mesoescala), tem estrutura, dimensões, longevidade e várias outras características muito bem definidas, e o que se vê no satélite ou radar desta manhã nada tem de supercelular. Podes começar pelos pormenores mais importantes, a rotatividade por exemplo, que é essencial para identificar uma supercélula, e a existência duma convectividade profunda, o que não me parece ser o caso.

Estou a dizer isso porque aprendi bastante na grande discussão recente que se seguiu em Espanha a propósito daquelas fotos espectaculares de Córdoba, em que os entendidos chegaram à conclusão de que mesmo aquele sistema brutal era no máximo uma mini-supercélula.

Deixo por exemplo aqui uma análise feita por quem sabe a propósito dessa mini supercélula de Cordoba

He estado examinando el episodio con diferentes productos en el modo normal con el radar de Cáceres y con el radar de Málaga (en el modo doppler no alcanza ninguno hasta la ciudad de Córdoba). Y se puede concluir:

- Las reflectividades máximas son moderadas, no superan los 48 dBZ
- Examinando los diferentes CAPPIS no se observan Regiones de Eco Débil Acotadas (REDA)
- Tampoco se observan zonas abalconadas de precipitación.
- No se observa estructura en forma de gancho.
- Los echotops máximos no superan los 10Km.
- El VIL (Cantidad líquida de la colmuna) es bajo, de unos 15 Kg/m2
- En el modo normal no hay viento Doppler, por lo que no se puede estirmar el giro concentrado, ni por lo tanto la presencia de un Mesociclón.
- Aunque el movimiento general de las células tormentosas ese día es de NW a SE, entre las 17h10'Z y las 17h30'Z hay un claro desvío hacia la derecha (propagación anómala, ¿posible SP ciclónica?) del núcleo de la tormenta, moviéndose de NE a SW.
- Esta última cualidad es la única de todas que puede relacionarla con una SP.

Por tanto:

Que hay giro es evidiente, ciclónico para ser exactos, lo demuestra el video. Como dice Nimbus, podría tratarse de una mini Supercélula, es decir, una verdadera SP pero de tamaño reducido en la vertical y en la horizontal, y con un ciclo de vida más corto (aunque los efectos en superficie pueden ser igual de devastadores que en una SP normal).

Si ya es difícil detectar las "radar signatures" de una SP con el radar en modo normal, imaginaros con un mini SP, con mesociclones entre 1 y 3 Km de diámetro. (La resolución del radar en modo normal es de 2Km). Este tipo de estructuras son prácticamente imposibles de detectar con el radar en modo normal.

Ese mismo día, y a esa hora, había una tormenta mucho más intensa en la zona de Mérida. Esta de Córdoba nos ha llamado la atención porque se ha producico en una ciudad grande y ha dado la casualidad de que ha habido alguíen que la ha filmado, pero como esta debe haber todos los días unas cuantas "en mitad del campo" cuando hay cierta convección profunda y un cierto grado de helicidad o de marcada cizalladura vertical del viento con la altura, sin embargo nos pasan totalmente inadvertidas al nos ser observadas directamente por nadie y no mostrar unos ecos significativos en el radar.

http://www.cazatormentas.net/foro/index.php?topic=11731.105


De qualquer forma, seja o que for, adorei as tuas fotos e videos :thumbsup: :thumbsup:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Supercélula Covilha 20 Maio

Spiritmind, fotos espectaculares. E gostei ainda mais dos videos.

A tua 1ª foto mete medo. Olhando para o loop do satélite vê-se uma grande instabilidade, resultado do choque violento de massas de ar ou qualquer coisa desse género. Os entendidos que expliquem.

Até aqui em Oeiras por volta das 10:30 fiquei um bom bocado a olhar para o céu que estava com nuvens estranhissimas, mas nada que se compare às que registaste. Infelizmente estou sem máquina, a minha SLR Olympus está avariada, à espera de ser substituida por uma Canon 400D quando o orçamento permitir.

Voltando à tua foto... Que raio de nuvem mais estranha com todos aqueles tubos de "esparguette" no interior.... tem mesmo um aspecto estranhissimo e assustador :shocking: :cold:

Peguei no Photoshop e manipulei-a para verem melhor do que estou a falar.

fotoyp4.jpg



Para finalizar, e já que estamos todos aqui também a aprender, penso que estará errado chamares a isto uma supercélula.
O Estofex prevê para hoje a possibilidade de formação de supercélulas na Peninsula, mas acho que neste caso não é uma supercélula.

Uma supercélula é um mesociclone (ciclone de mesoescala), tem estrutura, dimensões, longevidade e várias outras características muito bem definidas, e o que se vê no satélite ou radar desta manhã nada tem de supercelular. Podes começar pelos pormenores mais importantes, a rotatividade por exemplo, que é essencial para identificar uma supercélula, e a existência duma convectividade profunda, o que não me parece ser o caso.

Estou a dizer isso porque aprendi bastante na grande discussão recente que se seguiu em Espanha a propósito daquelas fotos espectaculares de Córdoba, em que os entendidos chegaram à conclusão de que mesmo aquele sistema brutal era no máximo uma mini-supercélula.

Deixo por exemplo aqui uma análise feita por quem sabe a propósito dessa mini supercélula de Cordoba




De qualquer forma, seja o que for, adorei as tuas fotos e videos :thumbsup: :thumbsup:

boas vince desde já obrigado pelas tuas explicações pois eu chamei supercelula pois acredita que nunca tinha assistido a um fenómeno destes pois ao vivo ate chegava a meter medo pois a nuvem em questão as vezes ate me parecia um mamatus :huh: estava em movimento rotacional. seja o que for gostei imenso de ver ao vivo :thumbsup:
abraço
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Re: Supercélula Covilha 20 Maio

Essa célula também passou por cima de proença-a-nova, seriam umas 8 da manha, eu não tenho fotos pois n tinha maquina comigo e o meu telemovel ainda n é daqueles todos XPTO, por isso fica o registo, de notar que a célula movia-se a uma velocidade surprendente...
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Supercélula Covilha 20 Maio

Que espectáculo de fotos e videos Spiritmind! :w00t:

Adorei principalmente a 1º foto, muito bem conseguida e até um pouco assustadora! Pena aqueles dois fios :angry:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Supercélula Covilha 20 Maio

Um close-up Satélite às estranhas nuvens dessa manhã.
Embora a imagem seja um pouco mais tarde que as fotos do Spiritmind, é também possível ver aqui todos aqueles "tubos" estranhos que se vêm na 1ª foto do Spritmind.

Também curiosa a nuvem que quase parece um tapete :D

tapetezh9.jpg
 

TigoStreets

Cirrus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
34
Local
Covilhã
Re: Supercélula Covilha 20 Maio

Lembro-me perfeitamente de ter acordado com esta trovoada...:mad: Estava a dormir tão bem...:lol: mas foi um bocado esquesito...durante uma hora esteve assim, depois melhorou e depois piorou outra vez...acho que também tirei fotos, se as encontrar, posto-as aqui! ;)
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Re: Supercélula Covilha 20 Maio

Ya, lembro-me bem desse Domingo, em que tava a sonhar e de repente oiço ao fundo um barulho de trovoada, até que fez um maior e acordei:D

Belas fotos sim sr. metem respeito ;)

ps- ja começo a ter algumas saudades de uma trovoadazita:rolleyes: