Nuvens Lisboa - 24 Maio 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isto era para ser um Storm Chasing Report, mas pronto, foi um fracasso... :lmao:

Desde há mais de uma semana que tinha uma tarde reservada para tirar fotografias. Era suposto ter sido ontem (quarta-feira), que era o tal dia que os modelos iindicavam um CAPE/LI excepcional em Portugal.

Como depois quase tudo se desvaneceu nos modelos, entretanto já tinha desistido de usar a tarde que estava reservada, quase que nem pensei no assunto.
Mas entretanto, esta manhã fui apanhado de surpresa, logo que acordei vi no loop do satélite enormes células a formarem-se aqui na zona da grande lisboa e rumarem ao sul, apesar de ser ainda madrugada e manhã. Mas não dei demasiada importância ao assunto ...

Mas depois, pouco passava do meio dia, apanhei aqui com uma micro-trovoada que largou chuva e granizo de forma relativamente intensa em poucos minutos.

Voltei ao computador, e olhei para as imagens de satélite, e vi nuvens ainda melhores a aproximarem-se pelo Sul. Conclusão lógica... se esta nuvem já foi um estradalhaço jeitoso, imagina o que não farão as que vêm aí ....

E lá peguei no material que já estava esquecido mas a postos.
Como da parte da tarde tinha uma reunião em Lisboa, aproveitei, nem almoçei, lá fui à aventura fotográfica convencido que teriamos festa aqui mesmo na linha de Cascais ou pelo menos em Lisboa.

Mas não houve festa...

De qualquer forma, aqui fica a fotoreportagem. Já que estive com o trabalho, perdoem-me o espaço que vou ocupar no forum :)
Para a próxima prometo, tem que ir a Montanha ao Maomé, ou seja, eu rumar a qualquer local do interior, que Lisboa definitivamente não rima bem com Trovoada :mad:

Estádio Nacional / Cruz Quebrada
O céu estava espectacular, pululavam cumulos por todo o lado. Estas fotos foram tiradas junto à Marginal a olhar para norte, de frente para o Estádio Nacional. As torres de iluminação vêm-se na 1ª foto.

foto01uk6.jpg


foto03jg5.jpg


foto03brj6.jpg


Cruz Quebrada
Isto é no mesmo local ao pé do Estádio Nacional, mas do outro lado da Marginal, junto ao Mar.
De sudeste continuavam a chegar muitas nuvens. E sempre com aspecto muito energético. Há muito tempo que não via tantas pequenas nuvens a crescerem de forma tão rápida em todo o lado, pareciam pipocas a saltitar numa panela ao lume. Até parecia que estava algures numa praia das Caraíbas.

foto11tw3.jpg




Oeste
No mesmo local, olhando para Oeste, ou seja, olhando para Cascais, é que as coisas pareciam mais promissoras. O céu tinha cores mais difusas, amareladas, e lá muito ao fundo viam-se uns CB's a crescerem bastante, algures ao largo de Cascais ou do Guincho.
Estas muito pequenas nuvens que estão em 1º plano nesta foto que se segue apareceram em cerca de 10/15 minutos, de forma quase instantânea. Quando estava do outro lado da marginal não existia nenhuma destas nuvens neste local, apenas uma especie de nebilina em altitude. Quase que dáva para sentir o cheiro duma atmosfera bastante instável.

foto05czi8.jpg


Belem
Rumei mais um pouco rumo para Lisboa. Mais uma pausa, desta vez na zona de Belém. Quando cheguei, o céu estava um pouco mais carregado a sudeste. Fiquei entusiasmado, pois parecia finalmente que as coisas iriam aquecer. AInda fiquei nesta zona quase uma meia hora. Deu para tirar várias fotos, mas por fim percebi que a instabilidade estava a descrescer.

foto15gy3.jpg


foto13ud7.jpg


A sul, continuavam a saltitar "pipocas" como se estivesse nas Caraíbas ou qualquer outro local dos trópicos.

foto08dn3.jpg


Alcantara
Já quase chegado ao meu local de reunião , ainda parei em Alcantara, para tirar esta foto do que passava a norte de Lisboa. Em fundo vê-se o cemitério dos Prazeres.

foto05ek8.jpg


Regresso

A reunião foi rápida, no regresso voltei a parar na Cruz Quebrada, o panorama era idêntico ao de uma hora antes. Tudo muito mais suave e tranquilo.

Engoli em seco com este pequeno e ridiculo cumulo, que se estava nitidamente a rir de mim e a perguntar se eu estava mesmo à espera de ver uma bigorna estratósférica hoje :angry:

foto16ob9.jpg



PS: Desculpam lá a seca das nuvens, mas encarem isto como um treino. para a próxima será melhor.
 


mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Fotoreportagem - 24 Maio 2007

Vince, apesar de infelizmente o teu storm chasing ter sido um fracasso, tiraste umas fotos mt boas :thumbsup:
realmente parecem pipocas:D , particularmente gosto a k tiraste pros lados de Cascais, ;)
mesmo assim ficou uma optima foto reportagem, so faltou mesmo a tempestade, e mais do k tudo as vezes sentirmo nos frustrados pk as coisas não correram como nos queriamos, o k é certo é k quem corre por gosto não cansa, eu no teu lugar tinha feito o mesmo, so me falta o carro:D :D :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Fotoreportagem - 24 Maio 2007

Mesmo sem trovoada as fotografias estão muito boas, ainda bem que as colocaste aqui no fórum :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Fotoreportagem - 24 Maio 2007

Sem dúvida uma bela reportagem apesar dos Cbs prematuros :D
Valeram os belos enquadramentos, contrastes e cor :thumbsup: