Bemvindo!
Lindas fotos e lindas nuvens. Parabens.
Quero deduzir pelo teu avatar que temos um novo e importante posto de observação para o nosso fórum: Madeira Islands! Certo?
Antes de mais Bem -vindo!!
Sao semelhantes a estas ??? : http://www.meteopt.com/showthread.php?t=211
Bem - vindo Rogpacheco!
Fotografias espectaculares, os meus parabéns e como já alguém disse é bom ter um observador na Madeira!
Já agora os picos da Madeira devem de dar cada espectáculo em termos de nebulosidade não?
Hoje a Madeira está arder
Têm algumas semelhanças mas penso que são de outro tipo de nuvens.
A altura das montanhas, talvez justifique a formação destas curiosas nuvens!
Na região onde moro (Norte da Ilha) a nublusidade é constante. Como curiosidade, acima dos 800 metros a Madeira regista em média, 238 dias de nevoeiro anulmente, quase 63%. Vivo a 538 metros!
Talvez o mais interessante do Pico Ruivo é o quanto ele é decisivo para o tempo na região, criando diversos micro-climas. No Norte da ilha frequentemente chove ou está nublado ou até com nevoeiro, o sul (Funchal) por seu lado é mais quente e frequentemente com mais dias de sol.
Incêndios, infelizmente chega a todos, e com o tempo quente que se tem sentido parece inevitável estes fogos.
Das vezes que tenho visitado a ilha, reparo nos milhentos microclimas existentes e realment o norte e o sul da ilha são oposto em termos climáticos. As temperaturas a 500m na zona norte da ilha devem ser muito
Das vezes que tenho visitado a ilha, reparo nos milhentos microclimas existentes e realment o norte e o sul da ilha são oposto em termos climáticos. As temperaturas a 500m na zona norte da ilha devem ser muito
Estão sobre efeito dos ventos alísios tal como as Canárias. Ventos estes predominantemente de NE, húmidos pelo percorrido marítimo e frios devido à influência da Corrente Fria das Canárias e à sua origem de Norte
Nem mais, como exemplo entre Março deste ano e até fins de Agosto, o tempo na Madeira foi, pelo menos em 80% dos dias, de NE, no Norte da ilha representou estes 6 meses de dias quase sempre de aguaceiros e com nevoeiro e temperaturas entre os 16 e 20ºC (já o Funchal com tempo quente e ceu limpo com temperaturas sempre a rondar os 26 - 28º). Um "responsável" imediato é claro o Anticiclone dos Açores. A sua deslocação ou enfraquecimento provoca uma alteração no tempo como nesta semana. Várias depressões no Atlântico e um anticiclone deslocado e um tanto fraco, alterou o tempo de NE para S - SE (diga-se, para a situação completamente oposta no Norte da Ilha - dias quentes com temp. acima de 30º e com humidade baixa; por vezes a 15%).