Olá a todos Situação típica: um anticiclone centrado nas Ilhas Britânicas. É este tipo de situação que é a responsável, na maior parte das vezes, pelo bom tempo outonal. Será que iremos ter um outono seco? Seria mau para a economia do País. Veremos o que traz Novembro.
bem espero estar enganado, mas há dois adois anos atrás quando houve a seca no nosso pais,o mes de outubro começou assim com a percipitaçao abaixo da média e porlongo-se durante todo o inverno .
Pois é exactamente isso que está previsto acontecer ... Todo o Outono deve-se o anticiclone nas Ilhas Britânicas estando por vezes estacionado a oeste das mesmas .... As previsões sazonais indicam todo o Outono/Inverno seco ... com pequena excepção de Novembro!!
Interessante, mas penso que é muito prematuro fazer previsões dessas. As probabilidades de erro são muito grandes...
Este anticiclone é o responsável por trazer akelas ondas de calor no verão em julho e agosto de outros anos certo?
Sim ás vezes em conjunto com um fluxo tropical de sul Vai a esse site poderás ficar mais esclarecido http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/main068.htm
O verão às portas do inverno Olá a todos Embora agradável, esta situação pode vir a revelar-se preocupante: Novembro é, normalmente, um dos meses em que a pluviosidade é maior. Se passar "em branco", podemos ter sérios problemas a nível de economia. Talvez esteja a ser pessimista, pois ainda a procissão vai no adro, isto é, ainda estamos no início de Novembro.
Re: O verão às portas do inverno Relâmpago calma hoje ainda é dia 4 de Novembro mas mesmo que o ano venha a ser seco o Verão depois compensa (em termos de precepitação) os nossos Outonos e Invernos tem apenas dois modelos distintos secos e frios ou tempestuosos e amenos só podemos olhar para previsões dos próximos três dias e mesmo assim sabe Deus para lá disso são só suposições o anticiclone vai começar a partir para Norte/Oeste não tarda. Deixo aqui um ditado popular "Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho." O S.Martinho é dia 11 de Novembro.
Pois bem ,o 11 de Novembro já cá canta e nem chuva nem frio.!! Cada vez penso mais em modelos climáticos como os de "Al Gore" e naquele filme "O dia depois de Amanhã". Era um filme, mas isto cada vez se parece mais com a realidade... Penso que a continuar assim, dificeis tempos se avizinham...