O cometa ison está ai.

Ainda é muito cedo para se especular mas na ultima imagem nota-se que algo dele sobreviveu , vamos aguardar para saber realmente o que se passou:
 
Será que morreu mesmo? Pelo menos parece restar alguma coisa dele...

BaMSO_lCMAA4L3V.png:large
 
20131129_0630_c3_512.jpg

mais uma imagem animadora, já é bem visível que o cometa ison sobreviveu ao periélio, resta saber com que sequelas e se tem ainda condições para ser visto a olho nu.

De facto, a comunidade científica "enganou-se" quando afirmou, sem dúvida nenhuma, que o dito cometa se iria desfazer na passagem pela corona solar.
O que acho interessante é o diâmetro do núcleo do que resta do ISON (quase 1/5 do diâmetro solar, assim a olho), a direcção da cauda de detritos e a sua órbita excêntrica.
 
O ison desintegrou-se completamente pouco depois de sair das proximidades do sol e já perdeu todo o brilho, resta apenas um monte de cascalho que se vai espalhando pelo espaço.

A confirmar-se esse monte de "cascalho", enfim, talvez uma parte fique numa órbita próxima.. São mais uns riscos para a nossa terrinha :) ou então mais uma zona, propicia às chamadas estrelas cadentes, caso reste algo na órbita da Terra.

Mas o espaço é muito grande, deve ser pouco provável..