O comportamento do Anticiclone dos Açores (AA)

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
A Califórnia pertence á mesma classe climática do nosso clima clima mediterrâneo, mas não tem de todo o mesmo clima que o nosso território, genericamente é muito mais seca que o nosso território e tem variantes climáticas áridas e desérticas e por muita vontade que haja dos profetas do AG que se queira quer não em Portugal são inexistentes. São climas com algumas parecenças mas com muito mais diferenças que pontos em comum, é um erro centrarmos somente nas definições teóricas. Os climas mediterrânicos não são de todo iguais e a costa oeste dos EUA não é na Califórnia igual ao clima português, alias a Califórnia terá um clima mais idêntico genericamente a Marrocos que com Portugal, sendo que tem algumas particularidades entre as quais Verões e Invernos bem mais amenos no litoral .

Exemplos:
Considerando que mais de 80% do território da Califórnia é uma area semi-arida ou deserto, e considerando que 0% do território português é deserto estamos a falar em regiões distintas, e no litoral mesmo a norte em São Francisco o valor de precipitação não chega aos 600 mm o mesmo valor que no extremo sul litoral português Faro,para encontrarmos valores idênticos de percipitação ao litoral norte e centro português na costa oeste americana temos de ir bem para norte até praticamente ao Canadá
É bom referir isto pois comparações genéricas entre dois climas que têm definição idêntica mas que têm comportamentos totalmente diferentes são erróneas e caem facilmente numa retórica demagógica .

O clima de LA não tem nada haver com Lisboa, faz calor no Inverno em LA 27º,25º graus são comuns em todos os Invernos, em Lisboa raramente passa da barreira dos 20º os períodos secos são muito maiores, chove metade em média em LA do que chove em Lisboa. O que se está a passar este ano na Califórnia não é assim um desvio padrão da média tão grande como querem fazer crer um ano mais seco e quente mas não falamos de um desvio revolucionário.

A comparação mais adequada com o clima da costa oeste com o português centra-se em bom rigor mais a norte em nos estados Oregon,Washigton. e mesmo já no Canadá em certas partes de Vancouver na BC.

Entende-se bem e com lógica do padrão dos anticiclones que possam afectar zonas temperadas perto de desertos, mas é bom calibrar a analise territoralmente pois são regiões com comportamentos atmosféricos e climáticos diferentes.

3 anos são suficientes para determinar uma mudança do tipo climático e atmosférico quem em milhares de anos não mudaram?

Ninguém disse que o clima de LA é idêntico ao de Lisboa. A cidade com que comparei o clima foi Agadir com valores médios de temperatura correspondentes e mesmo assim esta tem valores de precipitação muito mais baixos, sendo que o clima de LA graças á precipitação média no inverno é mais mediterrânico que árido.
25 a 30°C assim no inverno não se vê na costa marroquina, só na Mauritânia. Mas aquela parte da costa californiana tem uma dinâmica diferente, o vento "Santa Ana" que pelo que percebi é o vento de leste/nordeste que só por si já é seco mas ainda chega á cidade mais seco e quente por ação de um efeito fohen das grandes montanhas a leste (Serra Nevada presumo).
 
  • Gosto
Reactions: Rajujas e MSantos