O (Des)Modelo de Informação Costeira do IM

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O IM tem no sector reservado para a parte Marítima um modelo que faz previsões da ondulação para várias praias em Portugal, incorporando no mesmo parâmetros específicos de cada local, como forma/orientação geográfica da praia, tipos de fundos, etc. O que deveria melhorar ainda mais a previsão. Porém, aquilo que observo desde há vários anos é que o modelo é muito fraquinho, erra constantemente para certo tipo de situações. Ora, este fim de semana foi um exemplo escandaloso. Comparemos a previsão do modelo e aquilo que se observou:

-Previsão Modelo IM:

Ondulação a baixar de cerca de 1,5m no Sábado para 1m no Domingo.

-Observação:

Ondulação a subir de 1,5m/2m até 4/5 m no Domingo.

Concluí-se que o modelo é mau, não representa claramente a realidade. Normalmente até defendo os profissionais do IM, mas neste caso, como é possível disponibilizar ao público um serviço destes? Como é possível terem aprovado/validado semelhante modelo? Não é a primeira vez que isto acontece...

Desconfio que o modelo subestima a "ondulação de fora" ou "swell", pois é nestes casos que o mesmo falha redondamente, como no caso que demonstrei. Quando a ondulação é gerada pelo vento local, o modelo até se comporta razoavelmente. Mas se assim for, não deixa de ser um erro grave, pois o modelo não detectou uma swell de 4/5m neste fim de semana... um modelo destes nunca pode ser utilizado, muito menos posto ao serviço da população!

Por acaso questionei-me disso, necessitei de ver os dados ainda ontem para saber quando era o pico da ondulação visto estarmos em alerta amarelo e reparei que estranhamente o pico da ondulação já tinha passado, que a ondulação iria diminuir ao longo da próximas horas, no entanto o alerta amarelo devido a ondulação tinha entrado horas antes em vigor.

Confuso ? Também eu fiquei :huh: :confused:

Confuso ? Também eu fiquei :huh: :confused:

Acabei por não ficar confuso, só porque há muito tempo que venho a reparar nisto. Mas quem não acompanhei muito, sim, é motivo para ficar confuso! Daí achar estranho, ninguém do IM repara? Como pode ter sido aprovado um modelo que faz mal as previsões?

Outros sites de previsão, mesmo o outro modelo do IM, claro que apresentavam previsões diferentes, e que se vieram a confirmar: Grande swell de 4/5 m a chegar à Costa Ocidental com pico na manhã de hoje, Domingo.

Este modelo a que me refiro, a prever ondas de 1m e a diminuir!

WW3 em http://www.passageweather.com/

FntBa.png