O (Des)Modelo de Informação Costeira do IM

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
O IM tem no sector reservado para a parte Marítima um modelo que faz previsões da ondulação para várias praias em Portugal, incorporando no mesmo parâmetros específicos de cada local, como forma/orientação geográfica da praia, tipos de fundos, etc. O que deveria melhorar ainda mais a previsão. Porém, aquilo que observo desde há vários anos é que o modelo é muito fraquinho, erra constantemente para certo tipo de situações. Ora, este fim de semana foi um exemplo escandaloso. Comparemos a previsão do modelo e aquilo que se observou:

-Previsão Modelo IM:



Ondulação a baixar de cerca de 1,5m no Sábado para 1m no Domingo.

-Observação:



Ondulação a subir de 1,5m/2m até 4/5 m no Domingo.

Concluí-se que o modelo é mau, não representa claramente a realidade. Normalmente até defendo os profissionais do IM, mas neste caso, como é possível disponibilizar ao público um serviço destes? Como é possível terem aprovado/validado semelhante modelo? Não é a primeira vez que isto acontece...

Desconfio que o modelo subestima a "ondulação de fora" ou "swell", pois é nestes casos que o mesmo falha redondamente, como no caso que demonstrei. Quando a ondulação é gerada pelo vento local, o modelo até se comporta razoavelmente. Mas se assim for, não deixa de ser um erro grave, pois o modelo não detectou uma swell de 4/5m neste fim de semana... um modelo destes nunca pode ser utilizado, muito menos posto ao serviço da população!
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por acaso questionei-me disso, necessitei de ver os dados ainda ontem para saber quando era o pico da ondulação visto estarmos em alerta amarelo e reparei que estranhamente o pico da ondulação já tinha passado, que a ondulação iria diminuir ao longo da próximas horas, no entanto o alerta amarelo devido a ondulação tinha entrado horas antes em vigor.

Confuso ? Também eu fiquei :huh: :confused:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Confuso ? Também eu fiquei :huh: :confused:

Acabei por não ficar confuso, só porque há muito tempo que venho a reparar nisto. Mas quem não acompanhei muito, sim, é motivo para ficar confuso! Daí achar estranho, ninguém do IM repara? Como pode ter sido aprovado um modelo que faz mal as previsões?

Outros sites de previsão, mesmo o outro modelo do IM, claro que apresentavam previsões diferentes, e que se vieram a confirmar: Grande swell de 4/5 m a chegar à Costa Ocidental com pico na manhã de hoje, Domingo.

Este modelo a que me refiro, a prever ondas de 1m e a diminuir!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
WW3 em http://www.passageweather.com/

FntBa.png