O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Em Portugal há uns anos fazia-se o dobro ou o triplo dos exames complementares de diagnóstico que se fazem no resto da Europa. Estou a falar de exames de Imagiologia. A saúde privada ganhou fortunas com este desperdício.

No global o sector da saúde em Portugal está provavelmente sobredimensionado e no futuro em nome da organização e sustentabilidade defendo uma privatização parcial do SNS com extensão da ADSE a todos os portugueses.

Num sistema bem gerido a manutenção e construção seriam pagas com o dinheiro dos impostos sobre os veículos e combustíveis.

Temos mais de 10 auto-estradas desnecessárias. Até a necessidade de grandes obras emblemáticas como a ponte Vasco da Gama é duvidosa.

Vim cá só ver se andam todos bem por aqui, que com a esquerdalha no governo já sabemos que todo o tipo de desgraças podem acontecer. Repare-se que até o estado do tempo já reflecte esta desorientação. Nem frio, nem chuva e o Natal à porta. Se isto não é prenúncio do fim do mundo, não sei o que seja. :)

Vim cá só ver se andam todos bem por aqui, que com a esquerdalha no governo já sabemos que todo o tipo de desgraças podem acontecer. Repare-se que até o estado do tempo já reflecte esta desorientação. Nem frio, nem chuva e o Natal à porta. Se isto não é prenúncio do fim do mundo, não sei o que seja. :)

É o fim do mundo em cuecas! Até o Centeno vem enaltecer os esforços do anterior governo para manter o défice abaixo dos 3%!

os transportes públicos deviam ser gratuitos... contra o automóvel privado e poluição nas areas metropolitanas.

Abaixo a poluição nas áreas metropolitanas!!! Excepto nas centenas de dias por ano em que os transportes públicos estão em greve, aí cada um que se vire.

Espanha quase não tem portagens.

Se não há alternativa a algumas auto-estradas, deverão ser pagas? Para que serve o imposto automóvel?

Obviamente que os condutores devem pagar a utilização de autoestradas. Se não há alternativa, paga na mesma, eu se quiser ir aos Açores tenho que pagar uma viagem de avião, e não há alternativa.

Salário mínimo - 600 euros..

o quê, 600 euros?
300 euros não te chegam?
toma lá 150 e dá-me o troco?!...

Volto a perguntar, ainda nunca me respondeste. Alguém é obrigado a aceitar um contrato de trabalho com ordenado indigno?

Num mundo ideal, pagavamos menos impostos e os mesmos eram utilizados para nosso benefício sempre que recorressemos aos serviços públicos.

No mesmo mundo ideal, o Estado zelava para que todos os cidadãos tivessem acesso à serviços essenciais e não que andasse a atrapalhar a economia.

Num mundo ideal, o Estado não assumia encargos, sem que tivesse capacidade económica para os suportar.

No mundo real , pode -se aumentar tudo o que quiser por decreto ( salário mínimo, etc.) ou abolir tudo ( Portagens, taxas,impostos) , que se a economia estiver frágil, mal estruturada, os resultados líquidos dessas benesses valem zero, pois o que se ganhar por um lado, perde - se por outro, e isto é uma inevitabilidade.

Por isso, esta discussão de ter / não ter portagens, aumentar muito ou pouco salário mínimo ( um pequeno aumento é necessário mesmo) é completamente inócua.

Com os gigantescos encargos que o Estado Português e as empresas portuguesas têm assumido, não há dinheiro para mandar cantar um cego. Essa é a nossa realidade para as próximas décadas, infelizmente.

E se não tivermos Governos com juizinho, estamos todos verdadeiramente tramados. E isto é válido para o PS, o PSD ou qualquer outro partido.

Até já estava a ficar preocupado com a tua ausência, cheguei a pensar que ficaste doente com a possível derrapagem do défice :) Nunca tinha visto tanta gente de esquerda preocupadas com umas décimas do défice, estes dias tem sido históricos.

Agradeço a preocupação que acredito ser profundamente genuína. Esta época é muito agitada por estes lados. E agora com este governo, mal tenho tempo para gastar convenientemente o dinheiro a rodos que está a ser distribuído. Quanto à preocupação com o défice, porque haveria de existir? Se nunca foi cumprido nos últimos anos, qual o problema se não fosse/for mais uma vez? Os anglo-saxónicos dizem 'Third time's a charm'. A 'third' não foi, talvez seja a 'fourth'. :)

• Gosto
Reactions: AnDré
Numa das empresas onde trabalhei pagavam-me um seguro de saúde privado acho que da medis ou sei lá...
Mandei tirar isso, não aceito serviços de saúde privados nem que sejam oferta.

Falas, falas mas a mim não me convences com essa, nem com essa nem com outras que mandas para aqui. Mandaste tudo fora, nem foste à consulta médica da Médis/K-Med ou outras do género, disseste logo, rescindo aqui o meu contrato que sou contra os serviços de saúde privados.

Nem preciso de ir ao dentista que vou ali ao "Mata- Mulas" que ele faz o serviço todo.

• Gosto
Reactions: AnDré
Eu sou a favor do serviço utilizador - pagador, exceto em serviços essenciais para a população .

Na questão das auto estradas, por princípio, sou a favor de portagens, tenha ou não alternativa ( mas com valores adequados à nossa realidade sócio - económica) .

O despovoamento das aldeias do interior ( não das maiores cidades e vilas) tem ocorrido ao longo dos anos imparavelmente, mesmo com investimentos e quando não havia portagens.

Tenho feito algumas viagens pelo interior de Espanha e vejo o resultado: tirando as grandes cidades, as pequenas Aldeias e vilas do interior estão todas em despovoamento acelerado, algumas parecem mesmo localidades fantasma e pior até do que cá no interior. Não lhes vale absolutamente de nada as auto - estradas sem portagens.

Fala - se que a Via do Infante e auto- estradas do interior não têm alternativas. Gostaria que conhecessem as alternativas da A3, A4,A7,A28, etc. E vissem o que é o trânsito caótico, milhares de cruzamentos e rotundas, mau piso, percursos que podia fazer em 15 m faz- se em 1h 30 m, de bater com a cabeça na parede.

E como se não bastasse, a maior parte da alternativa só se pode andar a 50 km / h ( e agora há radares , vejo a GNR com radares montes de vezes ; quem estiver com muita pressa, depois recebe em casa o bilhete premiado com a multa) .

Cada vez mais Marcelo se perfila como o candidato de todos os portugueses.

Segundo a ultima sondagem, a maioria dos eleitores de esquerda ( PS, PCP e BE) vão Votar marcelo.

No fundo, uma boa parte do eleitorado de esquerda não confia no Governo AC e pretendem um presidente de outra área política para o controlar.

E sinal que estamos a ficar uma democracia mais madura, parabéns aos eleitores de esquerda que se revelam ser democratas.

Não me recordo de te indignares do seguro chamado ADSE a que só funcionários públicos tem direito, que suportou quase metade das receitas do sector privado de saúde na última década (40 mil entidades privadas) parcialmente financiado pelo orçamento, os restantes contribuintes, a quem lhes era vedado o acesso a tal regalia.
E só nos últimos anos é que se equilibrou essa injustiça. Para grande irritação, quer da saúde privada quer ... dos sindicatos do sector público.

Mas claro !
Até eu, que por razões óbvias, usufruo do ADM (igual à ADSE, no ramo militar) acho que tal constitui um lucro enorme para o Estado.
Tal e qual como um seguro, até à hora de ser activado, tudo o que a seguradora recolhe é lucro, e dificilmente o titular do seguro consegue amortizar a totalidade do valor pago em algum tratamento ou conjunto deles, a não ser que fique internado durante bastante tempo. Mas é como um seguro: não se pode adivinhar o que nos irá acontecer e, como tal, o ADM/ADSE poderão ser-nos úteis se adoecermos gravemente, mas até lá NUNCA É PREJUDICIAL AO ESTADO.

Das contas que eu fiz, estou longe de cobrir em amortizações o que pago de ADM. Não chego a amortizar 30 %... mas um dia pode ser-me útil. Tal como os anos todos de seguro automóvel que paguei até hoje sem ter tido acidentes. Mas se tivesse havido...

Trata-se apenas de providência. E o Estado agradece. A ADSE e o ADM não são «ofertas». São cerca de 4 % do vencimento anual bruto pago para esse efeito e que dificilmente se amortizam, a não ser que se tenha um tratamento dispendioso ou se passe o ano a ir ao dentista para ter descontos.

Aqui trata-se da mesma situação de fazermos um seguro de saúde por nossa conta, não existe propriamente um prejuízo para nenhuma das partes.

Salário mínimo - 600 euros..

o quê, 600 euros?
300 euros não te chegam?
toma lá 150 e dá-me o troco?!...

É muito bom prometer números vistosos quando não há condições para tal... Há muitos empresários que se aumentassem como se quer o ordenado mínimo, não teriam hipóteses de continuar.

Ninguém aqui quer miséria e acho que se dependesse de todos o ordenado mínimo obviamente subiria.

Mas não precisas de pensar baixo. Se fizeres e lutares mais do que a média, o salário mínimo não será para ti durante muito mais tempo e terás condições de evoluir.

Estado
Fechado para novas mensagens.