O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O PS, para sobreviver politicamente a médio prazo, tem que resistir à tentação de se coligar negativamente com os radicais.
Mas não vai ser fácil, a pressão dos radicais vai ser forte, a Catarina está com o moral em alta. Felizmente os dois juntos não fazem um governo, precisando de mais alguém.
O PCP não se mete nisso, senão perdia a autoridade moral que julga ter, por nunca ter tido o poder. Não se sabem ainda os resultados finais, mas o tonto do Livre também já anda em bicos de pés, espero eu que não seja necessário para nada.
Com isto tudo, assim que possível, estamos em eleições.
Não me admira que o PS e PSD se entendam Off the record com algo como : agora viabilizam orçamentos um ou dois anos, e depois é o próprio PSD a pedir uma moção de confiança a meio do mandato, e é chumbada, sendo que nesse caso o ónus da instabilidade seria dividido irmamente, o que é diferente de uma moção de censura.
Enfim, aguardemos pelos próximos capítulos.

• Gosto
Reactions: MSantos
E não podem exagerar na dose, um governo bloqueado, instabilidade política e alguma turbulência financeira, seria passadeira estendida para uma maioria de direita em novas eleições.
Aí sim, os portugueses já votariam com medo. Não é fácil a vida do próximo governo, mas também não é nada fácil a posição do PS, que pode ser "pasokistado" pela extrema-esquerda.

Um governo minoritário é um governo a prazo. Só se está à espera do momento certo para que o governo caia. Se Portugal fosse a Grécia ainda se veria o PDR como governo (medo) :D

Costa não se demite ( nem se demitiria), mas será desafiado internamente nos próximos dias.

Na minha opinião, o PS vai apresentar uma proposta de acordo parlamentar a coligação nos próximos dias.

Entre a espada e a parede. Se concordar com o PSD perde o seu intuito como oposição. Tramado :D

nenhum governo de minoria conseguiu a reeleição: só o de 1987, em contexto de entrada massiva de fundos europeus.

Nenhum dos outros conseguiu, ainda menos se for para continuar a destruir como é o que vai fazer o próximo.

O povo é soberano, o povo votou e o seu voto decidiu que a coligação PaF fosse o projeto político vencedor.

Vários leituras são possíveis, vários cenários se colocarão. Uma coisa é certa, PSD e CDS foram transparentes, apresentaram-se como coligação, assim como a CDU. Qualquer outra coligação que se apresente agora, falha em termos de transparência.

Quem não votou, que agora não venha queixar-se deste ou daquele, desta ou daquela medida.

Já houve governos minoritários no passado e regra geral, conseguem maiorias se forem forçados pela oposição, por isso cuidado oposição! Trabalhem juntos, por um Portugal melhor, isso sim vale a pena!! :)

Para mim os portugueses quiseram transmitir as seguintes mensagens:

-PSD/CDS
Não gostámos da vossa legislatura. Mas como foram condicionados pelo entendimento com a troika, merecem uma nova oportunidade. Mas com juízo!

-PS
Não acreditamos no vosso programa, nem na vossa forma de fazer política. Tenham ainda mais juízo!

-CDU
Reforçamos o apoio à esquerda, fazem falta. Mas têm de ser mais modernos e deixarem-se de cassetes! Somos da união europeia e queremos continuar a sê-lo.

-BE
Merecem o nosso reforço, em particular pelo trabalho e dedicação nas comissões políticas. Sois mais radicais que modernos, mas aquilo da grécia é mesmo para esquecer! Não queremos syrizas em Portugal.

Vendo o discurso da PàF. PP congratula-se da coligação ter sobrevivido a uma legislatura (1ª vez que acontece). Se tivesse sido por ele, a exceção nunca tinha aparecido :rolleyes:

Vendo o discurso da PàF. PP congratula-se da coligação ter sobrevivido a uma legislatura (1ª vez que acontece). Se tivesse sido por ele, a exceção nunca tinha aparecido :rolleyes:

Ainda me lembro quando o centro de sondagens da Universidade Católica ( de longe o melhor que existe em Portugal), deu uma vantagem de 7 pontos a coligação e foi a risada ( ignorante, pois desconhecem quem trabalha bem em Portugal) de certa esquerda.

Como eu tinha dito, há uma maioria silenciosa em Portugal, que trabalha, paga impostos,e uma parte importante da sustentabilidade económico - financeira do país e que não vive a custa de subsídios, na rua a manifestar - se ou a atirar pedras ou a passar o tempo todo num sofá a blogue.

E a coligação não teve maioria absoluta, pois uma parte importante dessa maioria silenciosa votou PS, chateados de forma egoísta com os cortes que lhe foram aplicados.

E foi esse grupo que permitiu que o PS não tivesse um resultado humilhante, pois a esquerda foi a debandada total para o bloco.

Agora, como deve ser num país democrático, moderno e europeu, o Presidente da República deve convidar o partido mais votado a formar governo ( PSD/ Paf) , que como não tem maioria deverá propor um acordo ( parlamentar ou de governo) ao partido ideologicamente mais próximo ( o PS) . E seguir rapidamente em frente, porque o país precisa de produzir e não embrenhado - se em tretas político - partidárias destinadas a distribuir tachos.

:D
Eu bem desconfiava que me ia rir. Só não julguei que fosse logo esta noite. Tanto boy esperançado e tantos outros desiludidos.
Coitado do Cavaco que já estava de roupão e chinelos e dão-lhe água pela barba até ao fim. Very interesting times ahead, without a doubt. Há que reforçar o stock de pipocas.
Melhor notícia da noite: o bronco do Marinho a ver navios. Oh, yeah!

Eu acho uma piada, de rebolar a rir, ouvir certos juristas constitucionalistas, e partidos de esquerda, afirmarem a pés juntos, que a coligação não tem condições/direito de formar governo. Isto porque, deslumbrem-se, na verdade a esquerda teve maioria.

Meus caros, peguem numa calculadora e verifiquem que daqueles que votaram:

- 90% dos portugueses não quer o BE a governar.

- 90% dos portugueses não quer a CDU a governar.

- 67.5% dos portugueses não quer o PS a governar.

- 39% dos portugueses quer a coligação PAF a governar!

Apenas 2 coligações se apresentaram a votos.

Se a esquerda quisesse mesmo governar, porque não se coligou? Não se aturam entre si?
Temos pena..

Tenho pena de quem votou em partidos da treta, em branco ou nulo. Devem sentir-se felizes pela pegada ecológica que deixaram. Se foram a pé, estão perdoados!

Se foram votar para levar a esferográfica pra casa, ou para fazer desenhos sobre o marinho pinto, têm o meu apoio. Afinal a esferográfica é de todos e daqui a 4 anos já não ia escrever bem! :)

O que são partidos da treta? Gostava de saber para ver se não voto em nenhum. :)

Estado
Fechado para novas mensagens.