O Estado do País 2016

Num cenario de novo resgate parece me que a melhor opcao passa por um Governo de Bloco Central mas ha outro problema, nao sei se o Seguro tambem tera coragem... talvez o Francisco Assis...

A divida e controlavel se se reduzir a pensao media dos actuais cerca de 1300 euros para uns 1200 ou 1150... isto implica tambem cortar nas pensoes mais altas do funcionalismo publico... Passos tentou mas o TC bloqueou... talvez seja tambem necessario despedir directamente alguns milhares da funcao publica fazendo reformas em alguns ministerios... isto so me parece politicamente possivel com um Governo PS+PSD+CDS.

verao Portugal como um pais que tinha saido do programa e estava bem e depois estragou tudo outra vez... fora de Portugal na Europa nao gostam de coitadinhos nem de chorinhos e fados e desgracas, nao ha ca prantos...

Amanhã deve ser o penúltimo dia de 2016, portanto estamos em quase 2017.
Não estamos em outubro de 2015.

Neste momento o caminho esta tracado e so o PR podera evitar uma desgraca enorme. Tera coragem?

aqui está um verdadeiro problema... terá o PR coragem de demitir o governo do PS quando o PSD for outro?

Costa não é parvo nenhum e sabe a resposta.
Jerónimo também sabe muito bem qual é o verdadeiro rebelo de sousa.

Daí que ninguém anda aqui a dormir.

Crescimento para Espanha... fala-se em 3.2%. Défice de 4.6%? Talvez. Mas está tremido.

Não:

https://eco.pt/2016/09/27/espanha-defice-do-estado-dispara-em-agosto-e-fura-meta-anual/

Sim:

https://eco.pt/2016/12/28/espanha-cumpre-meta-do-defice-pela-primeira-vez-desde-2010/

Para o ano é imposto um teto de gastos (118MM de euros; -5000 MM que este ano), sobe o SMN em 8% e os também sobem os impostos para arrecadar mais 7500 MM. Objetivo do défice? 3.1%.

60 milhões de turistas visitaram Espanha até Setembro. Subida de 10%.

Aumento recorde das exportações mas a balança comercial continua cronicamente negativa. O tempo das vacas gordas já passou (incluindo para PT):

xVQMhm1.png

O consumo interno está a ser parte do motor da economia. Em PT é algo como 66% do PIB. Em Espanha é 58% mais coisa menos coisa. O AC escolheu o país errado para a estratégia 'milagrosa'.

KXVaPWU.png

---

Quando os juros subirem vai-se voltar a 2011. PT não vai cair sozinho. Porque é que se está sempre a fazer referência a essa premissa irrealista?

8f1Q8SO.png

Última edição: