O Estado do país 2026

-> https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/mulheres-estrangeiras-fazem-quase-40-dos-abortos

O número de abortos em Portugal realizados em 2024 em estabelecimentos de saúde públicos e privados foi de 18 601.
Esta subida recente, após a pandemia de covid-19, está em parte assente na população imigrante, com 7163 das IG por opção da mulher em 2024 a serem feitas por estrangeiras, representando 39,6% do total.
Brasileiras, angolanas e cabo-verdianas são as estrangeiras que mais abortos realizam.

Seria muito importante conhecer a percentagem dos pró-vida cuja indignação habitual não seria expressa.

Na última semana, o preço do gasóleo subiu 2 cêntimos e o da gasolina 1 cêntimo em Ayamonte. Por cá, espera-se uma descida do gasóleo a rondar os 3 cêntimos e uma subida de 2.5 cêntimos na gasolina, amanhã.

Em Portugal, sobe sempre mais que na Espanha e desce menos que na Espanha. :D

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Ainda ontem estava em conversa com familiares e parece-me que de facto o custo de vida em Portugal (que incluiu obviamente gastos variados como habitacao) é o problema mais grave a afetar o país nas últimas decadas. A situacao está fora de controlo. Eu quando comparo os precos dos produtos com outros países da Europa e os salários que se auferem em Portugal, a situacao é dramática. E as solucoes nao sao faceis. Aumentar os salários nao iria ajudar, alias só iria ainda puxar mais pela inflacao, portanto a solucao tem de estar do lado da oferta. Alguma coisa tem de ser feita para diminuir os precos e o custo de vida. Acabar com os monopolios dos supermercados, combater os interesses instalados, reduzir de forma brutal a carga burocratica nas importacoes,...
A habitação é um problema grave em Portugal, mas em países ricos (e estou a incluir-nos em termos globais) as pessoas gastam uma percentagem bem menor do seu dinheiro em alimentação básica do que se possa pensar, mesmo no auge da inflação em 2023 que aumentou e muito o preço dos alimentos e portanto o peso destes gastos só 27 % dos rendimentos eram usados a comprar comida em supermercados. Não estou a dizer que é uma coisa irrelevante, claro que não, mas de certa forma parte da resposta para "como podem os portugueses aguentar receber tão mal mas no supermercado as coisas básicas custarem o mesmo que em países bem mais ricos?!" é simplesmente "porque os portugueses gastam uma proporção maior em pequenos luxos como ir jantar fora ou ir beber uns copos (coisas que são bem mais baratas cá) e menor a comprar ovos e leite do que admitem nas queixas do dia-a-dia, talvez até do que admitem a si próprios"

Os salário mais baixos em Portugal têm crescido muito acima da produtividade, o custo de vida está pela hora da morte, a produtividade baixou em 2025, começam a surgir sinais preocupantes na concessão de créditos, a população não está absolutamente nada predisposta a aceitar um aperto de cinto… não falo dos mais carenciados mas sim de uma certa classe média e média-alta que foi criada pelo Estado e vive do Orçamento de Estado…
Não é por acaso que os portugueses estão mais endividados e a pedir mais dinheiro ao banco. Nem a classe média já consegue ter uma vida decente. Nota-se claramente que os preços estão a subir e desde há muito tempo para cá que temos preços iguais ou mais elevados que Espanha, onde os salários não se comparam.

Ainda assim, acho que este endividamento se deve principalmente à concessão de créditos à habitação, que têm vindo a aumentar, pois claro. O Banco de Portugal já veio dizer que está a ponderar colocar um travão na obtenção de créditos porque estão a levar famílias e jovens a endividar-se. Se a situação continuar a piorar e houver subida das taxas de juro, não sei como muita gente vai aguentar.

Faz-me confusão o facto do governo continuar a reforçar a medida da garantia pública do estado quando já se viu que está a colocar ainda mais pressão num mercado onde o problema está na oferta. Além de contribuir para que os preços batam recordes, contribui para que as pessoas se endividem, o que num contexto de uma possível crise como o atual, não me parece que dê bom resultado.

Na última semana, o preço do gasóleo subiu 2 cêntimos e o da gasolina 1 cêntimo em Ayamonte. Por cá, espera-se uma descida do gasóleo a rondar os 3 cêntimos e uma subida de 2.5 cêntimos na gasolina, amanhã.

Em Portugal, sobe sempre mais que na Espanha e desce menos que na Espanha. :D
Eu meto gasolina em Espanha, a vantagem de morar perto da fronteira...
Lá 1:56€, enquanto que cá ronda os 2€...

Última edição:
Não é por acaso que os portugueses estão mais endividados e a pedir mais dinheiro ao banco. Nem a classe média já consegue ter uma vida decente. Nota-se claramente que os preços estão a subir e desde há muito tempo para cá que temos preços iguais ou mais elevados que Espanha, onde os salários não se comparam.

Ainda assim, acho que este endividamento se deve principalmente à concessão de créditos à habitação, que têm vindo a aumentar, pois claro. O Banco de Portugal já veio dizer que está a ponderar colocar um travão na obtenção de créditos porque estão a levar famílias e jovens a endividar-se. Se a situação continuar a piorar e houver subida das taxas de juro, não sei como muita gente vai aguentar.

Faz-me confusão o facto do governo continuar a reforçar a medida da garantia pública do estado quando já se viu que está a colocar ainda mais pressão num mercado onde o problema está na oferta. Além de contribuir para que os preços batam recordes, contribui para que as pessoas se endividem, o que num contexto de uma possível crise como o atual, não me parece que dê bom resultado.
Além de que se um dia a coisa virar para o torto, as garantias entram na dívida pública e quem é o povo todo

• Gosto
Além de que se um dia a coisa virar para o torto, as garantias entram na dívida pública e quem é o povo todo
Acho que é uma questão de tempo até dar para o torto. É muito complicado resolver uma crise na habitação como a que o país vive, mas era desnecessário atirar mais "achas para a fogueira".

Ainda assim, vimos as cidades onde existe maior pressão a dar à luz hotéis como se não houvesse amanhã. Se o turismo também entrar em crise, não sei o que será disto.

É-se judeu (apenas) pela ascendência materna, não interessando o tempo (literalmente) nem a adoção de outra religião por parte dos ascendentes. Quem pode, deve fazer a árvore genealógica.

Lá o mercado da construção de habitações é altamente dinâmico, com a construção periódica de novos empreendimentos. O clima do interior de Israel é bem conhecido do típico português continental.

A ausência de ligação à região em nada interessa. Se uma ascendente de há 400 anos atrás foi judia, é possível reclamar o pedaço da terra prometida. Os homens terão que fazer um certo procedimento médico.

Dupla cidadania também é interessante. Emigra-se bastante em Israel.

Última edição:
Montenegro (e o Governo português em geral) foi comprometido pelos russos? Esta mudança de opinião tão drástica numa altura em que a Rússia está no seu pior momento desde que começou a guerra (em grande parte devido aos avanços impressionantes na indústria militar ucraniana nos últimos meses) leva-me a essa conclusão. -> Mesmo que fosse só consequência da estupidez do Montenegro teríamos entretanto o ministro dos negócios estrangeiros, Paulo Rangel, a contradizer as afirmações do primeiro-ministro, o que até ao momento não aconteceu.
https://expresso.pt/politica/2026-0...to-diplomatico-na-europa-3ccafae4#comentarios

Mais um ponto negro a acrescentar aos muitos que este Governo já leva... e eu votei na AD há pouco menos de um ano. :facepalm:

• Gosto
Reactions: hurricane
Montenegro (e o Governo português em geral) foi comprometido pelos russos? Esta mudança de opinião tão drástica numa altura em que a Rússia está no seu pior momento desde que começou a guerra (em grande parte devido aos avanços impressionantes na indústria militar ucraniana nos últimos meses) leva-me a essa conclusão. -> Mesmo que fosse só consequência da estupidez do Montenegro teríamos entretanto o ministro dos negócios estrangeiros, Paulo Rangel, a contradizer as afirmações do primeiro-ministro, o que até ao momento não aconteceu.
https://expresso.pt/politica/2026-0...to-diplomatico-na-europa-3ccafae4#comentarios

Mais um ponto negro a acrescentar aos muitos que este Governo já leva... e eu votei na AD há pouco menos de um ano. :facepalm:

O que as pessoas acreditam ou querem acreditar por vezes é muito diferente da realidade -> https://news.err.ee/1610008465/pres...-a-mistake-at-the-start-of-the-war-in-ukraine & https://www.pravda.com.ua/eng/news/2026/04/28/8032223/

A noção de que a guerra é um buraco negro de dinheiro já existe há algum tempo mas piorou após o abandono da 'solidariedade' dos EUA. Como politicamente não é muito favorável, fica-se calado. Obviamente.

Atualmente a guerra é um triturador de soldados. Para uns é conveniente e para outros não. A UE dificilmente receberá tudo o que emprestou e vai emprestar à Ucrânia. A constatação/normalização desse facto, como tantos outros, começará por notícias 'aqui e ali' e eventualmente alguém admitirá (ainda ninguém teve coragem para denunciar o gamanço generalizado que existe na Ucrânia).

Como escrevo há anos, a guerra é da maior burrice que há.

A vasta maioria dos componentes das armas ucranianas vêm do exterior. Drones (marítimos, aéreos e terrestres) em miniatura dão bem menos vantagem do que se pensa, especialmente quando a Rússia basicamente já tem a mesma capacidade. Navios ucranianos não são afundados porque estão bem longe do país, por exemplo.

Última edição:

Além da aproximação à Administração do Trump, o que faltava agora era haver também aproximação com a Rússia. É verdade que os EUA são um aliado importante, mas não é por causa disso que outros países como a França, Alemanha, Espanha etc. têm deixado de criticar o que o atual presidente está a fazer.
Sinceramente, se fossêmos a eleições novamente, não sei se este governo teria alguma hipótese. Não é que haja grandes alternativas, mas entre promessas vazias a este tipo de declarações, há pouco de bom a retirar deste governo até agora. Anunciar obras para atirar areia para os olhos das pessoas é fácil, o problema é fazer.

Felizmente não votei AD e estou de consciência tranquila em relação a isso. Ainda assim, sou representado por um governo no qual não me revejo em nada nestes casos, e também sofro as consequências das medidas que têm tomado.

Vejam lá se no caso dos combustíveis não têm aproveitado as poucas descidas das últimas 2 semanas para subir logo o ISP. :D

Agora querem que as pessoas tenham seguro obrigatório nas casas para as catástrofes. Realmente, temos salários excelentes e um custo de vida baixo para pagar ainda mais um seguro.
Na 3ª feira vi uma reportagem na zona de Leiria onde uma senhora dizia que tinha feito seguro por prevenção e que até agora ainda não tinha recebido dinheiro nenhum para recuperar a sua casa.

É só coisas para nos irem à mala.

O que as pessoas acreditam ou querem acreditar por vezes é muito diferente da realidade https://news.err.ee/1610008465/pres...-a-mistake-at-the-start-of-the-war-in-ukraine & https://www.pravda.com.ua/eng/news/2026/04/28/8032223/

A noção de que a guerra é um buraco negro de dinheiro já existe há algum tempo mas piorou após o abandono da 'solidariedade' dos EUA. Como politicamente não é muito favorável, fica-se calado. Obviamente.

Atualmente a guerra é um triturador de soldados. Para uns é conveniente e para outros não. A UE dificilmente receberá tudo o que emprestou e vai emprestar à Ucrânia. A constatação/normalização desse facto, como tantos outros, começará por notícias 'aqui e ali' e eventualmente alguém admitirá (ainda ninguém teve coragem para denunciar o gamanço generalizado que existe na Ucrânia).

Como escrevo há anos, a guerra é da maior burrice que há.

A vasta maioria dos componentes das armas ucranianas vêm do exterior. Drones (marítimos, aéreos e terrestres) em miniatura dão bem menos vantagem do que se pensa, especialmente quando a Rússia basicamente já tem a mesma capacidade. Navios ucranianos não são afundados porque estão bem longe do país, por exemplo.
Não preciso de "acreditar" neste momento @Orion , basta olhar para aquilo que a larga maioria de nacionalistas (blogues militares) russos está a dizer neste momento em relação à guerra da Ucrânia para perceber que a situação atual é bem má para a Rússia. :rolleyes:

Última edição:
Não preciso de "acreditar" neste momento @Orion , basta olhar para aquilo que a larga maioria de nacionalistas (blogues militares) russos está a dizer neste momento em relação à guerra da Ucrânia para perceber que a situação atual é bem má para a Rússia. :rolleyes:

Não conseguir conquistar mais território é bem diferente de perder o que foi conquistado.

Os nacionalistas russos, no cerne, lamentam a primeira parte da anterior frase.

Com os ataques às refinarias e às fábricas de armamento, atinge-se a (capacidade para financiar a) produção. Daí até a Ucrânia ter capacidade real para reverter perdas, falta um passo de gigante.

A piada é que quando a Rússia conquistava uns 500 quilómetros quadrados de território era ridículo porque o país é colossal. Agora que os ucranianos conseguiram fazer o mesmo, de alguma forma isso mostra o seu poderio.

E o burro sou eu, já o Scolari dizia.

Última edição:
  • Revirar os Olhos
Além da aproximação à Administração do Trump, o que faltava agora era haver também aproximação com a Rússia. É verdade que os EUA são um aliado importante, mas não é por causa disso que outros países como a França, Alemanha, Espanha etc. têm deixado de criticar o que o atual presidente está a fazer.
Sinceramente, se fossêmos a eleições novamente, não sei se este governo teria alguma hipótese. Não é que haja grandes alternativas, mas entre promessas vazias a este tipo de declarações, há pouco de bom a retirar deste governo até agora. Anunciar obras para atirar areia para os olhos das pessoas é fácil, o problema é fazer.

Felizmente não votei AD e estou de consciência tranquila em relação a isso. Ainda assim, sou representado por um governo no qual não me revejo em nada nestes casos, e também sofro as consequências das medidas que têm tomado.

Vejam lá se no caso dos combustíveis não têm aproveitado as poucas descidas das últimas 2 semanas para subir logo o ISP. :D

Agora querem que as pessoas tenham seguro obrigatório nas casas para as catástrofes. Realmente, temos salários excelentes e um custo de vida baixo para pagar ainda mais um seguro.
Na 3ª feira vi uma reportagem na zona de Leiria onde uma senhora dizia que tinha feito seguro por prevenção e que até agora ainda não tinha recebido dinheiro nenhum para recuperar a sua casa.

É só coisas para nos irem à mala.
Sem dúvida