Sleet
Cumulus
Para a situação actual já vai tarde. Que fique pronta a tempo da próxima, atenuaria bastante os efeitos das cheias no Baixo Mondego, a Aguieira passaria a ter uma "ajuda". Perderam-se 10 anos porque o PS se quis vender ao Bloco.
Lamento ir aqui contra a corrente, mas tenho imensas reservas em relação à construção desta barragem, muito próxima a áreas importantes de produção vinícola da Região Demarcada do Dão e a duas dezenas de quilómetros do maciço central da Serra da Estrela - ambos aspetos mencionados no Estudo de Impacto Ambiental, mas muito pouco detalhados, como se ir mais a fundo nessas questões pudesse forçar uma decisão desfavorável. O que diga-se, não é propriamente surpreendente, se nos lembrarmos que o EIA e a DIA são de 2010, daquela mesma altura em que um futuro presidiário era PM e se emparedou o vale do Tua e se cometeram outros tantos atentados ambientais.
Para o Baixo Mondego vai ser uma maravilha, e Coimbra tem peso suficiente para que este projeto vá em frente, mas para a zona onde vai ser construída praticamente só vejo desvantagens. E por muita pena que tenha dos milhares de pessoas afetados na zona de Coimbra e Montemor de 10 em 10 anos, também tenho pena doutros tantos milhares que vão ser diretamente afetados e de forma permanente.
Na restauração, então, um fartote!