Portugal não pode ter déficit e quanto mais altos estão os preços mais o Estado arrecada. Ninguém sabe como gerir seja o que for há desperdícios brutais nas autarquias, Saúde ou Educação. Não estou a falar de cortar salários, pelo contrário, com boa gestão até podem subir, e muito. Falo de coisas como o Estado pagar uma renda enquanto na mesma cidade tem um edifício fechado, sem aproveitamento. Ou ter um Hospital que compra materiais caros, quando poderia comprar a outra empresa a mesma coisa mais barata. Há tanto, mas tanto dinheiro mal gasto! Apenas nos anos da troika se fez alguma coisa, muito ténue, e em cima do joelho, mas já se reverteu tudo. Se fores a ver as actividades profissionais dos políticos e familiares percebes por que razão quase ninguém quer reformar o Estado, perdiam os rendimentos! Contudo a situação não pode continuar assim muito mais tempo, os jovens vivem pior que os pais e a economia não cresce o suficiente para no futuro a Segurança Social ser sustentável, um dia Portugal levará um abanão, poderá ser por exemplo com uma crise no turismo ou uma crise financeira. E o Chega não é resposta, o único partido que tem ideias boas para a economia e reforma do país é a Iniciativa Liberal.Num país onde cada vez se produz menos e se importa cada vez mais, não se pode esperar outro cenário. E ainda há uns dias colocaste uma notícia sobre isso.
Penso que sempre foi assim, estamos habituados a "apertar o cinto" e somos um povo muito sereno.
Basta ver pelo caso dos combustíveis, o governo diz que não pode descontar mais devido às regras da UE, mas depois temos um país ao lado onde o mais importante é proteger o consumidor e que se está nas tintas para os limites impostos pela UE. Entre Espanha, há outros.
Entendo que não se queira incentivar o uso de carro, mas a maior preocupação com os atuais preços nem é essa. O INE confirma que os preços já começaram a subir devido aos combustíveis. Esta crise tem de tudo para ser pior que a de 2022 e estou curioso para saber o que será feito pelo nosso governo para proteger o consumidor.
Até agora, apenas tenho visto o nosso PM a dizer que o país está muito melhor devido à governação dele. Só não sei em que realidade é que ele vive, mas na minha não é de certeza.
PS: os deputados que metem no Alentejo e no Algarve são poucos e são escolhidos pelo partido. Se vão contra o partido, sofrem as consequências. O que é certo é que o Algarve e o Alentejo estão super esquecidos e desprezados, elegem poucos deputados, contam pouco, muitas autarquias servem apenas para distribuir empregos por amigos e organizar festas. Uns partidos regionais como há em Espanha talvez abanassem o sistema…
Última edição:

Se for criado um novo governo de direita (PP+VOX) como consequência dos resultados das próximas eleições (o que, neste momento, é quase certo que vai acontecer), esse tal crescimento económico irá à vida, porque o novo Governo irá imediatamente "fechar a porta" aos fluxos de imigração registados durante o governo de Sánchez.