O Estado do país 2026

Eu vi o print e ela só tinha partilhado com amigos chegados há uns tempos. Alguém deu leak no twitter há uns dias. Ela pediu para apagar. Apagaram. Mas hoje a CS descobriu.

Ah, ok. Não estava a par. Desde dia 26 de Dezembro que não tenho acompanhado nada. Obrigada por esclareceres.

Os meus pêsames, Cláudia. Infelizmente também sei o que é negligência hospitalar. É um assunto de que se fala pouco, tendo em conta o quão frequente é.

Muito obrigada. Não sei se a palavra correcta será negligência. Eu diria mais 'descaso'. Foi o que eu senti. O meu pai teve uma vida longa e boa e estou muito grata por isso mas não merecia os últimos dias que teve. E a dor da perda a juntar a esse descaso custa mais ainda.

Isto é mau a muitos níveis, mas para além da questão óbvia de "Porque raio é que ele está a dizer que o Ventura está moderado só porque disse menos parvoíces nos últimos dias?!" eu relembro que o Ventura nem sequer está em posição de ir à segunda volta nas últimas sondagens! Que os jornalistas gostem de pôr tudo à volta dele e do Chega desde que ele tinha 5 % das sondagens eu ainda posso entender porque vende, mas o Cotrim tinha que ter tido a inteligência de ter respondido "Não têm visto as sondagens? Vão mas é perguntar ao Ventura se me apoia contra o Seguro!"
A resposta correcta seria essa mesma, mas na tentativa de apanhar votos ao Ventura meteu "os pés pelas mãos". Veremos o efeito que estas declarações terão no resultado final, sendo que até pode ter um impacte positivo - pela primeira vez na História da Democracia portuguesa, uma candidatura apoiada exclusivamente pela IL abre todos os telejornais, e ao contrário de todas as anteriores eleições desde 2019 não é André Ventura que tem estado na ribalta durante esta campanha.

Já o caso dos alegados piropos ordinários à assessora não lhe vai tirar um único voto.

As tracking poll são interessantes de seguir, mas tenho sérias dúvidas que em 3 dias um candidato perca 3% das intenções de voto. A sondagem de amanhã deverá dar um cenário mais realista.
Em 2022, o PS subiu 3% de dia 21 para 24 de janeiro, enquanto o PSD desceu o mesmo valor. De dia 24 a dia 30 (eleições) o PS subiria ainda 5%. Acho completamente natural o que se passou, tendo em conta a proximidade às eleições.

As tracking poll são interessantes de seguir, mas tenho sérias dúvidas que em 3 dias um candidato perca 3% das intenções de voto. A sondagem de amanhã deverá dar um cenário mais realista.
As variações de um dia para o outro são ruído estatístico, mas de 3 em 3 dias aquilo renova tudo e funciona como uma sondagem tradicional

Já o caso dos alegados piropos ordinários à assessora não lhe vai tirar um único voto.
Vale o que vale, mas Cotrim ganhou 3 mil seguidores só ontem no instagram. Isto foi o "episódio da azia" dele.

Há 4 dias alguém no reddit insinuava que Cotrim era um atiradiço. Também vale o que vale:
0M1Cz9W.jpeg

Isto não vai ficar por aqui.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Vale o que vale, mas Cotrim ganhou 3 mil seguidores só ontem no instagram. Isto foi o "episódio da azia" dele.

Há 4 dias alguém no reddit insinuava que Cotrim era um atiradiço. Também vale o que vale:
0M1Cz9W.jpeg

Isto não vai ficar por aqui.

Nunca alguém perdeu um único voto por ser "atiradiço". Num país com um eleitorado tendencialmente machista, como é Portugal, até é mais provável que o faça ganhar votos.

Há vários casos, o mais famoso o de Trump, em que as acusações de má conduta eram de facto muito mais graves e que não tiveram qualquer influência negativa. E até permitem que o candidato se faça de vítima e que responsabilize os adversários por lhe estarem a montar uma cabala.

PS: A acusadora é advogada, e pelos vistos uma das melhores da sua geração. A qualidade do português do texto em que ela acusa o Cotrim revela muito sobre o estado do nosso sistema de ensino...

Entre o Seguro e o Ventura, o Cotrim vota Ventura. Mas houve ou há dúvida?

O apelo aos votantes do Ventura não é de agora. Ao longo da campanha foi dizendo coisas semelhantes (ex: imigração que quiçá é o ponto mais polémico e ultrapassa a saúde) mas o estilo de intelectual e dicção mais cuidada até o protege porque para todos os devidos efeitos o bronco é o Ventura. É uma indignação tardia e um bocado desconcertante.

O problema é que por vezes se pensa de mais. Tanto se quer dizer a resposta ponderada, certa e por vezes convenientemente vaga que acaba mal.

Ventura a PR com Cotrim a PM ou o inverso não seria assim tão descabido. Têm prioridades diferentes e complementares.

O Cotrim quer passar por homem do povo mas é literalmente o oposto. É tão ou mais elite que o MM.

Última edição:
Entre o Seguro e o Ventura, o Cotrim vota Ventura. Mas houve ou há dúvida?

O apelo aos votantes do Ventura não é de agora. Ao longo da campanha foi dizendo coisas semelhantes (ex: imigração que quiçá é o ponto mais polémico e ultrapassa a saúde) mas o estilo de intelectual e dicção mais cuidada até o protege porque para todos os devidos efeitos o bronco é o Ventura. É uma indignação tardia e um bocado desconcertante.

O problema é que por vezes se pensa de mais. Tanto se quer dizer a resposta ponderada, certa e por vezes convenientemente vaga que acaba mal.

Ventura a PR com Cotrim a PM ou o inverso não seria assim tão descabido. Têm prioridades diferentes e complementares.

O Cotrim quer passar por homem do povo mas é literalmente o oposto. É tão ou mais elite que o MM.
Eu, que já votei em Cotrim no domingo passado, entre Ventura e Seguro, voto Seguro. Acho que o Seguro é honesto e suficientemente afastado da ala mais aldrabona do PS é que daria um PR razoável.

Ventura contra Gouveia e Melo, voto G&M. Se for Ventura contra Marques Mendes, fico em casa.

Entretanto Montenegro tem a lata de vir dizer que as queixas dos eleitores em relação ao SNS não correspondem à realidade, e inclusive afirma que os problemas graves no sistema de saúde português são "percepções". O primeiro-ministro está a tentar ver se consegue fazer uma manipulação da realidade ao estilo do MAGA, mas não vai funcionar porque a maioria das pessoas em Portugal não vão nestas cantigas da treta e sabem bem o que se passa. :facepalm:
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/montenegro-alega-que-perceção-de-caos-no-sns-não-é-a-realidade/ar-AA1U3b8L?ocid=winp2fp&cvid=6965e177ca9f48659623ab3851b2d980&ei=8

Continua assim, Montenegro, estás a fazer um bom trabalho... :rolleyes:

PS: A acusadora é advogada, e pelos vistos uma das melhores da sua geração. A qualidade do português do texto em que ela acusa o Cotrim revela muito sobre o estado do nosso sistema de ensino...

Tendo em conta que provavelmente foi escrito no telemóvel e não é uma declaração formal, está estupendo. Desafio qualquer um a ler acórdãos dos tribunais. A mais alta elite intelectual do país tem um português horrendo, inacessível à vasta maioria.

Provavelmente o mais importante que se pode tirar é que ela ainda parece ter bastante respeito por ele. Novamente, o estilo charmoso/intelectual com dicção cuidada é mais protetor do que muita gente imagina.

---

Última edição:
Num país recheado de violência doméstica, mesmo na classe afluente, isto é pecado capital.

Um qualquer indivíduo pode ser um terrorista em casa (ou com apenas um colega de trabalho) e um cavalheiro com os demais. Projeções das experiências individuais nem sempre são o reflexo da realidade.

A saúde não está mal em todo o lado. A imigração não é um problema em todo o lado.

Nem tanto ao mar, nem tanto à serra.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: TiagoLC
Quando estava em Portugal já se dizia nos bastidores do meio médico que a ARS de Lisboa e Vale do Tejo era uma desgraça cheia de gente incompetente colocada lá pelo PS e pela Maçonaria, e que os hospitais da zona estavam com o mesmo problema.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Tendo em conta que provavelmente foi escrito no telemóvel e não é uma declaração formal, está estupendo. Desafio qualquer um a ler acórdãos dos tribunais. A mais alta elite intelectual do país tem um português horrendo, inacessível à vasta maioria.

Provavelmente o mais importante que se pode tirar é que ela ainda parece ter bastante respeito por ele. Novamente, o estilo charmoso/intelectual com dicção cuidada é mais protetor do que muita gente imagina.

---

Mesmo no telemóvel, confundir "cumprido" com "comprido" é muito mau...