O Estado do país 2026

O que está nesta sondagem? Um país ingovernável se este Governo cair.

1) O PS continua dominado por uma ala de Extrema-esquerda radical que irá tentar recuperar políticas do Bloco e da ala mais ideológica do PS. Se vencer eleições, terá um governo minoritário que levará o Chega a uma vitória com as suas políticas ideológicas.

2) O Chega não tem quadros para formar um Governo, em caso de vitória numa eleições. Seria um Governo instável e de curta duração.

3) O PSD dá sinais de esgotamento e não tem apresentado reformas; por outro lado, também não tem uma maioria para as implementar.

O país entrou no pântano e prevejo que nos próximos anos fique ainda mais atrasado e pobre em relação ao resto do mundo desenvolvido, a não ser que tenha alguns golpes de sorte devido à situação política internacional.
Para mim o mais chocante é o Chega liderar na capital. Deve ser a única da Europa onde um partido de extrema direita lidera.

• Gosto
Reactions: frederico
Para mim o mais chocante é o Chega liderar na capital. Deve ser a única da Europa onde um partido de extrema direita lidera.
Bem, na capital propriamente dita o Chega não lidera, mas tem bastante força nos municípios em redor de Lisboa (sobretudo aqueles com problemas sociais, como a Amadora, Odivelas, Loures, Seixal ou Barreiro) - que ficam na AML. :)

Aquilo, não tem condições para a Rede Expressos quanto mais para a Flixbus, certamente os juízes do tribunal não devem apanhar autocarros em Sete Rios, nem um lugar sentado aquilo tem está sempre cheio e ainda mais lá para dentro.

Só palhaços neste país...

Há 7 semanas atrás, na 1 volta das eleições presidenciais, o Chega (= André Ventura) não teve sequer 30% dos votos em nenhum concelho da Grande Lisboa. Não acredito nos números da sondagem para a Grande Lisboa.

Há que ter muito cuidado ao analisar resultados de sondagens por região do país, pois a amostra fica muito pequena (cerca de 200 pessoas no caso da Grande Lisboa). Ainda por cima quando se trata da Aximage, que não é das melhores empresas de sondagem...

Há 7 semanas atrás, na 1 volta das eleições presidenciais, o Chega (= André Ventura) não teve sequer 30% dos votos em nenhum concelho da Grande Lisboa. Não acredito nos números da sondagem para a Grande Lisboa.

Há que ter muito cuidado ao analisar resultados de sondagens por região do país, pois a amostra fica muito pequena (cerca de 200 pessoas no caso da Grande Lisboa). Ainda por cima quando se trata da Aximage, que não é das melhores empresas de sondagem...
Para as 164 pessoas da Grande Lisboa e uma percentagem do Chega à volta dos 33 % a margem de erro é superior a 7 pontos percentuais, é basicamente inútil fazer estes exercícios nos microgrupos nestas condições

Não sei quanto à Grande Lisboa mas no Algarve o Chega parece continuar a crescer.

Recentemente falei com um colega de escola que não via há mais de vinte anos, e ele contou-me que votava no Chega. Perguntei a razão, e ele disse-me que pagava 800 euros de renda, foi despejado e o senhorio arrendou a casa por 2000 euros a indianos que meteram lá dentro 15 pessoas, sem contrato e sem recibo. E disse-me também que não consegue encontrar casa e que o ordenado dele já baixou por causa dos trabalhadores imigrantes. É isto que está a acontecer no Algarve.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Os senhores da Sonae e do Pingo Doce que aprendam com quem sabe. Já ganham praticamente o mesmo que muitos médicos e professores em Portugal.

IMG_6651.webp

Não sei quanto à Grande Lisboa mas no Algarve o Chega parece continuar a crescer.

Recentemente falei com um colega de escola que não via há mais de vinte anos, e ele contou-me que votava no Chega. Perguntei a razão, e ele disse-me que pagava 800 euros de renda, foi despejado e o senhorio arrendou a casa por 2000 euros a indianos que meteram lá dentro 15 pessoas, sem contrato e sem recibo. E disse-me também que não consegue encontrar casa e que o ordenado dele já baixou por causa dos trabalhadores imigrantes. É isto que está a acontecer no Algarve.
Pelos vistos há gente desse partido que gosta muito de alugar casas aos tais "indianos"...
Realmente um excelente motivo para votar num partido...

Seja a turistas, portugueses ou imigrantes, a verdade é que no Algarve há uma fuga ao fisco brutal nos arrendamentos e persiste um mercado paralelo enorme. E não se vê vontade política nenhuma de acabar com isto. Conheço prédios inteiros arrendados sem que o contrato esteja registado nas finanças. O que deveria ser feito? As autarquias deveriam ter um registo dos residentes actualizado anualmente, com a respectiva morada. Depois era só cruzar dados e fazer umas fiscalizações no terreno. Isto é aparentemente simples e não entendo por que não se faz, há aqui uma fuga aos impostos enorme.

O Pedro Frazão deveria aprender umas coisas com o tal Professor de Coimbra... e uma delas é ficar caladinho e não apoiar ninguém. Sendo católico, deveria pensar duas vezes tendo em conta o que tem sido feito aos cristãos da Cisjordânia por parte dos colonos... e ficar sossegado em Portugal antes de querer apoiar certas causas...

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Sempre disse que as câmaras ganhas pelo CH iam ser um teste à forma como pode ser a governação caso alguma vez ganhem as legislativas.
De facto existe mudança, mas não é para melhor. Pelo contrário, é um caos completo.

Ainda recentemente vi comentários de pessoas que diziam que o Chega ia resolver a crise na habitação. E quais são as estratégias do CH para combater a crise na habitação? Tenho a certeza que essas pessoas nem sabem e só se deixam levar pelos discursos do costume que não refletem ideias nenhumas para resolver os problemas do país.

A única coisa que eu sei é que isto está incomportável e nenhum governo consegue resolver esta crise sem precedentes.
Em Arronches já pedem rendas de 600€, o que é surreal para a zona em questão.

Sempre disse que as câmaras ganhas pelo CH iam ser um teste à forma como pode ser a governação caso alguma vez ganhem as legislativas.
De facto existe mudança, mas não é para melhor. Pelo contrário, é um caos completo.

Ainda recentemente vi comentários de pessoas que diziam que o Chega ia resolver a crise na habitação. E quais são as estratégias do CH para combater a crise na habitação? Tenho a certeza que essas pessoas nem sabem e só se deixam levar pelos discursos do costume que não refletem ideias nenhumas para resolver os problemas do país.

A única coisa que eu sei é que isto está incomportável e nenhum governo consegue resolver esta crise sem precedentes.
Em Arronches já pedem rendas de 600€, o que é surreal para a zona em questão.

A Câmara de São Vicente não serve de teste. É um concelho demasiado pequeno, nem serve de teste dentro da própria Madeira quanto mais do país.

É um epifenónemo de uma figura local (o actual presidente da Câmara) que usa os partidos como barriga de aluguer. Já tinha sido militante do PS e este cenário se calhar ia acontecer na mesma se tivesse ganho como candidato pela IL como aconteceu há 4 anos atrás. Pouco diz sobre a capacidade (ou falta dela) por parte do Chega.

• Gosto
Reactions: N_Fig
A Câmara de São Vicente não serve de teste. É um concelho demasiado pequeno, nem serve de teste dentro da própria Madeira quanto mais do país.

É um epifenónemo de uma figura local (o actual presidente da Câmara) que usa os partidos como barriga de aluguer. Já tinha sido militante do PS e este cenário se calhar ia acontecer na mesma se tivesse ganho como candidato pela IL como aconteceu há 4 anos atrás. Pouco diz sobre a capacidade (ou falta dela) por parte do Chega.
Não falo da câmara em específico, mas sim de quem a vence. Pelos vistos, o Chega recebe muito pessoal que anda a saltitar de partido em partido, o candidato à câmara de Arronches já tinha pertencido ao PS e ao PSD. No fundo, diz algo sobre a pessoa, pois por alguma razão não param em nenhum partido.

Além destas situações há também os vereadores que cessam funções por incompatibilidades com o partido, bem como as nomeações de familiares nas outras câmaras do Continente onde ganharam, principalmente na do Entroncamento. É um facto que todos os partidos fazem isso, mas o Chega faz questão de dizer que os tachos têm de acabar.

Fora outras coisas, como o circo que fazem na AR. Claro que tudo isto revela muito sobre a capacidade do partido para governar e como se instala o caos se isso acontecer algum dia.
Sempre tenho dito que o maior problema do CH não é o André Ventura, mas sim o que está por trás.

A factura dos estragos do mau tempo é maior do que se diz, fiquei com essa impressão quando estive no Algarve. O dinheiro não chega para tudo e temos para trás uma década de corte no investimento público através das cativações, agora vamos pagar a factura.

Do outro lado da fronteira a situação é muito pior e há estradas onde já nem se pode circular, tal é o mau estado. Não aconselho a ninguém a estrada de El Granado a Las Herrerias. E muito cuidado nas auto-estradas, há troços cheios de buracos. Em Espanha também têm estado com cativações, mas pelo menos Costa não fazia défices.