o levante e as trovoadas



]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
gostaria de saber qual o numero de situaçoes de vento do quadrante leste no litoral lisboa-sagres e o numero medio de trovoadas por ano.

Boas stormy...

Visto, que ninguém respondeu...aqui vai,

O IM na caracterização do clima de Portugal continental tem nesse documento (que neste momento não o consigo encontrar, pois requer a senha e usuário) a percentagem em relação ao nº de dias do ano, esse acontecimento que neste caso é o levante.

Penso pelo que recordo, o Levante perfaz apenas 10% a 15% do ano sendo um dos fenómenos ''mais escassos'' em nº de dias em relação á predominância de dias como nortadas, oeste, noroeste.

Mas para confirmar estes valores tens de ver o doc. em acrobat do IM em caracterização do clima de Portugal continental.

Contudo, isto é um padrão e uma média. Pode haver um ano em que tenha mais levantes do que outros.

Mas uma coisa é certa: Sempre a seguir a uma nortada há um levante, certinho e direitinho... nunca falha! e um dia que falhar podem-me deitar para a fogueira :p

Em termos de trovoadas o levante pode influenciar, depende da 'pujança' com que venha, pois este tipo de vento não deixa de ser marítimo carregando consigo humidade.

Agora em termos de número de trovoadas isso caro amigo é um pouco incerto pois pode ocorrer em qualquer local, mas com maior incidência no centro e sul do país...

Nº médio... acho que não haverá possibilidades de dizer isso pois terias que recolher todos os históricos do levante e das trovoadas... poderia ser árduo mas se calhar um passo para um bom estudo meteorológico.


:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
]ToRnAdO[;136843 disse:
Boas stormy...

Visto, que ninguem respondeu...aqui vai,

O IM na caracterização do clima de Portugal continental tem nesse documento (que neste momento não o consigo encontrar, pois requer a senha e usuário) a percentagem em relação aos nº de dias do ano, esse acontecimento que neste caso é o levante.

Penso pelo que recordo, o Levante perfaz apenas 10% a 15% do ano sendo um dos fenomenos ''mais escassos'' em nº de dias em relação á predominancia de dias como nortadas, oeste, noroeste.

Mas para confirmar estes valores tens de ver o doc. em acrobat do IM em caracterização do clima de Portugal continental.

Contudo, isto é um padrão e uma média. Pode haver um ano em que tenha mais levantes do que outros.

Mas uma coisa é certa: Sempre a seguir a uma nortada á um levante, certinho e direitinho... nunca falha!! e um dia que falhar podem-me deitar para a fogueira :p

Em termos de trovoadas o levante pode influenciar, depende da 'bujança' com que venha, pois este tipo de vento não deixa de ser maritimo carregando consigo humidade.

Agora em termos de numero de trovoadas isso caro amigo é um pouco incerto pois pode ocorrer em qualquer local, mas com maior incidencia no centro e sul do pais...

Nº médio... acho que não havera possibilidades de dizer isso pois terias que recolher todos os historicos do levante e das trovoadas... poderia ser arduo mas se calhar um passo para um bom estudo meteorologico.

:)

:thumbsup: