O lugar mais quente

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
penso que os locais mais quentes em termos de max absoluta se situam na faixa peninsula arabica-deserto do saara.
em termos de media anual e permanencia de medias mensais muito altas todo o ano devem ser os locais da costa do mar vermelho/corno de africa:unsure:
 


Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Em Setembro passado estive em Douz, no interior sul da Tunísia.
Quando cheguei lá registavam-se 50ºC e quando me levantei, as 4h30 da madrugada, ainda estava nos 34ºC.

Vinde Lelel e Vinde Diabi, no interior da Mauritânia também têm temperaturas excepcionalmente elevados.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em Setembro passado estive em Douz, no interior sul da Tunísia.
Quando cheguei lá registavam-se 50ºC e quando me levantei, as 4h30 da madrugada, ainda estava nos 34ºC.

Vinde Lelel e Vinde Diabi, no interior da Mauritânia também têm temperaturas excepcionalmente elevados.

Sem dúvida que 50 ºc de dia e 34 às 4 da manhã é mto calor, mas já senti temperaturas próximas dessas sem sair de Portugal.
Agora, na Mauritânia acredito que seja assim e de forma muito mais constante.
Mas Dallol é mesmo muito quente.
Vi uma reportagem sobre a região, e no dia que foram lá, estavam 48ºc à sombra.
As pessoas dormem frequentemente na rua.
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Sem dúvida que 50 ºc de dia e 34 às 4 da manhã é mto calor, mas já senti temperaturas próximas dessas sem sair de Portugal.
Agora, na Mauritânia acredito que seja assim e de forma muito mais constante.
Mas Dallol é mesmo muito quente.
Vi uma reportagem sobre a região, e no dia que foram lá, estavam 48ºc à sombra.
As pessoas dormem frequentemente na rua.

Não referi esses valores de Douz como sendo absolutos nem nada semelhante. Achei um local com enorme potencial para atingir grandes temperaturas, ainda para mais sendo uma cidade bem povoada (cerca de 30 mil hab.). Achei relevante o facto de só lá ter estado um dia e uma noite (ainda para mais já em Setembro) e ter sentido esses extremos como sendo bastante habituais.

Temperaturas próximas sem sair de Portugal? Hmm...

Já agora refiro também que em Ouarzazate (Sul de Marrocos) registei 51.2ºC no mês de Julho.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não referi esses valores de Douz como sendo absolutos nem nada semelhante. Achei um local com enorme potencial para atingir grandes temperaturas, ainda para mais sendo uma cidade bem povoada (cerca de 30 mil hab.). Achei relevante o facto de só lá ter estado um dia e uma noite (ainda para mais já em Setembro) e ter sentido esses extremos como sendo bastante habituais.

Temperaturas próximas sem sair de Portugal? Hmm...

Já agora refiro também que em Ouarzazate (Sul de Marrocos) registei 51.2ºC no mês de Julho.

Sim, eu percebi, que foi muito bom, tendo em conta que foi ao acaso.
O Sul da Tunísia ( Interior...) é muito quente de Julho a Setembro.
Ouarzazate é também muito quente, mas no Vale do Draa, ontem também já estive, deve ser bem mais quente.
Aliás fui a Marrocos em Maio e enquanto chovia em Ouarzazate, no vale do Draa, estavam mais de 30ºc, mesmo no fim da tarde.;)
Sim já apanhei temperaturas próximas dessas e tal como tu, foi sem contar com isso. Não percebo muito bem esse «hmm».
Foi em Junho do ano passado no Vale do Guadiana.:thumbsup:
Não estava na fase mais quente do ano e nem estava nas zonas mais quentes.
Em Portalegre, poucos dias mais tarde, numa zona abrigada, apanhei mais de 30º bem pela noite dentro ( deviam ser umas 2 da manhã).
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Sim, eu percebi, que foi muito bom, tendo em conta que foi ao acaso.
O Sul da Tunísia ( Interior...) é muito quente de Julho a Setembro.
Ouarzazate é também muito quente, mas no Vale do Draa, ontem também já estive, deve ser bem mais quente.
Aliás fui a Marrocos em Maio e enquanto chovia em Ouarzazate, no vale do Draa, estavam mais de 30ºc, mesmo no fim da tarde.;)
Sim já apanhei temperaturas próximas dessas e tal como tu, foi sem contar com isso. Não percebo muito bem esse «hmm».
Foi em Junho do ano passado no Vale do Guadiana.:thumbsup:
Não estava na fase mais quente do ano e nem estava nas zonas mais quentes.
Em Portalegre, poucos dias mais tarde, numa zona abrigada, apanhei mais de 30º bem pela noite dentro ( deviam ser umas 2 da manhã).

Mas as 2h da manhã, em pleno verão, a temperatura ainda está a cair.
Tenho ideia de Faro ter uma mínima superior a 30ºC (32?) ainda há relativamente poucos anos, não? :)

O "hmm" foi por ter ficado a pensar no assunto ;)
Mas 50ºC no ano passado? Em termos oficiais não foi 2003 o ano de máximos nessa zona do alentejo?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mas as 2h da manhã, em pleno verão, a temperatura ainda está a cair.
Tenho ideia de Faro ter uma mínima superior a 30ºC (32?) ainda há relativamente poucos anos, não? :)

O "hmm" foi por ter ficado a pensar no assunto ;)
Mas 50ºC no ano passado? Em termos oficiais não foi 2003 o ano de máximos nessa zona do alentejo?

A temperatura não estava bem a cair, a ideia que tenho é que até subiu.
Creio que foi Portalegre mesmo, que registou 32ºc. Faro talvez também terá atingido esse valor ou próximo, mas noutro ano... Não sei bem, mas já ouvi falar.
Não disse que foram 50ºc no ano passado o que disse é que senti temperaturas próximas ( não muito inferiores).
2003 nos locais mais quentes do Alentejo, como os que descrevi, não houve registos, mas creio que eventualmente terá sido mais quente que no ano passado,sim.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vou ser um pouco contra:).
Não acham que estão a divergir do tema inicial;)?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Julgo que o Afeganistão ou mesmo o Egipto também terão potencial para grandes extremos.

Vou fazer uma pesquisa e relato se econtrar algo relevante! ;)

Eu no ano passado observei registos nos meses mais quentes e a Arábia Saudita, a Argélia e o Irão foi onde observei os valores mais altos.
Eventualmente mais países têm potencial idêntico mas ainda sem registos.
Marrocos é um país algo desconhecido, mas também tem muito potencial, nos seus vales do interior.
Em termos de média anual, a Mauritânia tem locais com mais de 30ºc, mas penso que também países como o Mali, a Somália, o Sudão, o Djibuti entre outros.
A Etiópia lidera destacada para já.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Jacobabad no Paquistão.

Longitude 68° 28' E
Latitude 28° 18' N
Altitude 55 m

Quase todos os anos atinge valores iguais ou superiores a 50ºC. Em Junho de 2003 chegou mesmo a 52,5ºC.