Algumas pessoas já devem ter reparado, por ventura, no nascer do Sol e no seu ocaso em locais improváveis. A verdade é que o nascer do Sol se está a dar num SE evidenciado e o pôr-do-sol a NW. Tentem reparar nisso com uma bússola que tiverem à mão. Pelo que parece, trata-se de um ciclo que vai ter tendência em intensificar-se com a maior inclinação do eixo terrestre. Este ciclo deverá afectar o clima, o número de tempestades, sismos e as massas de ar deverão misturar-se mais violentamente e passará a haver menores valores de insolação no Inverno do que seria normal. Desta forma, os Invernos terão tendência a serem gradualmente mais frios. Gostava de saber o que acham acerca disto.
Improvável em relacção a que data ? De há uns meses atrás ? Se for isso, é normal, a posição nunca é a mesma ao longo do ano. Mas presumo que estejas a dizer que o Sol não se está a pôr ou a nascer no mesmo local de há um ano atrás. Acho isso completamente improvável para não dizer impossivel. Significaria que teriam ocorrido profundas alterações no eixo da terra (ou da posição do sol) e uma coisa dessas seria a notícia cientifica do século, senão do milénio, não se falaria de outra coisa, seria a histeria total, todos os dias ouviriamos falar de novas seitas a falar do fim do mundo. E se tal alteração fosse assim tão visivel nas nossas latitudes, noutras mais afastadas do equador seriam brutais, já teriamos ouvido falar disso certamente. O eixo realmente muda, mas apenas 50,290966'' por ano, num ciclo de 25 800 anos do movimento de precessão dos equinócios. Já aqui há uns anos andavam por aí uns emails com teorias apocalípticas ou da conspiração sobre este assunto. Penso que é apenas um problema de memória, de recordar onde estava o sol há um ano atrás. Ou então alguma confusão com o polos magnéticos, que esse sim, mudam de posição numa menor escala temporal.
Concordo inteiramente com o Vince... Tal acontecimento, antes se quer de darmos por ela já tínhamos tudo que é satélites geoestacionários a deixarem de funcionar correctamente. O nosso Meteosat já deveria estar a dar umas imagens do Globo ligeiramente diferentes das normais pois para o Sol estar a nascer mais para SE e a pôr a NW significava que além de um movimento no eixo do plano equatorial também tínhamos um movimento no eixo do plano polar... nem uma observação astronómica bateria certo em qualquer observatório astronómico no mundo ou no jardim de qualquer astrónomo amador pois as cartas celestes estariam totalmente desajustadas... Sabendo que qualquer astrónomo amador, que está sempre ávido por descobrir um novo cometa ou asteróide, já não tinha feito notícia sobre isso?
Se nasce mais a SE não sei, eu só sei quando vou do Algarve para o Porto, a partir da Zona de Coimbra para cima, vejo o sol a nascer ao contrário, será que fico bebado sem beber nada, já as pessoas que vão comigo dizem a mesma coisa, se a BT sabe vai tudo a soprar o balão com a bebedeira que temos será ilusão ou é mesmo assim?
Nos equinócios o sol nasce a Leste e põe-se a Oeste. Durante o Verão, no Hemisfério Norte, há um deslocamento para norte tanto no local de nascimento do sol como no de ocaso. Esse deslocamento é tanto maior quanto maior for a latitude do lugar. Durante o Verão, nas regiões de elevada latitude, chegamos à situação extrema de dias de sol durante as 24 horas. No Inverno acontece o inverso.
O nascer do sol ao longo do ano aqui em Paço de Arcos por exemplo, varia entre uma linha e outra, mais coisa menos coisa, baseado nas minhas observações e fotografias.
O sol a nascer nesta época do ano a SE evidenciado O que é certo é que tal como outros membros o referiram, seria algo logo detectável pelos inúmeros satélites e observatórios astrononómicos que trabalham com muita precisão nestes aspectos... O sol por aqui continua nesta altura do ano a nascer entre o NE e o Este e irá até Setembro gradualmente se aproximando de Leste, e a o ocaso ocorre entre o W e o NW. Depois o sol nascer a SE e ocaso a NW tem um erro grosseiro: estamos a falar de uma equivalência a nascer a E e ocaso a W ou seja um ângulo do nascer ao por do sol de 180º equivalente a falar num dia de 12h ou seja igual ao que ocorre no outono e primavera. Hoje o sol está a fazer um percurso pelo céu de cerca de 225º, cerca de 14h de sol.
Amigo eu moro em cerca de 23 graus latitude sul (Rio de Janeiro/Copacabana) e há cerca de 25 anos venho observando com telescópio(com filtros/capcacidade de aumento de 600x),bússolas o movimento solar e sua incidência (mais como um hobe memso) e tenho percebido há alguns anos que nas datas em que no solstício de verão neste hemisfério (variando de 20/22 dezembro) a sombra sobre postes,prédios/edificações (elementos 100 cento verticais) que deveria não existir nesta data tem apresentado inclinação de algo entre 4 a 6 graus. Alguém tem percebido isso também? Esstaria ocorrendo algum problema ou flutuações com eixo terrestre?
flutuações bruscas do eixo da terra são altamente improvaveis devido á inercia que a terra tem.....desde quando é que tens notado esse desvio de 4 a 6º? ás vezes podem ser alterações que os postes sofreram e que os entortaram........ou alterações do solo provocadas por fortes chuvas ou outros fenomenos que acabaram por desnivelar o solo e alterar a sua inclinação.
Podem ser mesmo problemas de desníveis,solo ou outros,ou talvez mera impressão minha,mas tenho percebido esse desvio de 4 a 6 graus desde 2005/2006.
Aqui fica mais uma imagem que esclarece este assunto: Fonte: "Conceitos Bioclimáticos para os Edificios em Portugal", Hélder Gonçalves e João Mariz Graça Consoante a altura do ano, o sol nasce e põe-se em posições um pouco diferentes.