O pânico do Verão inexistente

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Verão instável estraga “severamente” negócio de concessionários de praias do Norte (...)

O Verão do Noroeste só está a ser igual a ele próprio, se calhar o erro está em investir em negócios de praia numa região que toda a gente sabe ou devia saber que pode (e tem) Verões instáveis frequentemente... :rolleyes:
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
É preciso é chorar. A ver se o governo dá mama :lmao:

Não é bem assim... as câmaras dessa região fizeram um esforço financeiro considerável para poder oferecer um verão de praia aos habitantes que não podem sair por várias razões, nomeadamente a financeira.

Este ano tem estado instável.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não é bem assim... as câmaras dessa região fizeram um esforço financeiro considerável para poder oferecer um verão de praia aos habitantes que não podem sair por várias razões, nomeadamente a financeira.

Este ano tem estado instável.

Temos pena, as coisas são mesmo assim, o negócio na minha loja está muito melhor este ano do que o ano passado, porque não estando bom tempo na praia o pessoal anda mais pelas cidades. Portanto é bom pra uns e mau pra outros, dependendo de como são os anos, temos pena ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Há pouco no facebook o jornal Público tinha feito uma publicação onde se lia que por não terem estado 40ºC este verão o mesmo não tinha sido quente, pena é que não tenha vindo a tempo fazer print (estava no telemóvel), porque eles entretanto modificaram o texto devido aos comentários, fica o link.

Não deixa de estar um texto engraçado devido ao "frio Agosto" :lmao:.

https://www.facebook.com/Publico/posts/10152717426126983
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Há pouco no facebook o jornal Público tinha feito uma publicação onde se lia que por não terem estado 40ºC este verão o mesmo não tinha sido quente, pena é que não tenha vindo a tempo fazer print (estava no telemóvel), porque eles entretanto modificaram o texto devido aos comentários, fica o link.

Não deixa de estar um texto engraçado devido ao "frio Agosto" :lmao:.

https://www.facebook.com/Publico/posts/10152717426126983




Em Portugal , infelizmente , dizem - se as coisas mais disparatadas sobre meteorologia ( a nivel dos media e nao so ) .

Nao se consulta registos ( que e o mais importante ) e olha - se para o ceu e debita -se sobre meteo a bel - prazer .

E depois se ha uma pequena anomalia negativa na temperatura no verao , o fim do mundo deve estar a chegar . Mas se ha uma anomalia positiva com 40 ° C , massas de ar torrido e tudo a arder , ai ja e normal e bonito .
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Fazendo as contas por alto, após a publicação do Boletim Climatológico de Agosto pelo IPMA, a anomalia da temperatura média no trimestre de verão (JJA) foi de aproximadamente -0,4ºC. Este valor torna este trimestre como o mais normal (menor desvio face à Normal) desde o inverno 2012/13.

No que toca à média da temperatura máxima, apesar das muitas queixas por não ter havido temperaturas muito altas, a anomalia térmica é de -0,25ºC, o que traduz um trimestre perfeitamente normal.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,695
Local
Gondomar (188m)
Sim prefeitamente normal , mas em relaçao aos ultimos anos tem estado muito muito ameno !

Na regiao do porto neste verao todo temos tido temperaturas dignas de primavera e nao de verao ! Este ano deve ser o 1º que nao me lembro de ter noites tropicais ou sequer uma semana de temperaturas "altas" ...

Basicamente pode-se dizer que a primavera continuou e que podemos entrar no proximo mes no Outono "saltando-se" portanto o Verao !

Pode-se falar em numeros e mais numeros e percentagens mas o "sintoma" predominante neste ano foi precisamente uma "ausencia" de verao pelo menos no grande porto .
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sim prefeitamente normal , mas em relaçao aos ultimos anos tem estado muito muito ameno !

Na regiao do porto neste verao todo temos tido temperaturas dignas de primavera e nao de verao ! Este ano deve ser o 1º que nao me lembro de ter noites tropicais ou sequer uma semana de temperaturas "altas" ...

Basicamente pode-se dizer que a primavera continuou e que podemos entrar no proximo mes no Outono "saltando-se" portanto o Verao !

Pode-se falar em numeros e mais numeros e percentagens mas o "sintoma" predominante neste ano foi precisamente uma "ausencia" de verao pelo menos no grande porto .

Concordo, faltou precisamente isso, uns dias de calor mais duradouros aqui pelo Litoral Norte, não tivemos correntes de leste frequentes e com duração, a circulação foi sempre mais Atlântica e húmida.

Aos poucos dias de calor acima dos 30ºc logo se sucedia uma descida acentuada da temperatura no dia seguinte, e por vezes com ocorrência de precipitações.

Não sendo uma situação de todo anormal aqui na nossa região, no fim acaba por passar a sensação de um Verão algo "ausente"...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim prefeitamente normal , mas em relaçao aos ultimos anos tem estado muito muito ameno !

Na regiao do porto neste verao todo temos tido temperaturas dignas de primavera e nao de verao ! Este ano deve ser o 1º que nao me lembro de ter noites tropicais ou sequer uma semana de temperaturas "altas" ...

Basicamente pode-se dizer que a primavera continuou e que podemos entrar no proximo mes no Outono "saltando-se" portanto o Verao !

Pode-se falar em numeros e mais numeros e percentagens mas o "sintoma" predominante neste ano foi precisamente uma "ausencia" de verao pelo menos no grande porto .



Eu , por aqui na minha zona , tive um verao tipico , claro que ha anos com veroes tipicos e com mais um pouco de calor , este ano esteve ligeiramente abaixo na temperatura mas nada de especial .

E ja tive algumas noites tropicais , que no Litoral Norte sao sempre muito poucas .

E a meteorologia rege - se por ciclos de 30 anos e registos obtidos de forma cientifica , nao por conversa fiada de televisao , segundo o qual ca devia estar sempre sol e calor e no tempo dos meus avos e nao sei que no ano passado esteve quente e este ano tambem devia estar , por amor de Deus .

E curioso , hove 2 Periodos na primavera que parecia que estavamos no verao , mas a memoria seletiva tem destas coisas .
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em Portugal e assim :
No inicio de maio . se nao estou em erro , houve uma onda de calor que durou 17 ( ! ! ! ! ) Dias em alguns locais , mas e normalissimo , nao se fala disso .

Se no verao se em vez de estar 30 ° C , estiverem 25 , ai ja e um fenomeno do Entroncamento .
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Aos amigos do Porto, não compreendo o vosso pensamento. Numa cidade onde a média da máxima vai apenas até aos 25.5ºC nos meses mais quentes, o normal é que não faça 30ºC ou mais. O mesmo se passa com as mínimas, que a média é de 15.9ºC. Por isso acho perfeitamente normal este verão, e não os verôes que tens 3 semanas seguidas de corrente de leste :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e james