O pânico do Verão inexistente

Tópico em 'Media' iniciado por Mário Barros 19 Jul 2011 às 11:25.

  1. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,222
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    O Verão do Noroeste só está a ser igual a ele próprio, se calhar o erro está em investir em negócios de praia numa região que toda a gente sabe ou devia saber que pode (e tem) Verões instáveis frequentemente... :rolleyes:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,826
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Não é bem assim... as câmaras dessa região fizeram um esforço financeiro considerável para poder oferecer um verão de praia aos habitantes que não podem sair por várias razões, nomeadamente a financeira.

    Este ano tem estado instável.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    1,828
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Temos pena, as coisas são mesmo assim, o negócio na minha loja está muito melhor este ano do que o ano passado, porque não estando bom tempo na praia o pessoal anda mais pelas cidades. Portanto é bom pra uns e mau pra outros, dependendo de como são os anos, temos pena ;)
     
    CptRena e Mário Barros gostaram disto.
  4. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Há pouco no facebook o jornal Público tinha feito uma publicação onde se lia que por não terem estado 40ºC este verão o mesmo não tinha sido quente, pena é que não tenha vindo a tempo fazer print (estava no telemóvel), porque eles entretanto modificaram o texto devido aos comentários, fica o link.

    Não deixa de estar um texto engraçado devido ao "frio Agosto" :lmao:.

    https://www.facebook.com/Publico/posts/10152717426126983
     
    Thomar, CptRena e StormRic gostaram disto.
  5. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)



    Em Portugal , infelizmente , dizem - se as coisas mais disparatadas sobre meteorologia ( a nivel dos media e nao so ) .

    Nao se consulta registos ( que e o mais importante ) e olha - se para o ceu e debita -se sobre meteo a bel - prazer .

    E depois se ha uma pequena anomalia negativa na temperatura no verao , o fim do mundo deve estar a chegar . Mas se ha uma anomalia positiva com 40 ° C , massas de ar torrido e tudo a arder , ai ja e normal e bonito .
     
    Thomar gostou disto.
  6. david 6

    david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    8,189
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    ja os tou a imaginar com esta chuva que ai vem

    " inverno voltou"
    "esta chuva veio estragar o negócio nas praias"

    ja nao deve faltar muito para virem do tipo estes titulos :lmao:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Thomar gostou disto.
  7. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,021
    Local:
    Oeiras / Portel
    Fazendo as contas por alto, após a publicação do Boletim Climatológico de Agosto pelo IPMA, a anomalia da temperatura média no trimestre de verão (JJA) foi de aproximadamente -0,4ºC. Este valor torna este trimestre como o mais normal (menor desvio face à Normal) desde o inverno 2012/13.

    No que toca à média da temperatura máxima, apesar das muitas queixas por não ter havido temperaturas muito altas, a anomalia térmica é de -0,25ºC, o que traduz um trimestre perfeitamente normal.
     
    Thomar gostou disto.
  8. Stinger

    Stinger
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    22 Mar 2008
    Mensagens:
    1,269
    Local:
    Gondomar (188m)
    Sim prefeitamente normal , mas em relaçao aos ultimos anos tem estado muito muito ameno !

    Na regiao do porto neste verao todo temos tido temperaturas dignas de primavera e nao de verao ! Este ano deve ser o 1º que nao me lembro de ter noites tropicais ou sequer uma semana de temperaturas "altas" ...

    Basicamente pode-se dizer que a primavera continuou e que podemos entrar no proximo mes no Outono "saltando-se" portanto o Verao !

    Pode-se falar em numeros e mais numeros e percentagens mas o "sintoma" predominante neste ano foi precisamente uma "ausencia" de verao pelo menos no grande porto .
     
  9. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,510
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Concordo, faltou precisamente isso, uns dias de calor mais duradouros aqui pelo Litoral Norte, não tivemos correntes de leste frequentes e com duração, a circulação foi sempre mais Atlântica e húmida.

    Aos poucos dias de calor acima dos 30ºc logo se sucedia uma descida acentuada da temperatura no dia seguinte, e por vezes com ocorrência de precipitações.

    Não sendo uma situação de todo anormal aqui na nossa região, no fim acaba por passar a sensação de um Verão algo "ausente"...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)


    Eu , por aqui na minha zona , tive um verao tipico , claro que ha anos com veroes tipicos e com mais um pouco de calor , este ano esteve ligeiramente abaixo na temperatura mas nada de especial .

    E ja tive algumas noites tropicais , que no Litoral Norte sao sempre muito poucas .

    E a meteorologia rege - se por ciclos de 30 anos e registos obtidos de forma cientifica , nao por conversa fiada de televisao , segundo o qual ca devia estar sempre sol e calor e no tempo dos meus avos e nao sei que no ano passado esteve quente e este ano tambem devia estar , por amor de Deus .

    E curioso , hove 2 Periodos na primavera que parecia que estavamos no verao , mas a memoria seletiva tem destas coisas .
     
  11. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Em Portugal e assim :
    No inicio de maio . se nao estou em erro , houve uma onda de calor que durou 17 ( ! ! ! ! ) Dias em alguns locais , mas e normalissimo , nao se fala disso .

    Se no verao se em vez de estar 30 ° C , estiverem 25 , ai ja e um fenomeno do Entroncamento .
     
  12. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    1,828
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Aos amigos do Porto, não compreendo o vosso pensamento. Numa cidade onde a média da máxima vai apenas até aos 25.5ºC nos meses mais quentes, o normal é que não faça 30ºC ou mais. O mesmo se passa com as mínimas, que a média é de 15.9ºC. Por isso acho perfeitamente normal este verão, e não os verôes que tens 3 semanas seguidas de corrente de leste :)
     
    CptRena e james gostaram disto.
  13. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    A comunicação social ainda não sonha que o tempo vai mudar, senão já andava aí tudo em pânico ....
     
    james, CptRena, david 6 e 2 outras pessoas gostaram disto.
  14. joselamego

    joselamego
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    22 Jan 2013
    Mensagens:
    6,636
    Local:
    Gondomar (105 metros alt)
    Sim, vai mudar mesmo, e mesmo no algarve deverá vir chuva para domingo, assim está a prever o nosso IPMA
     
    supercell gostou disto.
  15. supercell

    supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Mai 2012
    Mensagens:
    1,146
    Local:
    Aveiro
    Tens toda a razão! :lol: :lmao:
     
    joselamego gostou disto.

Partilhar esta Página