O pânico do Verão inexistente

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O verão está aí.
Não tem sido tão mau como parece...
Já fiz 4 dias de praia na zona entre Vila do Conde e Matosinhos na 2ª quinzena de julho, e garanto que foram dias excelentes para a prática balnear. Bem melhores que muitos em anos anteriores.
O problema é que este ano não temos ondas de calor (até agora) para permitir uma sensação a "verdadeiro" verão. Ainda falta bastante até terminar a estação, só falta aguardar para ver o que nos trarão os próximos tempos.
 


joocean

Cirrus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
34
Local
Almada
Já fiz melhores dias de praia durante este mês de julho de 2012 que no mesmo mês do ano passado, que me pareceu muito mais ventoso.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aberração...não ir à praia é motivo de "gozo" neste país ?


Mas tu ainda vês canais em sinal aberto :lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Com o dinheiro que a SIC lhes paga para irem contar a historinha da caroxinha que não interessa a ninguém (pelo jeito interessa a quem vive da vida alheira ), já deve dar para irem á praia !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
mas houve dinheiro para irem ate Lisboa bem mais longe do que caminha ou Viana. E há praias fluviais algumas bem melhores que algumas da costa

Deve ser porque a SIC não paga nada :lmao::lmao::lmao:

As historinhas da carochinha rende boas audiências porque as pessoas interessam-se bastante pela vida alheia, e o "publico" bem como os convidados recebem algum cachê !
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Digo sem medo: não gosto de ir à praia, no Verão gosto é da nortada e por isso na brincadeira digo que no Verão e especialmente em Agosto sou um refugiado climático no oeste!!!
Antes frio que calor!!!:cold::thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
mas essa estação fica num vale
Tal como o death valley também fica no lado oeste

Sim, tudo bem que a localização num vale acentua estes extremos, e que certamente as temperaturas máximas em condições bem medidas serão superiores às oficiais em estações em locais menos específicos como estação IM de Santarém.

Mas como disse o Mário Barros, esse valor é disparatado. Uns 10º acima do que foi medido na estação oficial, e acima do recorde oficial em Portugal. Além da ridícula quantidade de dias com máximas acima dos 45º. Há que ser realista, provavelmente nem uma vez atingiu esses 45º, quanto mais os valores que ali estão apresentados.
É óbvio que é um valor irreal, provavelmente problema de instalação, ventilação, arejamento, do abrigo onde está o termómetro.


Convém mesmo ser realista e ter espirito crítico antes de se querer acreditar nas coisas.

Mesmo em Julho (dia 16 penso eu) nuns dias em que a temperatura ultrapassou os 40º nessa região, lembro-me de estar a ver valores para estações amadoras encaixadas no vale do Tejo, e em conversa acerca disso a ideia que ficou (e isto já a especular um pouco...) é que quando em Santarém a temperatura andou perto dos 42º, talvez no vale pudesse andar nos 43/44º, assim muito por alto, e foi um dia bem mais quente.

Mas para especulação não vale a pena distorcer este tópico, e já há um tópico para isso, sobre extremos exagerados, que se faça por lá.

http://www.meteopt.com/forum/climatologia/temperaturas-acima-de-40-c-2012-a-6560.html
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sol e calor de pouca dura regressam amanhã - (Noticia de 11/06/2013)
Cansado do frio e nuvens fora de tempo? Então a partir de amanhã, anime-se, mas não muito. Pela capital, e em véspera de arraiais de Santo António, as temperaturas vão voltar a subir variando entre os 25/23 graus de máxima, enquanto a mínima deverá rondar os 13/16 graus. O céu vai manter-se pouco nublado ou limpo.

A Norte, na região do Porto, a máxima vai variar entre os 22/19 e os 11/15 graus de mínima. Ainda assim, o céu vai apresentar períodos de grande nebulosidade, prevendo-se uma melhoria a partir de sexta-feira mas que vai durar apenas até domingo.

Mais sorte vão ter os algarvios. Com céu pouco nublado ou limpo e com temperaturas mais amenas, a rondar os 32/27 de máxima e os 15/20 graus de mínima.

Porém, a partir de domingo, a situação meteorológica vai voltar a ‘complicar-se’, com o IPMA a prever uma nova descida da temperatura, em cerca de seis graus, e períodos de muita nebulosidade. No Porto, a partir da próxima segunda-feira (18 de Junho) há mesmo previsão de aguaceiros.

Nas ilhas, na Madeira, as temperaturas vão variar entre os 24 de máxima e os 13 de mínima, com o céu a apresentar-se em geral muito nublado. Nos Açores, idêntico cenário, com 20 graus de máxima e 14 de mínima, prevendo-se uma melhoria na próxima sexta-feira e o regresso da chuva na semana seguinte.

http://www.noticiasaominuto.com/pais/81228/sol-e-calor-de-pouca-dura-regressam-amanhã#.Ubmuvj6R-co

Estamos a começar :lmao:.