Exacto uma vaguada é um vale depressionário. Acho que já li algures também o termo cavádo em português.
Não reparei que já outros tinham respondido... Depois de ler tudo, acho que eles falam de vaguadas como nós por cá falamos de depressões muito cavadas.
Olá Agradeço as vossas respostas. Já observei que, muitas vezes, a meteorologia recorre a outras ciências para explicar alguns fenómenos meteorológicos (à geomorfologia no caso da “vaguada”). Se não quisermos ser muito rígidos em termos de conteúdo científico, ou seja, fazendo uma abordagem menos restrita, pode-se então associar o termo “vaguada” a um vale depressionário ou cavado. Em cartas sinópticas de altitude (por exemplo aos 500 hPa) são facilmente identificados e permitem elaborar provisões meteorológicas com relativa segurança (uma “vaguada” trás geralmente associado um sistema frontal no seu sector oriental). Agora surge-me outra dúvida: que nome se atribui às linhas que, numa carta de 500 hPa, unem pontos de igual valor de altitude ?
Não. Eu acho que as vaguadas estão directamente ligadas a corrente jet-stream. No HN quando esta ondula, os vales depressionários, ou seja, os locais onde a corrente tem forma de U correspondem a depressões. Nas zonas onde a ondulação do Jet tem forma de U invertido correspondem ás cristas e que se reflectem numa alta-pressão. Segundo sei (não tenho comigo a literatura) a razão pela qual os cavados e as cristas correspondem a depressões e altas-pressões está relacionado com o facto de uns serem pontos onde o ar se "acumula" em altura, provocando subsidência em altura e consequentemente o surgimento de uma alta-pressão. No caso dos cavados o a taxa de ar que chega do sector ocidental é menor que a que parte do sector oriental, originando deste modo uma divergência do ar em altura, obrigando o ar à superfície a ascender. Quando uma depressão se isola deste sistema o seja, um cavado é estrangulado separando-se da corrente de jet-stream temos a formação da famosa DANA. Independentemente da pressão destes sistemas é este o nome que se dá aos cavados e cristas. Espero não estar aqui a dizer disparates, quem nos poderia elucidar sobre este tema era o nosso amigo rossby....
Nesta imagem com uma situação de circulação meridiana na América do Norte pode observar-se as cristas e cavados ou vales depressionários.
Previsões, sorry !!! Acho que seria óptimo criar uma entrada no Fórum só para abordar estes conceitos: crista, dana, dorsal, gota fria, núcleo frio isolado, vaguada, ...