O regresso das trovoadas de Maio ?

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Braga tem um valor médio de percipitação para o mês de Maio de cerca de 118 mm, duvido muito que atinja ou sequer se aproxime desse valor este mês, o que tem sido anómalo no meu ponto de vista esta primavera no Centro/Norte de Portugal foram sem duvida as temperaturas elevadas e bem elevadas para época com muitas entradas de Leste que trouxeram imenso calor, a percipitação no Norte do pais está aquem dos valor normais registados.Portanto não me parece que tenha existido maior instabilidade(entenda-se percipitação) no Norte,Centro e até Sul do pais que nos restantes anos alias antes pelo contrario, isso não signfica que de facto as trovoadas e fenomenos localizados não nos tenham brindado com alguns fenomenos interessantes e estes sim mais comuns na Europa central e Oriental durante os meses de calor.

Hoje foi o 9º dia este mês que trovejou em Várzea da Serra, Tarouca, distrito de Viseu.

No final do mês até vou fazer a compilação dos mapas de descargas de Maio. Em mais de metade dos dias houve eventos convectivos. Lá que o litoral norte esteja à margem deles, é uma coisa, mas no geral tem havia muito trovoada este mês.

Não é todos os meses de Maio que isso acontece.
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Hoje foi o 9º dia este mês que trovejou em Várzea da Serra, Tarouca, distrito de Viseu.

No final do mês até vou fazer a compilação dos mapas de descargas de Maio. Em mais de metade dos dias houve eventos convectivos. Lá que o litoral norte esteja à margem deles, é uma coisa, mas no geral tem havia muito trovoada este mês.

Não é todos os meses de Maio que isso acontece.

sim de acordo foi o que eu disse, mas tambem disse que lá por existir maiores fenomenos de trovoada não signfica que isso se traduza em maior instabilidade ou seja percipitação no mês de Maio, e dei o exemplo de Braga que duvido que atinja o valor medio de percipitação para o mês de Maio, mas poderei dar o exemplo de Coimbra,Viseu ou mesmo Lisboa. Mas que tem sido um mês fertil em fenomenos de trovoada ha isso tem, isso não signfica que chova mais que o normal como os nºs demonstram só isso.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
sim de acordo foi o que eu disse, mas tambem disse que lá por existir maiores fenomenos de trovoada não signfica que isso se traduza em maior instabilidade ou seja percipitação no mês de Maio, e dei o exemplo de Braga que duvido que atinja o valor medio de percipitação para o mês de Maio, mas poderei dar o exemplo de Coimbra,Viseu ou mesmo Lisboa. Mas que tem sido um mês fertil em fenomenos de trovoada ha isso tem, isso não signfica que chova mais que o normal como os nºs demonstram só isso.

Caso não saiba, as médias são feitas através de anos em que chove mais e outros em que chove menos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho que parece obvio que esta Primavera tem-se traduzido por cenários de instabilidade / forte instabilidade traduzida por aguaceiros e trovoadas, em especial no interior norte e centro, e no sul do país.faz
Tal situação foi muito identica entre Março e Abril, e quando sair o relatório de Maio será igual.
Apenas o Litoral Norte e parte do Litoral Centro tem sido mais seco.

Janeiro e Fevereiro em grande parte do país se traduziu por meses mais secos que o normal.
Contudo é de realçar que ainda não houve nenhum mês particularmente seco, o que faz com que este ano hidrológico/climático esteja dentro da média em termos nacionais..

Resolvi postar somente para terminar ... com a fuga ao tópico !!

A unica diferença para mim entre as trovoadas deste ano e dos outros anos é que ano são mais abrangentes e menos isoladas ...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Acho que parece obvio que esta Primavera tem-se traduzido por cenários de instabilidade / forte instabilidade traduzida por aguaceiros e trovoadas, em especial no interior norte e centro, e no sul do país.faz
Tal situação foi muito identica entre Março e Abril, e quando sair o relatório de Maio será igual.
Apenas o Litoral Norte e parte do Litoral Centro tem sido mais seco.

Janeiro e Fevereiro em grande parte do país se traduziu por meses mais secos que o normal.
Contudo é de realçar que ainda não houve nenhum mês particularmente seco, o que faz com que este ano hidrológico/climático esteja dentro da média em termos nacionais..

Resolvi postar somente para terminar ... com a fuga ao tópico !!

A unica diferença para mim entre as trovoadas deste ano e dos outros anos é que ano são mais abrangentes e menos isoladas ...



Vamos ver uma coisa eu apenas disse uma coisa muito simples, foi que apesar dos eventos de instablidade caracterizados pelas trovoadas isso por si só não significa que tenhamos um mês mais humido ou seja com maior percipitação que a Media de percipitação para o mês de Maio,alias não estou a dizer nenhuma mentira apenas a constactar um facto,isso não significa que por exemplo no Algarve esses valores não sejam superados mas na maioria do território não serão, teremos um mês de Maio mais quente e com percipitação inferior á media para o mês de Maio em muitas regiões e cidades do pais principalmente no Norte e Centro e mesmo centro sul do pais.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
E este Maio de 2011 continua a surpreender, pela positiva.

Mais um dia com muitos fenómenos convectivos, desta vez com Braga a ser bafejada por uma forte trovoada ! :trovao:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu tou pra ver o impacto que isto terá não só no Verão mas essencialmente no Inverno.

Quando a esmola é muita o pobre desconfia. Ainda entramos num período 1943 a 1946 que ficamos sem nada.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Trovoadas de Maio até praticamente ao final do mês, com mais um dia hoje em que muitas zonas foram bafejadas por trovões, raios e chuvadas intensas, num tempo tipicamente tropical. Por exemplo, em Braga.

Este foi sem dúvida o mês do regresso das trovoadas de Maio.

E parece que o início de Junho promete mais do mesmo, com nova instabilidade a perspectivar-se a partir do próximo fim-de-semana.

Uma Primavera para mais tarde recordar !:D