Oceanos absorvem menos CO2

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Oceanos estão absorvendo menos CO2, diz estudo

LONDES - Os oceanos podem estar perdendo capacidade de absorver dióxido de carbono, alerta uma pesquisa da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.

Durante dez anos, os cientistas avaliaram a absorção oceânica de CO2 - gás que causa o efeito estufa - através de equipamentos instalados em mais de 90 mil navios mercantes que cruzaram o Atlântico norte.

Os resultados mostraram que a absorção de carbono se reduziu pela metade entre os anos 1990 e 2005.

Para os cientistas, a redução na capacidade dos oceanos de absorver os gases que causam o efeito estufa pode piorar o aquecimento global.

As descobertas, publicadas na revista científica "Journal of Geophysical Research", foram consideradas surpreendentes pelos cientistas, que se disseram ainda preocupados com a hipótese de, no futuro, os oceanos ficarem saturados com emissões.

De todo o CO2 lançado na atmosfera, metade é absorvida pelos oceanos e vai parar em reservatórios naturais de carbono, como os oceanos e as florestas.

O repórter de Meio Ambiente da BBC Roger Harrabin, disse que os pesquisadores não sabem se o fenômeno se deve à mudança no clima ou a variações naturais.

"Como esta medição nunca foi feita antes, não sabemos em que medida o oceano mudou no passado. De maneira geral, imaginamos que o oceano absorve dióxido de carbono à mesma taxa todo o tempo", disse à BBC um dos autores do estudo, o professor Andrew Watson.

"O que se demonstrou é que isso não acontece. Duvidamos que essa mudança se deva inteiramente à ação do homem - achamos que se deve pelo menos em parte a uma oscilação natural, que pode ser revertida. Mas não sabemos em que medida."
(c) Globo
 


Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Oceanos estão absorvendo menos CO2, diz estudo


(c) Globo

Não percebo mto bem o porquê deste acontecimento. Sei que com o aumento das concentrações de CO2 na atmosfera, há um deslocamento do equílibrio de solubilidade, no sentido de maior captação do CO2 pela fase líquida (oceanos), até atingir um novo equilíbrio. Isto faz com que as concentrações de CO2 dissolvido na água do mar se elevem e em concentrações mto elevadas, podem ter repercussões na vida marinha, parece que se altera o equilíbrio do carbonato de calcio, afectando corais e animais com concha.