Oliveiras secam em Trás-os-Montes por causas ainda desconhecidas



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Depois das fortes geadas de Novembro de 2007 lembro-me de ver milhares de oliveiras queimadas, principalmente, nas áreas mais baixas como na Vilariça ou junto à foz do Sabor. Não sei se serão as mesmas que agora estão a morrer.
Neste Inverno, nas mesmas áreas, voltaram a ocorrer alguns dias com baixos valores de temperatura que terão afectado, pelo menos, os eucaliptos que aí existem.



Talvez as baixas temperaturas tenham fragilizado as oliveiras facilitando o apareciemento de alguma doença :unsure:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá! :)

As baixas temperaturas poderão eventualmente contribuir para a fragilidade da espécie, contudo no que diz respeito à região de Trás-os-Montes, esta espécie é já cultivada há já muitas gerações e acredito que as mesmas estejam cientes dos rigores do clima transmontano sem que este possível factor seja decisivo face à manutenção do olival na região!

“Todos conhecemos árvores centenárias, com pés muito grossos, muita madeira, que continuam em produção. São árvores muito persistentes à passagem dos anos, resistem aos mais variados fenómenos da Natureza. Normalmente depois de um incêndio aparece nova rebentação e depois de dois ou três anos volta a produzir, embora com o tronco todo queimado por dentro. Ao logo dos anos os pés dividem-se no sentido vertical, ficando como que cordas, dando origem a 4 ou 5 árvores independentes. Pode-se dizer que a Oliveira é eterna.”

http://soareslopes.tripod.com/a_cultura_da_oliveira.htm

Face a esta realidade e tal como o Veterano mencionou, também não acredito que faça algum sentido que o efeito das geadas mesmo que em processo cumulativo, possa causar tais danos a esta espécie com tão grande poder de adaptação!
 

tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
As geadas de Novembro de 2007 foram excepcionais devido à conjugação de dois factores: baixas temperatura e nível de humidade nas plantas muito baixo. Nesse ano choveu muito pouco, o que provocou que as plantas tivessem toda a água concentrada nas folhas e ramos. Devido às baixas temperaturas, a água congelou e rebentou com as células das plantas. Após essa geada fui ao vale do Sabor e do Tua e viam-se muitas árvores queimadas. Há umas que rebentam e outras não, outras devem ficar fragilizadas, mas penso que a causa principal será mesmo essa "geada negra".
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esse Novembro de 2007 teve valores bastante excepcionais com alguns registos históricos a ser batidos

No dia 18 foi ultrapassado o menor valor da temperatura mínima observado neste mês em
Portugal Continental: -10.9 °C é agora o extremo absoluto da temperatura mínima, para Novembro,
e foi registado em Mirandela;

No dia 18 em Bragança o valor da temperatura mínima observado, -8.5 °C ultrapassou o anterior
menor valor (-5.5°C, em 1941, dia 8)
http://www.meteo.pt/resources.www/d...ZrrTMg/cli_20071101_20071130_pcl_mm_co_pt.pdf


E isto em estações oficiais, pois se bem se recordam, houve aqui no fórum quem registasse valores ainda mais baixos. Por exemplo repesquei esta mensagem do Fil no seguimento da altura:

Fui dar uma volta com o carro por volta das 08h e o mais baixo que registei foi -10,5ºC em Bragança (IPB) e -12,5ºC (carro) / -13,2ºC (termómetro de máx/mín.) em Gimonde. Ainda fui a Varge mas já passavam das 09he estavam "apenas" -9,0ºC, acredito que lá a temperatura ainda tenha sido inferior à de Gimonde a julgar pelo aspecto do rio.



Quanto a ser esta a causa, por fragilizar as árvores tornando-as vulneráveis, não faço ideia mas talvez seja uma boa hipótese.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Grandes perdas nos olivais por causa das intensas geadas é algo que já ocorreu no passado, por exemplo, em algumas regiões de Espanha.

Em 1956 e mais recentemente no Inverno de 2005 algumas áreas sofreram danos de mais de 90%.

Normalmente, são as árvores mais jovens e pequenas as que mais são afectadas.

el frio e sus efectos
 
M

Membro excluído 274

Notícia lamentável!:unsure:

Na minha zona a oliveira é muito rara, mas esta notícia faz me recordar factos de há poucos anos atrás em que os carvalhos abundantes na minha zona pareciam estar todos a secar, contudo recuperaram... Espero que o mesmo se passe nestas regiões transmontanas!:(

Na net tentei encontrar alguma informação!

A oliveira resiste à geada?

"...Em Israel temos muitas oliveiras no norte também,
durante o inverno na galiléia, as temperaturas podem chegar a -2 graus no vale e -4 perto de Zefat, ainda não vi uma oliveira danificada por geada e vivo aqui desde 1969"

Noticia JN:

ngc4zp.jpg


Penso que se pode concluir que a Oliveira é uma árvore resistente, a ponto de suportar temperaturas negativas, mas com menos que -5ºC aproximadamente, podem produzir graves danos à planta, que afectam a sua produção durante anos!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois é, as oliveiras tanto passam por muito resistentes como não.
Uma coisa é ter uma oliveira a produzir de forma aceitável economicamente e a outra é tê-la para fins ornamentais ou de consumo próprio em zonas menos favoráveis.
Eu já tinha falado nisso antes aqui no forum, mas fui contrariado nesse aspecto por um membro ...:lmao:
Penso que antes de avançar com conclusões talvez fosse boa ideia averiguar o porquê de tal acontecimento. Nada como um bom trabalho de campo para averiguar...;)