Onda de calor de Junho de 1981

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sorry, in English, but I once encountered a list of the values measured at Amareleja from 27 juli-17 august (or so) 2003. Does anyone have that list available.

Não tenho uma lista de temperaturas, o que tenho é um resumo que o André por acaso me arranjou ontem.
Em 2003 a Amareleja teve:

* 29 dias consecutivos com temp max >= 30ºC (de 17 Julho a 14 Agosto)
* 24 dias consecutivos com temp max >= 35ºC (de 22 Julho a 14 Agosto)
* 17 dias consecutivos com temp max >= 40ºC (de 29 Julho a 14 Agosto)



Seems to me that even the current warm period in SE Portugal is almost on par with the one in jun 1981.

Daqui a uns dias tentaremos fazer um balanço, sempre difícil pois os dados disponíveis são limitados.


I find it really too bad that the IM has so little data available. Why do they not produce a daily list, with minimum, maximum and average temp, precipitation and sunshine? And then put it in an archive so you can look it up anytimeyou like. The KNMI has a list of all stations, going back to 1901 so you can get it from every day for every Dutch station ever since....
May be it is money and the KNMI gets more than the IM. So it is easy to judge without knowing everything. But I find it a pity nevertheless.


É uma velha guerra. Significativa parte do orçamento do IM depende da venda de dados e serviços, portanto é um modelo que depende dos decisores políticos. O actual ministro da tutela diz há muito tempo que existe aposta e paixão pela ciência, mas quando se fomenta um modelo em que os dados são para serem vendidos, não há paixão nenhuma, apenas propaganda, as únicas paixões que existem em Portugal são as do betão.

Mas nos últimos 2/3 anos aos poucos tem mudado alguma coisa, é importante referir, pode ser que ainda melhorem mais. Em Espanha ainda é pior do que cá apesar do orçamento deles ser proporcionalmente maior. Mas há coisas que não se compreendem mesmo, no site do IM não há algo tão simples como os extremos do dia, apenas dados horários (que diga-se não existem nalguns países) e uns gráficos manhosos em que temos que estar com zoom no Photoshop a estimar a temperatura.
 


J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Não tenho uma lista de temperaturas, o que tenho é um resumo que o André por acaso me arranjou ontem.
Em 2003 a Amareleja teve:

* 29 dias consecutivos com temp max >= 30ºC (de 17 Julho a 14 Agosto)
* 24 dias consecutivos com temp max >= 35ºC (de 22 Julho a 14 Agosto)
* 17 dias consecutivos com temp max >= 40ºC (de 29 Julho a 14 Agosto)

Impressionante! Muito obrigado pelos dados! Acho que no meteored ha uma lista. E la onde eu vi isto...Penso eu.

Daqui a uns dias tentaremos fazer um balanço, sempre difícil pois os dados disponíveis são limitados.

Vamos a ver.

É uma velha guerra. Significativa parte do orçamento do IM depende da venda de dados e serviços, portanto é um modelo que depende dos decisores políticos. O actual ministro da tutela diz há muito tempo que existe aposta e paixão pela ciência, mas quando se fomenta um modelo em que os dados são para serem vendidos, não há paixão nenhuma, apenas propaganda, as únicas paixões que existem em Portugal são as do betão.

Mas nos últimos 2/3 anos aos poucos tem mudado alguma coisa, é importante referir, pode ser que ainda melhorem mais. Em Espanha ainda é pior do que cá apesar do orçamento deles ser proporcionalmente maior. Mas há coisas que não se compreendem mesmo, no site do IM não há algo tão simples como os extremos do dia, apenas dados horários (que diga-se não existem nalguns países) e uns gráficos manhosos em que temos que estar com zoom no Photoshop a estimar a temperatura.

Mas quem paga para esto instituto: o povo portugues (taxes??!). E se não, quem pagou antigamente as instrumentas etc?? O povo Portugues o eles propio????

In Holland, we had the same argument and yes they sell things, but all things were bought through taxpayers money. Now we should pay again for the data we already payed for?? So it changed. The data are free, there are companies that work professionaly and you can buy the services, also with the KNMI (forecasts of all kind). Of course this is not directed at you, but comparing to countries that do even worse is not good if you want to do things beter...

Espanha?? Well, it WAS nice. Yes, I could see an update every hour. Now it is three times a day. At least they show the extremes of every day.

I think there is more to it than just that, but I may be wrong. I think every people has its characteristics. In Northern Europe (well, north of Belgium, I can tell you that!) people are really well organised. Of course The Netherlands, Denmark, Sweden and Norway have a lot in common, share a common kind of DNA so to speak. If there is critique, from a coworker to a manager or to a CEO, from people (customers) towards a company...it has to be addressed and people are not expected to become defensive. They should deal with the critique in a productive way. And so the KNMI changed things.
I think in Portugal there is more of a topdown society. Managers are not very open to critique, CEO's not at all etc...And so instead of doing something with it, they may become defensive and it becomes a struggle for power rather than cooperation.
If this is better or not, I really dont know. I like it over here personally. But it is not all rosey here, there are other things we can learn form Portugal let me tell you that. Saying everything you like has the problem of become impolite, not thinking about other peoples feelings. People here are also really harsh on anoanother and say exactly what they think...I don't like that at all.
A bit off topic, but it came to mind when I read your answer also.

Best regards and thanks for you answers!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Em Junho de 1981 ocorreu em Portugal continental uma forte onda de calor.


1981.gif


A onda de calor de 2003 foi mais extrema e de maior duração, mas esta onda de 1981 foi de extensão espacial superior. Mas o que impressiona neste evento de 1981 é a altura em que foi, meados do mês de Junho, entre os dias 10 e 20 de Junho. Em 1991 outra grande onda de calor decorreu entre 10 e 18 de Julho e a de 2003 decorreu entre 29 Julho e 15 de Agosto.

O número de mortos nesta onda terá sido de 1900, e arderam cerca de 90 mil hectares em incêndios nesse ano.


Algumas temperaturas que consegui recolher:


Alcobaça: 40,8
Alvega: 42,5
Alverca: 43,5
Anadia: 41.0
Braga: 38,5
Bragança:36,4
Cabo Carvoeiro: 30
Cabo da Roca: 39,5
Caramulo: 34,8
Castelo Branco: 41,2
Coimbra: 41.6
Coruche: 43,5
Elvas: 42,5
Évora: 41,0
Fig. Castelo Rodrigo: 38.4
Fundão: 39,4
Lisboa Geofísico: 41,5
Lisboa Portela: 43,0
Lisboa Ajuda: 41,0
Mirandela: 40
Monção Valinha: 38,2
Monchique: 36,5
Monte Real: 42,3
Montijo: 39,5
Mora: 43,0
Paços de Ferreira: 38,2
Pinhão: 40,8
Portalegre: 39,4
Porto Serra do Pilar: 38.7
Santarém: 43,5
Setúbal: 41,9
Sintra Granja: 41,4
Tavira: 37,4
V.R.S. António: 37,5
Vila Real: 37,5
Viseu: 39.0
Tive que reabrir este tópico, apesar de ainda ser muito cedo,
mas os modelos poderão(?) estar a prever algo semelhante a partir de 12 de junho?!...
Estes valores apresentados (a negrito), são algo interessantes.
Pena que nessa altura ainda não existia a estação de Tomar - Valdonas (mas com +43,5ºC em Santarém e + 42,5ºC em Alvega, acredito piamente que Tomar terá chegado no mínimo aos +42ºC).
Mas lembro-me em pequeno, de uma onda de calor mesmo no início de os anos 80, por isso deve ter sido esta.
E apesar de não encontrar registos na "net" do sucedido, lembro-me de ver e ouvir na televisão, situações dramáticas, como a morte de milhares de frangos mortos em aviário por todo o país, [(Em Tomar havia vários aviários)-(note-se que estamos a falar de uma diferença tecnológica de mais de 30 anos)] e muitos incêndios.
Esperemos que não se repita.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Desenterrando este tópico:D

Alguém com idade suficiente se recorda se esse episódio de Junho de 1981, e em especial o pico a dia 14, terá sido também um episódio com instabilidade? Tal como o do passado 17 Junho 2017 ou 1 Agosto 2003?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Alguém com idade suficiente se recorda se esse episódio de Junho de 1981, e em especial o pico a dia 14, terá sido também um episódio com instabilidade? Tal como o do passado 17 Junho 2017 ou 1 Agosto 2003?

Recordo-me vagamente, tenho a ideia de muito calor e abafado aqui no Porto e também me vem à memória um aguaceiro com pingas grossas e mornas, assim como comentários de "chuva quente."

Já foi há tanto tempo que ( a parte do aguaceiro) posso estar a confundir com outro episódio mais "recente", seria interessante visualizar imagens de satélite da altura, para confirmar (ou não) a instabilidade.

archives-1981-6-14-0-0.png


archives-1981-6-14-0-1.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Interessante :)

De facto o ideal era encontrar imagens de satélite de tal data...

A questão prende-se com parecer que se calhar a maior parte dos dias mais extremos de calor em Portugal (pelo menos aqueles que atingem todo o país e não apenas o extremo interior) são mesmo associados a instabilidade e trovoada.
O que nem é muito surpreendente claro, visto ser a presença de cut-off que "mata" a Nortada e permite tais eventos até ao litoral. Episódios mais "secos", como o actual, mesmo com iso's tão ou mais elevadas, mais dificilmente são extremos sem ser no interior.

Era mais numa de reunir alguns casos e ter mais do que apenas "palpite".
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nesta tabela de Junho 1981, referente a Pedras Rubras-Porto, constam valores bastante altos de temperatura máxima, mas não mostra precipitação acumulável ( PP ) no dia mais quente ( 14/06/1981 em que se atingiram 38ºc ) :calor:

dados.jpg


https://www.tutiempo.net/clima/06-1981/ws-85450.html
 
  • Gosto
Reactions: Gilmet