Temperaturas máximas até 44 graus devem sentir-se esta segunda-feira em mais de metade do território espanhol. As autoridades decretam o alerta de calor em dez comunidades autónomas.
Em Espanha, as altas temperaturas que se registam desde o fim-de-semana devem alcançar os valores mais elevados hoje e terça-feira, ainda que os especialistas afirmem que não se devem bater recordes.
Um porta-voz do Instituto Nacional de Meteorologia (INM) disse à Agência Lusa que é previsível que as temperaturas voltem a baixar já na quarta-feira, considerando que os valores elevados esperados hoje "são típicos" e ocorrem, ciclicamente, cada quatro ou cinco anos.
"Esta não é uma onda de calor como a que se verificou em 2003", explica, referindo que várias zonas de Espanha devem atingir os 43 ou 44 graus, durante o dia, permanecendo com temperaturas elevadas durante a noite.
A direcção-geral de Protecção Civil e Emergência emitiu este fim-de-semana um alerta de calor para 10 comunidades autónomas e para a cidade de Melilla, com temperaturas máximas previstas de 44 em Sevilha e Córdoba.
As comunidades com alertas devido às temperaturas são: Andaluzia, Aragão, Astúrias, Cantábrica, Castela La-Mancha, Castela e Leão, Extremadura, Galiza, Madrid, País Basco e a cidade de Melilla.