Onda de calor - recordando o Verão de 2003

rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Eu tb me lembro bem dessa onda de calor em 2003. Aqui em Abrantes penso que foi a um sábado, o dia acordou com uma cor esquisita no céu e com trovoada seca. depois foi o caos. Incêndios atrás de incêndios. Eu lembro-me que na minha zona, Bemposta, os incêndios arderam 3 ou 4 dias sem aparecer um único bombeiro pq não havia. De noite punha-me à janela a ver os clarões dos incêndios. Foi horrivel. Esta zona estava toda em chamas. No concelho de Abrantes eu lembro-me de ouvir na rádio local, só em 2 das 19 freguesias do concelho não havia fogos. Foi mesmo mau.:(
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
2768537043_36d11a337e_o.jpg


2769410214_95cb069b35_o.jpg


2768536903_431cd0c47c_o.jpg


2768561831_04cc68d70a_o.jpg


2769385072_f29710a686_o.jpg


2768561745_a6de7798b3_o.jpg


2768536965_bce4ea1c46_o.jpg


2769410136_d735cfca20_o.jpg

CopyRight@WeatherOnline
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)


Daniel Daniel, acho que ainda não apagas-te o fogo que anda nessa cabeça :lmao::lmao:

A minha experiência de 2003 não a consigo relatar aqui pois fiquei inconsciente, é que afoguei-me no meu suor :eek: :lmao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
na lagoa de santo andré , no dia 1 de agosto, o calor era insuportavel com minimas de 25 e maximas de 37Cº á noite caiu um granda temporal com trovoada e imensos relampagos e eu estava na praia eram 2 da manha.......a chuva era quente:eek:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Lembro-me de no dia 1 ou 2 de Agosto, ter feito uma viagem de carro até à zona de Castelo Branco, com o termómetro a marcar 43ºC em alguns pontos e quase sempre acima dos 40ºC...
Sempre com o A/C no máximo, quando saía do carro, até ficava atordoado com o bafo quente...
Ao fim do dia, com o calor reflectido pela estrada, com o carro estacionado, ele marcava 60(!)ºC...
Meu rico frio...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Foi uma série de dias de calor, no verdadeiro sentido da palavra.
Àquilo sim, pude chamar calor, nada a ver com os vulgares 35 a 40 ºC que ocorrem todos os anos.

A estação meteorológica de Gago Coutinho, do IM, registou 42,0 ºC de máxima no dia 1 de Agosto. :w00t:
Antecederam-se e seguiram-se a este uma série de dias com temperaturas máximas acima dos 35 ºC e o mês acabou com uma anomalia fenomenal. :D
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
na lagoa de santo andré , no dia 1 de agosto, o calor era insuportavel com minimas de 25 e maximas de 37Cº á noite caiu um granda temporal com trovoada e imensos relampagos e eu estava na praia eram 2 da manha.......a chuva era quente :eek:

Deve de ter sido LINDO!!! :surprise: :w00t:

Quem me dera passar por uma situação dessas... É que o calor nem me importava, desde que eu visse a trovoada toda... :D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Deve de ter sido LINDO!!! :surprise: :w00t:

Quem me dera passar por uma situação dessas... É que o calor nem me importava, desde que eu visse a trovoada toda... :D

lool lá na lagoa aquando de situações de levante ( gotas frias na zona entre gibraltar e a madeira que provocam ventos de E ou SE) há sempre algum fohen devido á serra de grandola ( 330mts) e a esse fohen junta-se muitas vezes vento forte ( e mto quente) e trovoada, só para teres uma ideia, é perfeitamente normal teres algumas vezes por ano temperaturas de trinta e muitos ou quarenta graus mesmo em locais como sines e a lagoa é ainda mais quente que sines.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Deve de ter sido LINDO!!! :surprise: :w00t:

Quem me dera passar por uma situação dessas... É que o calor nem me importava, desde que eu visse a trovoada toda... :D

Eu lembro-me:D estava eu em beja quando se abateu uma forte TROVOADA, mas foi mesmo sério:shocking: era com cada relampâgo e trovão que metia medo:shocking:, a luz ia abaixo, voltava, ia abaixo, voltava:shocking:, foi assim a noite toda e com chuva claro:D, foi um regalo inesquesível aos olhos e ouvidos:w00t:, e por cá lembrou-me de ter temperaturas por volta dos 41ºC/42ºC, ainda quando estava na Amadora:D e isto tudo com 9 aninhos comecei com este gosto muito cedo...:p
 

Fabio_R_21

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
68
Local
Marinha Grande/ Lisboa
Bem esse Verão não o esqueço tão cedo. Desde o dia 1 ao dia 7 de Agosto que andei a ser evacuado de sitio para sitio porque causa dos fogos. Ao fim desses 7 dias fartei-me e decidi voltar para casa. Demorei a chegar, maior parte das estradas estavam todas cortadas, e quando cheguei a casa, a Mata Nacional de Leiria estava a arder...

Para não mencionar o calor que fazia.. só se estava bem dentro de água fria
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Nesse verão foi algo incrível.
Fui acampar com um amigo no dia 31 Julho (na suposta noite mais quente do século), num dia em que as máximas tinha atingido quase 47ºC nessas zonas do Alto Alentejo e partes mais interiores do Ribatejo. Estavámos lá mesmo. Tomavámos um banho e com o calor de forno ficávamos secos em menos de 1min! À noite estavam 40ºC segundo os termómetros, NUNCA acreditei ser possível, porque o fumo e a nebulosidade da tal depressão aguentaram as temperaturas na casa dos 40!
O pior viria. Um incêndio teve que nos mover porque o fumo era demais e os bombeiros estavam a aceder ao local. Desmontámos as tendas e entre as 1h e 4h fomos para o entroncamento para apanhar um comboio com um boleia local. "Nevava" cinzas, era incrível, e a certa altura começaram relampagos de cores violeta como nunca tinha visto. Haviam rajadas de vento incrivelmente quente e depois começara a chover (mas água quente). Chegámos a Lisboa após uma noite "infernal" e estav fresquinho à beira-rio. Os termómetros marcavam 33ºC, lembro-me bem.
Os dias seguintes era sempre acima dos 40ºC e com aquele vento quente tipon Cairo. Até o Porto quase chegou aos 40.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Foi onde eu registei a minha máxima absoluta de 42,7ºC. Bati por uns breve 0,4ºC a temperatura registada na estação do Bonfim, no dia 7 de Agosto. Lembro-me perfeitamente andar de carro nessa tarde no centro do Porto porque tinha de tratar duns papéis para a universidade, e mesmo em andamento a temperatura registada no carro nunca baixava dos 43ºC. Curiosamente tinha registado já esse ano temperatura superior a 40ºC em Junho, e voltei a registá-as em 2005 (Agosto), 2006 (Agosto) e 2007 (Setembro).
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Curiosamente nesse ano não se bateram os recordes de temperatura máxima no litoral algarvio.

Contudo, recordo-me do Correio da Manhã noticiar valores de temperatura da água do mar de 28 ºC no sotavento algarvio.