Onde cai e onde caía neve em Portugal

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bom, como é do conhecimento de todos, nos ultimos dois anos caiu neve em sítios pouco habituais essencialmente no dia 29 de Janeiro de 2006 pelas 15h05 no decorrer dos acontecimento parece que o cenário quer voltar a repetir-se...:D:D

Agora a minha pergunta é afinal onde é, e onde era normal nevar em Portugal ??

É que eu não sei, afinal sai das fraldas á bocado, por isso gostava de saber...certamente seria essencialmente Trás-dos-Montes e Beiras :w00t: fica a questão.

BonecoNeve.gif
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Primeiro temos de definir o que é normal. Mais ou menos um dia de neve no solo por ano já será considerado normal?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Para se definir seria melhor olhar para o passado.

Normal-Frequente: Desde logo todas as Serras do interior norte e centro e demais regiões acima dos 800 metros na mesma sub-região...

Difícil-Raro: Litoral Norte, Serra de São Mamede e Alto da Fóia (Serra de Monchique)...

Improvável-Execpcional: Restante território...



O meu critério...

Normal-Frequente: Queda de neve em quase todos os anos anteriores.

Difícil-Raro: Queda de neve em 2/3 dos últimos 25 anos.

Improvável-Excepcional: Queda de neve 1 vez nos últimos 50 anos.
 

mafr

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
14
Local
porto
Eu retirava a serra se São Mamede dos locais impováveis, porque julgo que lá cai com alguma frequência.

Montalegre é a terra, sede de concelho e com ocupação populacional significativa, onde mais neva e com maior acumulação.
 

madzoid

Cirrus
Registo
26 Fev 2006
Mensagens
13
Local
Campelos (97m), Torres Vedras (Oeste)
A serra de S. Mamede surge como uma ilha climática com fortes influências Atlãnticas, nomeadamente nas vertentes expostas a Norte, registando-se a ocorrência de queda de neve dois a três dias por ano.

http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT/Areas+Protegidas/ParquesNaturais/SerraSMamede/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o+fisica.htm?res=1280x1024

Aqui na minha zona tenho a Serra de Montejunto 666 metros (numero da besta) :P, é raro cair neve, mas a serra ja se chamou serra da neve, por isso ha uns bons anos era normal.
Acredito mesmo que todos os anos devem cair uns flocos sem acumular na parte mais alta da serra, mas que não servem para registo, ja tive relatos disso.
Em Janeiro 2006 caiu bastante neve, que passado uma semana ainda havia la restos, em 2007 tb caiu mas so durou 1 dia.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
A serra de S. Mamede surge como uma ilha climática com fortes influências Atlãnticas, nomeadamente nas vertentes expostas a Norte, registando-se a ocorrência de queda de neve dois a três dias por ano.

http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT/Areas+Protegidas/ParquesNaturais/SerraSMamede/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o+fisica.htm?res=1280x1024

Aqui na minha zona tenho a Serra de Montejunto 666 metros (numero da besta) :P, é raro cair neve, mas a serra ja se chamou serra da neve, por isso ha uns bons anos era normal.
Acredito mesmo que todos os anos devem cair uns flocos sem acumular na parte mais alta da serra, mas que não servem para registo, ja tive relatos disso.
Em Janeiro 2006 caiu bastante neve, que passado uma semana ainda havia la restos, em 2007 tb caiu mas so durou 1 dia.

Olá Madzoid,

Eu também moro para os lados de Montejunto (somos quase vizinhos) e partilho o teu post.

Efectivamente acontece esse fenómeno não só em Montejunto como noutras cotas mais elevadas da zona.
Como bem dizes a neve em 2006 sobretudo em Montejunto manteve-se algum tempo, o ano passado 2007 durou efectivamente 1 dia, ainda assim caiu apreciavelmente.

É uma zona geograficamente interessante,com elevações "giras" (para o contexto), basta verificar a quantidade de moinhos (eólicos) existentes na zona ;)