Orquídeas Silvestres e outras flores raras da flora Portuguesa

Pois e aqui onde moro é a própria junta que coloca os herbicidas, alias (não sei se eram invasivas), mas há uns anos haviam muitas daquelas plantas em que as flores se as aperta-se davam estalos e agora não encontro absolutamente nenhuma, e nasciam nas bermas.

Sim já sei qual é essa flor que falas, é muito frequente observá-la na primavera, antigamente viam-se as bermas das estradas completamente floridas durantes uns 3 meses, com papoilas, malmequeres, cardo, entre outras, infelizmente hoje em dia é muito raro.
Essas plantas todas aliás são um óptimos refúgio e alimento para insectos polinizadores, aliás eu só uso roçadora, mas só no fim das florações, e até por vezes já com as ervas secas.

...mas há uns anos haviam muitas daquelas plantas em que as flores se as aperta-se davam estalos e agora não encontro absolutamente nenhuma, e nasciam nas bermas.
Seriam as dedaleiras?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Digitalis_purpurea
250px-Digitalis_Purpurea.jpg

WOW! Uma dactylorhiza maculata! É rara! :viva:
Olá Dan! Esta dactylorhiza maculata que fotografaste era filha única ou estava inserida numa colónia maior? Ela é bastante rara e lindíssima. Aí na zona de Bragança existem várias orquídeas muito raras quer nas serras quer na zona da albufeira do Azibo.
Algumas que existem aí:

Dactylorhiza insularis
Dactylorhiza-insularis-02.jpg

Limodorum abortivum
P1010190.JPG

Dactylorhiza maculata
0001258_dactylorhiza-maculata_550.jpeg

Olá Dan! Esta dactylorhiza maculata que fotografaste era filha única ou estava inserida numa colónia maior? Ela é bastante rara e lindíssima. Aí na zona de Bragança existem várias orquídeas muito raras quer nas serras quer na zona da albufeira do Azibo.

Não seria filha única, mas esta estava isolada.